Bom dia, tenho 41 anos, desde a adolescência que tenho hirsutismo, tenho depressão há pelo menos 10 anos, pelo SnS tem sido difícil. Estou agora a tomar medicação receitada nas urgências do hospital. Sinto confusão, cansaço, falta de memória, apatia, desespero, impotência, insegurança, medo, falta de esperança, descordenacao movimentos e fala, músculos dos ombros tensos desde sempre, rigidez dormência pés e mãos, ja fui operada ao canal carpico das duas mãos, tenho ma circulação desde sempre, tenho um primo com doença Parkinson e outro com artrite reumatóide, suspeito por tudo isso que todos os meus sintomas possam ser causados por um qualquer problema genético talvez neurológico. A que especialidade(s) médica me aconselham a recorrer? e que exames devo fazer sendo que tenho que recorrer ao SnS por razões económicas.
 Henrique Prata Ribeiro
Henrique Prata Ribeiro
Psiquiatra
Lisboa
Bom dia,

Atendendo ao que relata, considero que o seu seguimento deveria haver sido mantido em consulta de psiquiatria após o episódio de urgência. Ainda que fosse necessário avaliar a medicação prescrita na urgência para saber se ainda se adequa, é sempre aconselhável manter seguimento em consultas (opção que provavelmente foi oferecida aquando a alta da urgência).

Deveria, por isso, procurar ser acompanhada em consulta de psiquiatria, ou no sistema público ou no privado.

Quanto às suas restantes queixas, o mais adequado seria fazê-las à sua Médica de Família, a fim de ser encaminhado de acordo com elas.

Dra. Emilia Lascasas
Dra. Emilia Lascasas
Psicólogo
Matosinhos
Boa tarde, subscrevo o descrito acima. Deverá ter acompanhamento psiquiátrico e simultaneamente ser avaliado e acompanhado por um psicólogo, que será essencial para o ajudar na sintomalogia que refere, nomeadamente o medo, falta de esperança e insegurança.

 Júlia Costa
Júlia Costa
Psicólogo
Évora
Boa tarde, subscrevo o que os meus colegas disseram, quanto aos medos, insegurança e sentimentos de "ver uma luz, no fim do túnel", deverá procurar ajuda psicológica e começar uma psicoterapia.
Ao seu dispor.

 Ana Maria Caires Santos
Ana Maria Caires Santos
Psicólogo
Funchal
Boa tarde, de acordo com a descrição que faz da sua situação pessoal, e além de concordar com a opinião dos colegas, gostaria de adicionar o seguinte:

-Uma vez que apresenta uma variedade de sintomas e queixas somáticas, sendo que alguns destes sintomas podem estar associados ou não à mesma problemática de saúde; se calhar para uma melhoria do seu estado de saúde e da sua qualidade de vida (porque refere sintomas que com certeza devem afectar em muito a sua vida quotidiana), é desejável que nesta fase possa beneficiar da avaliação clínica de várias especialidades. Não só porque é importante que se perceba bem a sua situação de doença para ajustar o tratamento; mas também porque muitas vezes, a eficácia terapêutica passa por uma abordagem clínica na qual se conjuga e se articula a avaliação e a intervenção de várias especialidades.

-Caso opte por recorrer ao seu médico de família (e seria importante), pode acontecer que este solicite o encaminhamento e o parecer de outras consultas de especialidade, peça diversos exames, e/ou procure recolher a sua história clínica pregressa. É natural que aconteça segundo tudo o que referiu. Só desta forma é que o(s) médico(s) conseguirá(ão) analisar a sua condição clínica, e assim determinar e planificar eficientemente o tratamento que mais se adequa às suas necessidades.

Atenciosamente.

Dr. Israel Guimarães
Dr. Israel Guimarães
Psicólogo
Braga
Boa tarde,
Procure uma boa avaliação por parte de um bom profissional, sério, multidisciplinar, da área da saúde mental.

As melhoras

 Alda Soledade Maduro
Alda Soledade Maduro
Psicólogo
Lisboa
Boa tarde, atendendo ao que descreve, subscrevo o que foi referido acima. Deverá ser seguido por médico neuralogista e fazer psicoterapia, mas antes deverá procurae o médico de familia a fim de realizar exames e fazer o encaminhamento para médicos da especialidade. As melhoras

Especialistas em Transtorno Depressivo

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Adriano S Vaz Serra

Adriano S Vaz Serra

Psiquiatra

Coimbra

Agnelo Marques Silva

Agnelo Marques Silva

Psiquiatra

Águeda

Alberto C F Gomes Santos

Alberto C F Gomes Santos

Psiquiatra

Porto

content.questions.show.related_questions

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 44 perguntas sobre Transtorno Depressivo

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.