Doença de Hording

10 respostas
Eu quero ajudar uma amiga a atender consultas de Psicologia, para se curar de a doenca de hoarding. Ela enche a casa de tudo e nunca mais tira nada de casa. O problema dela e muito serio porque quase nao tem espaco para se movimentar. la precisa de Psicologo ou Psiquiatria? Obrigada.
Olá!
É difícil dar uma resposta categórica apenas com as informações que forneceste. Entretanto, o fato da vossa amiga já não conseguir se movimentar livremente na casa sugere um indicador significativo de gravidade.
Sendo assim, sugiro que procure tanto um psiquiatra quanto um psicólogo.
O psiquiatra realizará o tratamento medicamentoso necessária para diminuir o sintoma (acumular objetos), ao passo que o psicólogo atuará na raiz do problema, investigando e intervindo nos aspectos emocionais envolvidos no problema.
Ao dispor.
Olá bom dia. Em caso de diagnóstico efectivo da Síndrome de Diógenes ou Acumulação compulsiva, a sua amiga precisaria do apoio de ambas as áreas. A psiquiatria, para a regulação neuro-química e a psicologia para a identificação das questões psico-emocionais por detrás do problema e desenvolvimento de estratégias adaptativas para lidar com a condição.
É de ressaltar que esta condição é de cariz progressivo e trás à pessoa que a vive, sentimentos de ansiedade, medo, frustração e sensações de isolamento e incompreensão. Desta forma, seria importante algum apoio psicológico desde já, de forma a amenizar alguma sintomatologia.
Espero ter ajudado. Disponha.
É urgente e grave e precisa de ambos psiq e psic mas o mais importante é q sendo adulta nao se pode obrigar a tratar a chave é ela perceber q twn um problema e depois querer trata lo com ajuda sim mas tem q ser ela a querer.
Bom dia,

Pelo que conta será melhor consultar ambas as especialidades. A psicologia irá proporcionar um espaço de compreensão enquanto que a psiquiatria irá, se necessário, pela via psicofarmacológica.

Ao dispor,
Jorge Fonte
Penso que seria útil recorrer a ambas as especialidades de modo a criar uma equipa multidisciplinar qualificada para ajudar a sua amiga.
Bom dia, penso que neste momento a sua amiga deverá ser consultada por ambos, provavelmente terá que tomar medicação para não se sentir ansiosa e deve fazer psicoterapia para perceber o que a leva a ter esse comportamento compulsivo.
Bom dia.
Pela gravidade descrita, a parceria psiquiatra/psicólogo é o mais indicado. Nestes casos a evolução apesar de lenta é duradoura.
Estou ao dispor para qualquer dúvida.
Boa Noite!
Acho que inicialmente uma avaliação com o profissional da psicologia, trabalhar essa consciência do q é saudável e o que é exacerbado. Caso apresente necessidade do psiquiatra será encaminhado pelo o psicólogo. A amiga tem q entender q sua lente de observação é diferente do paciente. Um degrau de cada vez...
Espero ter contribuído
Boa Sorte!
Sendo uma acumuladora compulsiva provavelmente necessitará de ambos contudo o apoio da Psicologia é vital no sentido da mudança de padrões para que não voltem a ocorrer situações semelhantes. A mudança deve ser feita de forma estruturada para ser duradoura.

Tatiana Santos
Psicóloga Junguiana
Alverca / Lisboa / Sesimbra
Pelo que relata a sua amiga necessita das 2 especialidades , já que sec complementam
Boa sorte
Rita Bicha Castelo