Gostaria de ajuda no sentido de amenizar os sintomas físicos da ansiedade e ataques de pânico. Sempr

6 respostas
Gostaria de ajuda no sentido de amenizar os sintomas físicos da ansiedade e ataques de pânico. Sempre que vou às urgências é-me dado diazepam e mandam-me embora. Neste momento já faço psicoterapia mas mesmo assim tenho crises. É possível fazer uma medicação ansiolítica por um breve período sem que me vicie e traga efeitos secundários nefastos? Agradeço desde já toda a ajuda!
Boa tarde,
Será importante partilhar esse seu sentir com o/a profissional com quem está a realizar Psicoterapia.
O sucesso dos quadros de Perturbação de Ansiedade com ataques de Pânico, beneficiam concomitantemente com o apoio da Psiquiatria!
Ambas as especialidades são de extrema importância!
Mantenho-me ao dispôr, para eventuais dúvidas!
Melhores cumprimentos,
O tratamento das crises de pânico e ansiedade costumam alcançar melhores resultados a partir da associação do tratamento medicamentoso (psiquiátrico) com a terapia cognitivo-comportamental.
AO dispor.
Boa tarde!
É a partir da avaliação do seu caso pessoal e específico que deve determinar-se se tem indicação para a psicofarmacologia, nomeadamente para os ansioliticos.
A psicologia oferece excelentes resultados e é parte fundamental no tratamento/gestão da ansiedade
Boa tarde.
Em relação à medicação sugiro que fale com o seu terapeuta, a auto-medicação é sempre desaconselhada e por vezes perigosa.
Em relação aos sintomas físicos, conhece a terapia EMDR ou Brainspotting? São grandes aliados da psicoterapia e da resolução dos sintomas físicos da ansiedade.
Votos de rápidas melhoras.
Se continua com os ataques de pânico e os sintomas de ansiedade, é porque se calhar, está ainda com a ansiedade muito elevada e provavelmente descontrolada. Por isso, é recomendável continuar com uma intervenção clínica, na qual é conjugada uma intervenção medicamentosa adequada para si (recorrendo a um médico especialista), e uma intervenção psicoterapêutica, a fim de diminuir e gerir a ansiedade). Pode acontecer, ser preciso esta intervenção levar umas semanas a alguns meses, pois os ataques de pânico ainda podem perseverar uns tempos, mas geralmente a sua frequência e a sua intensidade vão progressivamente decrescendo, até passar. Na psicoterapia, além de aprender a lidar com a ansiedade, é igualmente benéfico e terapêutico compreender o que está subjacente ao aparecimento e à manutenção dos sintomas, e o que significam na sua vida e o que pode ser feito neste sentido. Por fim, acrescento que o facto de estar a tomar uma medicação quando está mais aflito e sem um plano clínico, não parece ser o suficiente, e até pode estar a manter o problema, deixando-o persistir tanto tempo. Recorra a profissionais especialistas.
Atenciosamente.
Boa tarde!

Faço das minhas palavras as das minhas colegas, tenha um acompanhamento cuidadosamente continuado com a psiquiatria e psicologia. Siga as indicações, e, relate a continuidade das crises.
Coloco-me para quaisquer melhor esclarecimento.

Especialistas

Daniel Accoto Martins

Daniel Accoto Martins

Psicólogo

Fátima

Alexandre Almeida

Alexandre Almeida

Psicólogo

Ermesinde

Ana Mafalda Almeida Bruno

Ana Mafalda Almeida Bruno

Psicólogo

Lisboa

Márcia Heitor Gouveia

Márcia Heitor Gouveia

Psicólogo

Évora

Jamille Lourenço de Oliveira Jamille

Jamille Lourenço de Oliveira Jamille

Psicólogo

Aguada de Baixo

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 152 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.