Boa noite!

Do ponto de vista clínico, qual é a importância do arrependimento, do reconhecimento de uma culpa real ? Como isso ajuda na saúde física de uma pessoa ? Como um ato errado não confessado ( oculto ) pode trazer problemas físicos ? Quais problemas seriam esses ?
Boa Tarde!
Meu sinceros cumprimentos,

Todas as questões citadas deverão clinicamente serem analisadas de forma presencial com um profissional da psicologia. Sua questão sinaliza uma avaliação psicológica mais especifica. Coloco-me a seu dispor.



Convidamo-lo para uma consulta: - 40 €
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

Boa tarde!
A importância do arrependimento deve-se ao facto de ser o primeiro passo no processo de mudança. Só quem reconhece o erro estará disposto a mudar ou a não o cometer no futuro. Dependendo da forma como encara o facto que levou à culpa, as suas consequências poder-se-ão manifestar a nível físico - conhecido por equivalente afetivo (que poderão diversas). Dito isto, aconselho uma intervenção psicológica para poder ultrapassar os seus problemas de uma forma mais adaptativa. Votos de rápidas melhoras!

 Cristina Marreiros da Cunha
Cristina Marreiros da Cunha
Psicólogo
Paço de Arcos
Boa tarde,
A culpa ao nível físico pode manifestar se de muitas formas, dependendo das suas fragilidades, só como exemplo, insónias , úlcera, problemas de pele etc etc. É muito importante trabalhar com um psicólogo a questão que o aflige de modo a regular a sua responsabilidade, enquadrando a culpa de forma a que esta o deixe de "morder" vivendo cada emoção dum modo mais saudável, permitindo - lhe continuar a sua vida e aceitar-se por inteiro.

Dr. Marise Vidal
Dr. Marise Vidal
Psicólogo
Montijo
O arrependimento é primordial no seu processo de compreensão de responsabilidade e aceitação de si mesmo na realidade. Esta compreensão e aceitação podem através da conscientização levar a mudanças positivas que ajudarão a lidar com a culpa. Sentimentos como a culpa podem criar sintomas que ali estão exatamente para mostrar ao sujeito que sofre, que algo precisa ser cuidado. Procure ajuda de um profissional para cuidar-se.

Bom dia! A sua questão tem dois aspectos: um deles relacionado com a sintomatologia associada a sentimentos negativos e a outra diretamente relacionada com esse tipo de emoção. De facto, quando o aparelho psicológico entra num estado disrutivo, o corpo manifesta um conjunto de sintomas que vão desde tremores, dores de cabeça, gastrointestinais, apertos no peito até insonias, batimento cardíaco acelerado entre muitos outros. Relativamente ao arrependimento e ao reconhecimento de uma culpa real, estamos a falar da consciência do eu e das implicações do próprio comportamento nos outros, daí ser um passo fundamental para a mudança. Contudo, nem sempre é fácil gerir este tipo de situação pois surge um emaranhado de pensamentos e emoções associadas que conduzem facilmente a uma escolha mais fácil: desistir e deixar tudo como está.
Sugiro vivamente que marque uma consulta de psicologia para poder colocar de forma mais concreta e objetiva as suas dúvidas e explorar devidamente o que se está a passar. Depois poderá ou não dar continuidade ao processo terapêutico mas com mais certezas da sua decisão.

Dr. Nuno Sampaio
Dr. Nuno Sampaio
Psicólogo
Porto
Boa tarde, o arrependimento poderá ser encarada sob diversas perspectivas e direcionado de forma positiva ou negativamente, com reflexos a nível físico e/ou psicológico.
Clinicamente, considero que é mais importante trabalhar as estratégias para lidar com as emoções que daí advêm, direcionar estás de uma forma positiva e construtiva.
Atentamente,
Nuno Pereira

Especialistas em Avaliação Psicológica

Catarina I Bernardes Fonseca

Catarina I Bernardes Fonseca

Psicólogo

Santarém

Rita Maria Leitão Cunha Fernandes Vilar

Rita Maria Leitão Cunha Fernandes Vilar

Dentista, Psicólogo

Guarda

Gad - Gabinete de Apoio à Dislexia

Gad - Gabinete de Apoio à Dislexia

Psicólogo, Terapeuta da fala

Patrícia Segurado Nunes

Patrícia Segurado Nunes

Psicólogo

Portimão

Catalim A.

Catalim A.

Psicólogo

Lisboa

Joana A. Alves Rosa

Joana A. Alves Rosa

Psicólogo

Rabo de Peixe

content.questions.show.related_questions

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 34 perguntas sobre Avaliação Psicológica

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade médica dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.