Experiência



Sou apaixonada pela Psicologia, em especial encanta-me a psicologia na intervenção com crianças, adolescentes e jovens adultos! Gosto de ajudar, de me conectar com cada pessoa, cada uma especial e única, descobrindo um caminho que a ajude a sentir-se especial, protegida, valorizada e segura! Procuro sempre ajudar cada pessoa a descobrir o seu potencial para ser feliz, dentro da sua família e no seu contexto de vida!
Uma ligação autêntica e segura só será possível mediante o respeito pela pessoa humana, profissionalismo, responsabilidade, sigilo e ética profissional.
Empenho-me diariamente, recorro a formação contínua e constante atualização de conhecimentos, investigação e colaboração com outros profissionais de saúde, procurando alcançar a mudança desejada e o consequente sucesso da intervenção.
Espero por vocês de braços e coração aberto quando precisarem de mim e caso faça sentido os nossos caminhos se cruzarem!
FORMAÇÃO E PERCURSO PROFISSIONAL
Sou Psicóloga Clínica e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com Licenciatura em Psicologia, Mestrado em Psicologia Clínica ambos pela ULL (Universidade Lusíada de Lisboa). Tenho Pós-Graduação em Avaliação Psicológica e em Neuropsicologia Clínica pelo ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada). Formação em Hipnose Clínica pela London College of Clinical Hypnosis - LCCH Portugal. Certificado Europeu de Psicologia - Europsy.
Sou Psicoterapeura em formação na APTCCI - Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa
(Pós-graduação em Psicoterapia Comportamental, Cognitiva e Integrativa).
A formação pós-graduada em psicoterapia engloba três dimensões fundamentais: Formação teórico-prática (7 semestres - 420h), supervisão (150h) e desenvolvimento pessoal (120h). Esta formação cumpre os critérios definidos pela European Federation of Psychologists’ Associations (EFPA) e é reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses para a Especialidade Avançada de Psicoterapia.
Tenho construído o meu percurso profissional enquanto Psicóloga Clínica, entre a prática em consultório privado, contexto hospitalar (colaboração com o Serviço de Pediatria do Hospital São Francisco Xavier) e outros espaços clínicos.
Paralelamente, tenho desenvolvido investigação em Estabelecimentos Prisionais da grande Lisboa, no âmbito do Estudo Preditores psicobiológicos do funcionamento positivo e da adaptação à prisão em reclusos e condenados a trabalho comunitário, desenvolvido pelo Grupo de Investigação "Cidadania, Inclusão e Bem-estar social" do Centro de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS), Lisboa (Portugal).
Sou membro integrado de Investigação inscrita na FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) ORCID:
Consultórios (3)
Rua de Júlio Dinis 242 3º andar, sala 304, Porto
Disponibilidade
Tipos de pacientes aceitos
- Pacientes particulares (sem acordo médico)
Rua Rua Rodrigues Sampaio, 76 – 1º andar, Lisboa
Disponibilidade
Número de telefone
Tipos de pacientes aceitos
- Pacientes particulares (sem acordo médico)
- Pacientes com seguro de saúde
Planos de sáude
Disponibilidade
Número de telefone
Tipos de pacientes aceitos
- Pacientes particulares (sem acordo médico)
- Pacientes com seguro de saúde
Planos de sáude
1 opinião de paciente
Classificação geral
Ordenar por
Mariana Ribeiro
Encontrei a Tânia depois de andar muito tempo à procura e à espera para ser seguida em Psicologia. Após ter iniciado o acompanhamento, comecei a valorizar muito mais a minha saúde mental e a sentir-me cada vez mais consciente da necessidade de a ir vigiando regularmente e não a descurar a partir de agora. O processo de tratamento tem-me ajudado a perceber muita coisa sobre mim e sobre os outros. O facto de ter o apoio, a generosidade, a atenção, as palavras amigas e beneficiar de todo o conhecimento que a Tânia possui faz com que tudo pareça sempre mais fácil e se torne muito mais claro depois de cada consulta. As ideias organizam-se em gavetas e parece-me que o peso que eu atribuo a certas questões vai lentamente deixando de existir. A primeira consulta que tive com a Tânia foi um ponto de viragem na minha vida, ao qual só consigo associar coisas positivas. Foi uma excelente decisão recorrer aos seus serviços. Estou muito agradecida por poder contar com o profissionalismo da Tânia!
Dúvidas solucionadas
3 dúvidas de pacientes solucionadas na Doctoralia
Boa tarde. Tenho um filho de 17 anos que tem alguns traumas de infância desde o afastamento do pai após alguns anos de se ter divorciado de mim, a morte dos avós maternos. E após ler um bocadinho sobre EMDR gostaria que ele experimentasse...seria útil? Obrigada
Boa noite,
Primeiramente, respeito muito e entendo a preocupação que possa estar a sentir em relação aos desafios emocionais que o seu filho tem enfrentado ao longo dos anos, como o afastamento do pai e a perda dos avós maternos. São situações significativas e, muitas vezes, podem gerar marcas profundas, impactando no bem-estar psicológico a longo prazo.
O EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares) é uma abordagem terapêutica que tem se mostrado eficaz no tratamento de traumas, especialmente em situações como as que descreveu. O EMDR ajuda o cliente a processar e a integrar experiências traumáticas de forma mais adaptativa, aliviando o sofrimento emocional associado a essas mesmas memórias.
No caso do seu filho, se ele estiver disposto e aberto a esta forma de terapia, o EMDR pode ser uma ferramenta útil, pois visa reprocessar as lembranças traumáticas, reduzindo os sintomas e proporcionando uma sensação de alívio.
É necessário que o seu filho tenha a oportunidade de exteriorizar os seus sentimentos e processar as emoções relacionadas com os eventos traumáticos, seja com a ajuda do EMDR ou de outras abordagens terapêuticas que possam complementar o tratamento, como a terapia cognitivo-comportamental.
Recomendo efetivamente, que possa consultar um Psicólogo especializado em EMDR, que possa avaliar a situação do seu filho de maneira mais aprofundada e indicar a melhor abordagem para o tratamento.
Espero que esta resposta tenha sido útil. Estou disponível para qualquer dúvida adicional.
Atenciosamente,
Tânia Daniela Carvalho
Psicóloga, Psicoterapeuta Cognitivo-comportamental (em curso)
Fundadora e Diretora Clínica da NaturalMente Academy

Só pessoas com transtornos mentais graves precisam de psicoterapia ?
Boa tarde. Espero que se encontre bem nesta jornada.
Respondendo à sua questão: não. A psicoterapia não é apenas para pessoas com perturbações mentais graves. Na verdade, ela pode beneficiar qualquer pessoa que deseje conhecer-se melhor, lidar com desafios emocionais, melhorar relacionamentos ou desenvolver competências para enfrentar situações mais desafiantes. Muitas vezes, procuramos terapia em momentos de transição, de stress, ansiedade, perdas ou simplesmente, quando sentimos que algo não está tão bem, mesmo sem existir um diagnóstico clínico. Cuidar da saúde mental é um ato de autocuidado e de amor próprio e, pode ser preventivo, além de terapêutico.
Espero ter ajudado!

Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.