Boa noite, suspeito que o meu filho seja dislexico e esta nova professora também tem a mesma opinião, como posso ajudá lo tendo em conta que está no 4ano.
Dr. Jorge Fonte
Dr. Jorge Fonte
Psicólogo
Lisboa
Boa tarde,
Sugiro que procure uma avaliação de um psicólogo, para um diagnóstico válido.
De seguida, e em articulação com a escola, delinear a melhor estratégia.

Cumprimentos,
Jorge Fonte

Dra. Sofia Palma
Dra. Sofia Palma
Terapeuta da fala
Seixal
Boa tarde! Para além de uma avaliação psicológica que é uma mais valia no diagnóstico de dislexia, uma avaliação em Terapia da Fala será igualmente importante: para compreender quais as reais dificuldades do seu filho ao nível linguístico (oral e/ou de leitura e escrita) e para um diagnóstico diferencial o mais correto possível, em articulação com o profissional da área de Psicologia.

Dra. Manuela Cameirão
Dra. Manuela Cameirão
Psicólogo
Porto
Boa tarde,
é muito importante que o menino seja avaliado por um psicólogo especialista na área, para que se estabeleça um diagnóstico correto e um plano de intervenção ajustado às dificuldades da criança, sempre em articulação com a escola. Em termos de prognóstico, é importante que a criança seja avaliada ainda durante o 1º ciclo.
Cumprimentos
Manuela Cameirão

 Ana Maria Caires Santos
Ana Maria Caires Santos
Psicólogo
Funchal
Perante a suspeita de dislexia na criança, a avaliação psicológica é de facto fundamental. Importa de facto comprovar a presença ou não de dislexia, compreender como esta se manifesta, se estão associadas outras dificuldades, e identificar os mecanismos que podem estar subjacentes à esta perturbação de aprendizagem.
O diagnóstico permite que a criança beneficie de diversos apoios especializados no contexto escolar e de uma intervenção psicopedagógica centrada nas suas necessidades individuais, os quais são determinantes para uma boa adaptação e sucesso escolares.
Hoje em dia, um diagnóstico de dislexia não tem de ser algo definitivo e/ou irreversível, e não impede a criança de seguir o seu percurso escolar. Existem métodos de intervenção eficazes, desde que sejam consistentes e adequados.
Mas, há que ter em atenção que a criança com dislexia pode apresentar alguns sinais comportamentais e emocionais (tais como fadiga frequente, desinteresse escolar, evitamento das actividades escolares e frustração, défice de atenção, e alterações do comportamento) para compensar a sua dificuldade, e este aspecto deve ser entendido e trabalhado.

Levando a um psicólogo , para fazer avaliação psicológica

 Joana Carvalho
Joana Carvalho
Terapeuta da fala
Coimbra
Sugiro que seja feita uma avaliação completa e partilhada por um terapeuta da fala e um psicólogo. Por norma o diagnóstico é feito após a avaliação de ambos. O psicólogo avaliará uma componente e o terapeuta da fala outra para, em conjunto, perceberem o que está a acontecer com a criança..concretamente na terapia da fala, a avaliação pode e deve ser pormenorizada, avaliando varias vertentes, para que se conheça bem o quadro da criança, quais as principais difículdades e como deve ser feita a intervenção. A partir daí sugerem-se as melhores estratégias para que a criança vá lidando com estas questões. Estou ao dispor para qualquer outro esclarecimento.

Dra. Joana Claro
Dra. Joana Claro
Psicólogo
Amora
Boa tarde. Numa primeira fase é necessária a realização de uma avaliação psicológica para que possa ser feito o diagnóstico clínico. Caso seja dislexia, os melhores resultados estão na articulação entre psicologia / terapia da fala / escola.
Quero apenas salientar ainda que quanto antes a criança for acompanhada melhor, pois com a mudança de ciclo, as dificuldades serão mais evidentes. Pela minha experiência, as crianças são-me reencaminhadas habitualmente no 2 ano e o acompanhamento é eficaz e com uma evolução bastante positiva.
Qualquer outra questão estou ao dispor.

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