Transtornos de Ansiedade

Há 7 meses tive uns ataque de pânico, fui melhorando em relação a isso, mas nunca mais esqueci as consequências, medo de não dormir, falta de apetite,.. Ganhei uma neurose, lembro me sempre de '' estar assim '', por muito que não esteja ansioso, o pensamento deixa me confuso em relação a tudo, ao futuro maioritariamente.. Sempre tive dificuldade em adormecer, Agora ainda mais.. O cérebro não desliga.. Há períodos melhores e outros piores. Não gosto muito de estar sozinho. O facto de ter amigos que ja cometerem suicídio, deixa me pior, tenho medo de perder o controlo as vezes, quando dou por mim a pensar '' nisto'' e há quanto tempo já estou assim.. Será ansiedade generalizada? Depressão? Sinto me neurótico, sempre a pensar no mesmo. Isto esgota o psicológico

7 respostas


Boa noite! Aconselho vivamente que procure ajuda psicológica, iniciando Psicoterapia com um/a Psicólogo/a! Ao dispôr! Boa sorte! Cumprimentos.


Bom dia, penso estar a passar por uma fase com níveis de ansiedade muito elevados, algo leva a tal, algo interno, algo que o preocupa, gerando uma cadeia de ansiedade em espiral, em que medo gera medo sucessivamente. É comum quando se tem picos de ansiedade, com ataques de pânico, tal como experienciou há meses ficar-se com ansiedade de antecipação, medo de viver novamente o mesmo, a ansiedade elevada também leva ao receio de perda de controlo, mas é mais receio do que o que poderá ocorrer na realidade, daí ficar a pensar no suicídio de amigos. Será importante predispor-se a um trabalho de acompanhamento psicológico para compreender o que está por detrás dos elevados níveis de ansiedade, porque a ansiedade é um sintoma de alerta face ao que está a ocorrer na sua dinâmica interna, mais consciente ou mais inconscientemente. Importa conhecer a sua história de vida, as circunstâncias atuais, o que internamente lhe está a gerar níveis de ansiedade elevados, os mecanismos de defesa que habitualmente utiliza para gerir as angústias internas e demais aspetos relevantes para trabalhar os seus sintomas. Espero ter ajudado a pensar nos seus sintomas. Cumprimentos. Carla Xavier.


Bom dia. Pela descrição está num período de sofrimento e fragilidade, logo um psicólogo poderá ajudar a encontrar de novo o seu equilíbrio. As melhoras rápidas!


Bom dia! Neste momento não se preocupe em nomear e classificar seus sintomas, mas em procurar com urgência atendimento psicológico para compreender sua dinâmica emocional, identificar o que esta a desencadear estes sintomas e o que te faz sentir estas emoções. A possibilidade de você ressingnificar suas experiências de vida e fortalecer seus recursos internos e te fará encontrar seu equilibrio emocional para uma vida mais saudável. Estou a seu dispor. As melhoras!


Boa noite. Neste momento não me parece que se deva preocupar com o diagnóstico, mas sim em procurar ajuda especializada no sentido de se ajudar. Rápidas melhoras. FC


Deverá iniciar psicoterapia , quanto antes Ao seu dispor cumprimentos


Existem várias abordagens psicoterapêuticas, com resultados diferentes. A Terapia EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) é eficaz no tratamento dos sintomas que refere. Caso tenha interesse em obter mais informações, poderá consultar a página da associação de EMDR em Portugal, onde tem a lista dos terapeutas credenciados.

AM

Ana Moutoso

Psicólogo

Lisboa

Agendar consulta

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.