Fobia específica

10 respostas
Boa noite,o meu marido tem 59 anos conduziu toda a vida,de a uns tempos para cá fica muito ancioso de passar em pontes. É quase uma fobia, até o pé começa a tremer e o carro quase aos solavancos. Está a sofrer muito com isso e não sabe dizer porquê. Por favor peço ajuda,por onde havemos de começar para resolver este problema ?Obrigada.
Olá. Sugiro que procurem um psiquiatra e também um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental. A associação do tratamento medicamentoso com esse tipo de terapia costuma trazer excelentes resultados nos casos de fobias. Quanto antes puderem iniciar o tratamento, melhor.
Ao dispor.
Boa tarde,
Penso que nesta fase o melhor será procurar ajuda especializada. Ser visto por um psicólogo e, se necessário terapia medicamentosa, um psiquiatra. É importante assegurar uma boa adesão à terapia, fale com ele e assegure-se que o seu marido está motivado e de livre vontade.

Ao dispor,
Jorge Fonte
O melhor seria iniciar intervenção com psicólogo que ao analisar / avaliar a situação, sugerirá outras intervenções, caso assim seja necessário.
Bem haja. Anabela Vitorino Costa
A Terapia EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) poderá ser eficaz no tratamento dos sintomas que refere. Caso tenha interesse em obter mais informações, poderá consultar a página da associação de EMDR em Portugal, onde tem a lista dos terapeutas credenciados.
Olá!
Sugiro que procure a ajuda especializada de um psicólogo. Após a avaliação, será possível reunir toda a informação e perceber qual o melhor plano de intervenção.
Disponha.
Quer se trate de uma ansiedade generalizada ou de uma fobia específica, não há necessidade de se viver em tamanho sofrimento. Chega a ser incapacitante e muito desgastante. Consulte uma/um especialista em Psicologia. Sugiro veementemente o início deste acompanhamento. As melhoras.
Bom dia.
Pelo relatado, o mais adequado será procurar um psicólogo para terapia cognitiva-comportamental ou EMDR, pois são nestas duas vertentes onde se tem verificado melhores resultados para estes casos.
Estou ao dispor para qualquer dúvida.
Bom dia.
O ideal é procurar um psicólogo bem recomendado no tratamento de perturbações de ansiedade/fobias especificas.
As melhoras
O ideal é consultar um psicólogo que abordará o problema de outra perspectiva. A ponte pode ser apenas uma representação de outra situação se lhe está a causar pânico. O pânico surge quando vivemos em dissonância entre a vida que temos e a que desejaríamos interiormente. A psicologia é a ferramenta adequada. A medicina tradicional chinesa como complemento também combate de forma brilhante a ansiedade.

Tatiana Santos
Psicóloga Junguiana
Alverca / Lisboa / Sesimbra
O ideal é iniciar psicoterapia e ser avaliada a possibilidade de precisar de ajuda psiquiátrica
Rita Bicha Castelo