Adição a Substâncias Ilícitas

10 respostas
O meu namorado já faz vários anos que toma substâncias ilícitas mas mantendo sempre uma vida e uma aparência cuidada, mas em tempos de dificuldades o uso é mais frequente e embora se recuse aceitar considero vício, que precisa de tratamento, recursos se a ir a sítios específicos de tratamento de toxicodependentes mas concordou numa consulta com psicólogo! A que especialista devo recurer, que especificação devo procurar e como expor o problema?
Boa tarde,

Seria sim conveniente procurar ajuda de um/a especialista nomeadamente Psicólogo/a ou Psiquiatra com experiência relevante em toxicodependências!
Boa sorte.
M. Cumprimentos.
Boa tarde,
Convém que ambos tenham a noção que é ELE "que deve recorrer" a um profissional, porque quer, e não apenas porque você insiste. E sim psicólogo clínico com experiência em toxicodependência. Coragem.
Cara,
De uma forma muito objetiva dou-lhe o meu conselho. Este não é um problema "chave-na-mão". Há casos em que o confronto, estilo intervenção familiar e amigos, resulta e noutros casos não, tornando-se ainda um problema maior.

É importante que a necessidade venha do paciente, independentemente do que o levará a tomar essa decisão.
O profissional a procurar nesta fase e na minha opinião, é o Psicólogo/a, pois este/a ajudará a perceber onde está a origem do problema e a criar mecanismos para o enfrentar sem recurso a estupefacientes.
Atentamrnte
MJP
Quem deve recorrer é o seu namorado. É ele que tem um problema para resolver - embora afecte a família toda - , e tem que querer resolver. Sim, como já foi referido deve em primeiro lugar consultar um psicólogo clínico com experiência em toxicodependência.
Compreendo que queira muito ajudar o seu namorado. E que saiba que ele precisa de ajuda. Se ele já concorda em consultar um psicólogo, deverá ser ele a fazê-lo e, eventualmente, durante a consulta tomar a consciência do seu problema de adicção. Ou não.

Poderá também você mesma procurar um psicólogo para a ajudar -a si- a lidar com os seus sentimentos e percepções que tem em relação a esta situação. E a forma como esses sentimentos e percepções interferem no seu bem-estar e no seu relacionamento.
M/ Cumprimentos.
Compreendo perfeitamente que queira ajudar o seu namorado. Mas ele também tem que querer ser ajudado e deverá ser ele a faze-lo . Existem varias equipas de tratamento na área da toxidependencia de norte a sul do país os “ CAT” neste caso ETET . Existem técnicos especializados nessas unidades de saúde que podem ajuda lo a tomar um rumo. Aconselho a também a que procure ajuda a nível psicológico de forma a saber digerir todos esses sentimos .
O consumo de substâncias ilícitas é um problema para ele ou para si? Porque concordou ele em ter uma consulta com um Psicólogo? para lhe fazer a vontade a si ou por considerar existir um problema?
Tem havido problemas na vossa relação devido ao consumo destas substâncias? se sim, porquê?
Poderá estar a dar-se o caso do seu namorado não considerar ter um problema, mas você considerar que o problema é o seu namorado consumir.
Olá! Boa Noite!
Concordo em parte com os colegas, sem sombra de dúvida o tratamento tem que partir dele, mas considero que ele pode ser despertado a partir da psicologia sim… respostas ficarão mais claras nessa avaliação psicológica. Acompanho casos inicialmente extremamente resistentes, hoje se reconhecem que precisam de acompanhamento. Marque e deixe ele conduzir a continuidade desse tratamento(se for o caso)
Coloco-me a inteira disposição para uma avaliação psicológica.
Olá,
A negação, e mesmo outro tipo de comportamentos/respostas-padrão são reconhecíveis nestas suas linhas. As famílias podem ajudar, mas é preciso até até que ponto. Procure um Conselheiro em dependências químicas, certamente quem melhor pode ajudar. É também quem deve indicar, conforme o caso se se justifica falar também com algum psicólogo ou psiquiatra. Pode ser um trabalho de equipa, pode não ser preciso. Pode-me contactar se achar bem (não sou psicóloga, sou formada em Adiction Counseling, trabalho especificamente com adições).
Bom dia
Se o seu namorado consome regularmente substancias ilícitas é porque ainda não encontrou outra forma de lidar com as suas (dele) dificuldades. Importa avaliar, diagnosticar e elaborar um plano de intervenção adequado ao seu perfil, se ele quiser. Na evidência referida sugiro a procura de um psicólogo/a especialista em clínica e saúde que ajudará certamente o seu namorado.
Sempre disponível