Desânimo na vida, falta completa de autoestima e evitamento de várias situações sociais podem ser re
12 respostas
Desânimo na vida, falta completa de autoestima e evitamento de várias situações sociais podem ser resultados do sedentarismo?
Parece-me mais que o sedentarismo, junto com os demais sintomas (desânimo, falta de autoestima e evitamento das situações sociais) possam ser indicadores de um humor mais deprimido. Entretanto, considerando que as informações fornecidas não são suficientes para um parecer sólido, recomendo fortemente a realização de uma avaliação psicológica. Ao dispor.

Boa noite,
Pelo que descreve não me parece. Mas seria salutar, procurar ajuda junto de um/a Psicólogo/a afim de recolher informações mais específicas e/ou realizar avaliação ao seu estado psicológico.
Disponha!
Melhores cumprimentos,
Fico

Sim. Podem ser consequências. Mas o sedentarismo também pode ser causado pelo humor deprimido. Em qualquer dos casos deveria consultar um psicólogo. Procure e escolha bem, vai ver que ajuda. Felicidades!

Boa tarde! A situação que descreve parece indiciar que o sedentarismo pode ser a causa e o efeito simultâneos do problema que apresenta. De qualquer, uma opinião mais informada requer mais informação que só poderá recolhida em consulta. Incentivo o agendamento de uma consulta de psicologia clínica. Fique bem!
Convidamo-lo para uma consulta: Consulta psicológica para adultos - 50 €
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

O sedentarismo não seria uma consequência do desânimo e do evitamento da sociabilidade? Vale questionar quando o desânimo começou e a que eventos ele pode ter sido associado, assim como a falta de autoestima. Parece-me mais que tudo que falou está relacionado a um quadro depressivo e que deve ser acompanhado por um psicólogo. Procure um psicólogo e tente, em terapia, encontrar as razões pro desânimo, pra falta de autoestima e uma forma de resolver o problema. É possível.

Bom dia
Pelas emoções que relata sentir, sugiro apoio psicológico. O seu estado de humor está próximo de um caso de depressão

Bom dia. Pelos sintomas descritos não é possível realizar um diagnóstico fidedigno. Sugiro que procure uma primeira consulta de Psicologia para que possa avaliar o que poderá estar a causar essa situação assim com encontrar estratégias e ferramentas para a ultrapassar.
Votos de tudo a correr pelo melhor.
Convidamo-lo para uma consulta: Primeira consulta psicologia - 40 €
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

O confinamento tem, de facto, várias "faces" e, por conseguinte, "expressões". Portanto, é natural que o facto de estar "fechada" possa a médio longo termo causar sensações de perda, evitamento progressivo e até depressão. Não sei, claro, se vive sozinha ou tem mais pessoas em casa. Geralmente o facto de não viver só, ajuda.
Sugiro algumas sessões de terapia de compensação psicológica, centrada no reequilíbrio emocional, por videoconsulta. Há bons resultados.
As sua melhoras.

Fico ao dispor.

O sedentarismo pode ser uma causa dos sintomas que refere mas também pode ser consequência de um estado depressivo. À semelhança de outros colegas, sugiro que procure um psicólogo de forma a explorar o que é que está a provocar o quê. Analise também a forma como está a lidar com esse sedentarismo, se e como o contraria, existe acomodação,...? Trata-se de um processo que vai exigir de si mas que vale a pena pois permitir-lhe á olhar para si e para a sua vida de forma mais proativa! Desejo que consiga essas mudanças! Felicidades!

O sedentarismo poderá ser uma causa do verdadeiro diagnostico. Pois como me fala de auto estima baixa, desânimo, evitamento das situações sociais. Habituamente estes quadros a motivação e energia de fazer algo é baixo. Recomendo fortemente a realização de uma avaliação psicológica. Ao dispor.

Viva,
As manifestações que refere sugerem a possibilidade de serem consequências da redução da actividade e da estimulação.
Os sentimentos de auto insuficiência e de impotência em superar as circunstâncias inscrevem-se numa dinâmica de reacção a circunstâncias adversas às necessidades e a um ritmo de vida adequado ao conforto.
A permanência das percepções pode evoluir para quadros dependentes das características pessoais pelo que o contacto com um psicólogo poderá ser uma mais valia para lidar com a situação.

Não creio que seja só o sedentarismo , mas apresenta-se mais como uma sintomatologia de inicio de depressão .
deverá estar atenta e consultar um especialista na area .
Aconselho a marcar consultade psicoterapia .

Cumprimentos

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade médica dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.