Terapia de casal

9 respostas
Boa tarde. Estou numa relação com uma pessoa à 8 anos. A nossa relação passou por diferentes fases e fomos sempre superando porque gostamos um do outro. No entanto, ele não me procura. Quando falamos sobre isso ele diz que quer estar comigo e que gosta de mim, mas que não consegue perceber ou explicar-me o porque de não me procurar. Há alguma coisa que possa fazer? É normal um homem perder o interesse nesse campo? Terapia de casal ou individual? obrigada
Boa tarde,
Para lhe poder dar uma resposta fundamentada precisarei de mais dados, no entanto, poderei lhe dizer que é normal a vida sexual de um casal passar por várias fases em que há maior ou menor desejo, independentemente do afecto que vos une.
Quanto ao seu companheiro será importante fazer um despiste de causas médicas que poderão estar a causar o problema.
Quanto a vós como casal, penso que seria importante ser feita uma avaliação da situação e eventualmente um acompanhamento terapêutico.
Encontro-me à vossa disposição.
Cumprimentos
Paula Águas
Convidamo-lo para uma consulta: Terapia de casal - 60 €
Pode agendar uma visita através do site Doctoralia, clicando no botão "Marcar uma visita".
Boa tarde. Se têm à vontade de falarem sobre o assunto é muito importante esse indicador. Contudo, o namorado poderá realmente não ter a resposta que procuram, de forma consciente. A ajuda de um profissional poderá ser um recurso para desbloquear a situação e ajudar-vos a viver o vosso relacionamento com maior plenitude. Parece-me que ambas - a terapia de casal e a terapia individual poderão ser complementares nesta ajuda no bem estar de ambos e da relação.
Bem haja.
Boa tarde,
Uma psicoterapia poderá ajudá-la a compreender-se e à forma como vive esta fase.
Se o seu companheiro, estiver de acordo, uma terapia de casal também poderá ser indicada.

Cumprimentos,
Jorge Fonte
Bom dia!
Todas as relações oscilam ao longo do tempo, em termos de satisfação, de rotinas mais ou menos prazerosas, etc. Também é frequente algumas dimensões da relação, em determinados períodos, ficarem mais prejudicadas em termos de investimento/dedicação (por homens e mulheres). O que fazer? Acima de tudo, bem comunicarem. É importante construirem a relação diariamente e uma boa comunicação é essencial. Dado não conseguirem encontrar as razões, aconselho a iniciarem uma terapia de casal.

Ao dispor.
Com os melhores cumprimentos.
Boa tarde, seria importante conhecer mais do contexto enquanto casal e procurar psicoterapia sexual. Cumpts.
Bom dia. Concordo com os colegas e, acentuo que a ajuda psicoterapêutica individual e a terapia de casal poderão ser de grande ajuda para ambos. Cumprimentos
Bom dia.
Sendo uma questão que diz respeito ao casal, poderão iniciar o acompanhamento em terapia de casal e, caso se justifique, também o acompanhamento individual para que se possam explorar todas as questões que estão a ter impacto na relação.
Boa tarde,
Concordo com o que os colegas já disseram.
Seriam necessários mais dados para avaliar corretamente o que se pode estar a passar. Mesmo assim, queria só acrescentar algo, a propósito da sua questão: "É normal um homem perder o interesse nesse campo?" Na nossa cultura, tendemos a manter um duplo padrão acerca da sexualidade masculina e feminina. Estas podem fazer com que determinadas crenças (e.g. "um homem está sempre pronto para o sexo") influenciem as dinâmicas do casal, mas as mesmas não correspondem à realidade. Fatores de saúde, ou o próprio stress e rotinas afetam o desejo sexual de ambos os sexos. O acompanhamento em casal e, caso se justifique, individual, pode ajudar a tomar consciência destas causas bem como ajudar a desmistificar algumas questões sobre o sexo que todos nós temos. Ao dispor. Raquel Pereira
Bom dia. Concordo que primeiro o companheiro deva procurar um médico para rejeitar problema físico, caso a questão se baseie na falta de desejo deverá procurar um sexólogo(a). Penso que só depois de explorar o individual deverá passar ao casal. Cumpts. Ao dispôr