Desde um bom tempo não tenho conseguido dormir num horário fixo. O que ocorre é que gradativamente o

8 respostas
Desde um bom tempo não tenho conseguido dormir num horário fixo. O que ocorre é que gradativamente o meu sono vai demorando mais para vir. O que pode ser?
Boa noite,
O aumento das preocupações, alteração de rotinas, uso excessivo de equipamentos digitais, podem alterar a qualidade do sono.
Procure manter uma rotina diária tão próxima quanto possível à que tinha antes da pandemia e manter uma boa higiene de sono ( deitar e acordar em horários semelhantes aos que fazia anteriormente, evitar telemóvel/PC uma hora antes de se deitar, não ingerir bebidas estimulantes a partir do inicio da tarde, ter o quarto sem luz ou ruído, fazer uma actividade relaxante antes de se deitar).
Se estas estratégias não o/a ajudarem, uma vez que a privação de sono tem consequências indesejáveis (fadiga, cefaleias, irritabilidade, dificuldades de concentração, etc), sugiro a marcação de consulta de psicologia online.
Ao dispor,
Catarina Barra Vaz
Bom dia.
Existem algumas estratégias que pode tentar por em prática para tentar regular o seu sono. No entanto, caso verifique que mesmo com estas estratégias não consegue regular o seu sono e descansar, pode sempre procurar um psicólogo para a ajudar a descobrir quais as possíveis causas para o problema.
Deixo então algumas estratégias:
Deitar e acordar todos os dias à mesma hora, evitar exercício intenso 3 a 4h antes de deitar, evitar cafeína, nicotina e álcool 4 a 6h antes de ir para a cama, evitar refeições muito pesadas à noite, evitar fazer atividades estimulantes ao deitar (p.ex. ver filmes de ação, usar computador/telemóvel), evitar olhar constantemente para as horas ao deitar, evitar um ambiente ruidoso, manter um ambiente calmo, escuro, seguro e confortável no quarto quando se for deitar e fazer alguma forma de relaxamento.
Se mesmo com estas estratégias não conseguir resolver a situação procure a ajuda de um psicólogo, para perceber quais as causas da mesma.
Votos de rápidas melhoras.
Com estas alterações devido à actual situação é natural ter alterações de sono por motivo de aumento das ansiedades.. Deve tentar manter as suas rotinas ao máximo. Ter um horário para se levantar e se deitar. Evitar o computador e telemóvel uma hora antes de adormecer. Caso não consiga regularizar o sono procure ajuda psicológica .
Ao seu dispor, faço consultas online.
Bom dia.

O seu problema atinge milhares de portugueses. É bastante frequente e agrava-se em períodos de maior stress, sendo também comum nas depressões.

Existem vários meios para combater a insónia inicial, já que é isto que se passa consigo. Comecemos pelos fármacos. São eficazes na indução do sono mas podem não garantir uma noite, verdadeiramente, descansada além de terem afeitos secundários, que poderão ou não manifestar-se. No entanto, não irão resolver o problema de base ou seja a razão que a leva a ter insónias.
Assim, como medidas "SOS" ou seja, para já, proponho a não ingestão de cafeína ou bebidas alcoólicas, algumas horas antes de deitar, tentar não pensar demasiado no facto de não conseguir adormecer (sei que não é fácil), não fazer exercício físico 2 a 3 horas antes de deitar, tomar um duche com a água a uma temperatura quente mas suportável, claro, durante cerca de 5 minutos e deitar num ambiente sereno e escuro (pode pôr música de relaxamento (garanto que, muitas vezes, resulta). Mas há algo que, igualmente, lhe recomendo, vá para a cama quando sentir sono. Se assim não fizer a tendência é estar deitada e pensar constantemente "não consigo dormir"o que gera um nível elevado de ansiedade. Existe sempre a "estratégia do sofá". Tenho vários pacientes que não conseguem adormecer na cama mas no sofá o fazem sem darem por nada. A passagem do sofá para a cama, quando acordar (ensonada) é bem mais tranquila e, geralmente, consegue dar continuidade ao sono.
De qualquer modo, é sempre bom ter uma consulta onde lhe seja detectada a verdadeira causa da insónia para melhor se poder lidar com o problema. Já agora, bom sono e melhores sonhos.

Se assim o entender, poderá marcar consulta para o Hospital da Cruz Vermelha (embora, neste momento, os atendimentos estejam fechados devido ao COVID-19) ou para o meu SKYPE (MACARODO...iniciais dos meus nomes). Ao dispor. Manuel Domingos.
Boa tarde. Teríamos de avaliar uma série de questões para perceber porque tal está a acontecer. A privação do sono(insónias), é um SINTOMA. Temos que encontrar a causa e tratar com reorganização do padrão de sono e com as suas rotinas. As suas melhoras!
Pode ser um sintoma relacionado com o aumento dos níveis de ansiedade eventualmente relacionado com a situação atual.
Deverá seguir as várias estratégias sugeridas pelos meus colegas.Se ainda assim persistir deverá recorrer a ajuda psicológica
Ao dispor ( nesta fase atendo online sendo a 1ª para eventual seguimento bem como a consulta de urgência- intervenção em crise prestadas de forma gratuita )
Os problemas da qualidade do sono são muito vulgares , variando as causas de pessoa para pessoa No entanto não deve descurar este problema , que acarreta a outros mais graves e que vai piorando com a idade
Aconselho- a a marcar consulta
Ao seu dispor
Rita Castelo
O que parece ser o início de uma insónia primária, normalmente associada a perturbações de ansiedade.
Vale a pena procurar ajuda psicológica para tentar entender o que pode alterar na sua vida de maneira ao sintoma desaparecer.
As sinceras melhoras!