Perguntas do paciente (26)
-
Desânimo na vida, falta completa de autoestima e evitamento de várias situações sociais podem ser re
RESPOSTA DO MÉDICO:
Bom dia. Pelos sintomas descritos não é possível realizar um diagnóstico fidedigno. Sugiro que procure uma primeira consulta de Psicologia para que possa avaliar o que poderá estar a causar essa… Mais
-
Bom dia , sempre fui muito ansiosa , mas conseguia controlar a situação , ultimamente e principalmen
RESPOSTA DO MÉDICO:
Bom dia.
Sempre que uma situação tem um impacto significativo na nossa vida, o apoio psicológico é sem dúvida uma mais valia. Pela descrição geral que faz, pode existir uma base ansiosa que… Mais
-
Desde um bom tempo não tenho conseguido dormir num horário fixo. O que ocorre é que gradativamente o
RESPOSTA DO MÉDICO:
Bom dia.
Existem algumas estratégias que pode tentar por em prática para tentar regular o seu sono. No entanto, caso verifique que mesmo com estas estratégias não consegue regular o seu sono… Mais
-
A dor no meio do tórax pode ser um sintoma de Covid-19? Eu sofro de ansiedade e ataques de pânico p
RESPOSTA DO MÉDICO:
Bom dia.
Pelos referidos sintomas talvez o primeiro passo seja excluir a hipótese de ser COVID. Não obstante o resultado, uma vez que sofre de ansiedade procure ajuda de um psicólogo para… Mais
-
quando estou na rua sempre tenho a sensação que todos estão me olhando e eu começo a ficar com falta
RESPOSTA DO MÉDICO:
Bom dia. Pela breve descrição parece de facto tratar-se de ansiedade. Contudo, apenas uma avaliação rigorosa consegue dar-lhe um diagnóstico fidedigno. Sugiro que procure um psicólogo para não… Mais
-
Bom dia, eu sofro de ansiedade é possível os sintomas piorarem na menstruação? De noite fico com pes
RESPOSTA DO MÉDICO:
Boa tarde. Uma vez que no período menstrual a tensão é aumentada, pode existir também um aumento dos sintomas de ansiedade ou alterações da mesma. No entanto, e sendo a sintomatologia da ansiedade… Mais
-
O victan tem uma media vida longa certo? Estou a tentar deixar de tomar, já consigo tomar só 3 mg e
RESPOSTA DO MÉDICO:
Boa tarde.
Qualquer medicamento deve ser retirado de forma gradual e com acompanhamento de um técnico. Em relação aos espasmos, esta tanto pode ser originada pela toma inconstante da medicação… Mais
-
Ola , eu sofro de ansiedade tomei sertralina , victan depois fui parando e consegui andar bem porque
RESPOSTA DO MÉDICO:
Bom dia.
Os estados de ansiedade têm grandes melhorias com a terapia cognitiva-comportamental e EMDR. Não quer dizer isto que nunca mais tenha ansiedade, mas será munida de ferramentas para… Mais
-
Gostaria de ajuda no sentido de amenizar os sintomas físicos da ansiedade e ataques de pânico. Sempr
RESPOSTA DO MÉDICO:
Boa tarde.
Em relação à medicação sugiro que fale com o seu terapeuta, a auto-medicação é sempre desaconselhada e por vezes perigosa.
Em relação aos sintomas físicos, conhece a terapia… Mais
-
RESPOSTA DO MÉDICO:
Bom dia. O facto de estar agora a reconhecer que pode precisar de ajuda é sinal que está preparada para a fase seguinte, só não sabe ou conhece as ferramentas certas para o fazer. Procure apoio… Mais
-
RESPOSTA DO MÉDICO:
Bom dia.
Pela gravidade descrita, a parceria psiquiatra/psicólogo é o mais indicado. Nestes casos a evolução apesar de lenta é duradoura.
Estou ao dispor para qualquer dúvida.
-
RESPOSTA DO MÉDICO:
Bom dia.
Pelo relatado, o mais adequado será procurar um psicólogo para terapia cognitiva-comportamental ou EMDR, pois são nestas duas vertentes onde se tem verificado melhores resultados… Mais
-
Sair de casa aos 12 por imposição dos pais (trabalhar) e ver família só fins semana quebra laços, tu
RESPOSTA DO MÉDICO:
Bom dia.
Por vezes os comportamentos e acções de terceiros, principalmente dos que nos são mais próximos, podem causar em nós sentimentos que nos causam sofrimento. São esses mesmos sentimentos… Mais
-
RESPOSTA DO MÉDICO:
Bom dia.
Todas as relações são diferentes e mesmo dentro de uma mesma relação, existem fases diferentes e desafiantes. Se esta fase está a provocar-lhe sofrimento e ansiedade, então o acompanhamento… Mais
-
RESPOSTA DO MÉDICO:
Bom dia.
Pela descrição, o ideal seria uma avaliação inicial para depois se deliniar qual a melhor terapia a seguir. Importa apenas referir que tem de existir vontade por parte da própria… Mais
-
RESPOSTA DO MÉDICO:
Bom dia.
Sendo uma questão que diz respeito ao casal, poderão iniciar o acompanhamento em terapia de casal e, caso se justifique, também o acompanhamento individual para que se possam explorar… Mais
-
RESPOSTA DO MÉDICO:
Bom dia.
A terapia de casal poderá ser uma boa opção desde que ambos estejam dispostos a tal. Serão com certeza munidos de muitas novas ferramentas de comunicação que farão a vossa relação…
-
Tenho 19 anos, estudo e trabalho, e sofro de ansiedade desde muito nova. Vejo que tem-se interferido
RESPOSTA DO MÉDICO:
Bom dia!
Se a sua ansiedade já interfere de forma significativa na sua vida então sim é hora de procurar apoio psicológico. A grande armadilha que a ansiedade nos traz é que gradualmente… Mais
-
Boa noite, suspeito que o meu filho seja dislexico e esta nova professora também tem a mesma opinião
RESPOSTA DO MÉDICO:
Boa tarde. Numa primeira fase é necessária a realização de uma avaliação psicológica para que possa ser feito o diagnóstico clínico. Caso seja dislexia, os melhores resultados estão na articulação… Mais
-
Boa tarde, tenho um problema que condiciona toda a minha vida e não sei como o ultrapassar. Tenho mu
RESPOSTA DO MÉDICO:
Bom dia!
Pelo seu relato, seria uma óptima candidata a psicoterapia. Ganharia ferramentas e estratégias para aumentar a sua auto-estima e melhorar ou construir as suas habilidades comunicacionais.… Mais
Autor
Perguntas frequentes
-
Boa noite, gostaria de saber se o antibiótico Nitrofurantoína, 100 mg, Blister corta o efeito da píl
Cara Senhora
A Nitrofurantoína 100 mg, um antibiótico frequentemente…