Concluí a licenciatura em Psicologia em 2002 na Universidade do Minho e até 2013 trabalhei como psicólogo e psicoterapeuta na Junta de Freguesia de Matosinhos, na Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos e na Ordem do Carmo, utilizando sempre a psicoterapia como ferramenta de desenvolvimento pessoal das pessoas com quem trabalho.
De 2013 a 2019, trabalhei na Ordem da Trindade. De Maio de 2014, até final de 2016 trabalhei, também como psicólogo e psicoterapeuta, na Casa de Saúde de Santa Catarina.
Tenho assim, mais de 20 anos de experiência no tratamento de casos de depressão, ansiedade, ataques de pânico, fobias, problemas de comportamento, transtornos alimentares e outros transtornos de saúde mental e do comportamento.
Desde Janeiro de 2017 dou consultas de psicologia e de psicoterapia no meu consultório na Rua de Sá da Bandeira, 612, 1º Esq., onde posso atender com mais tempo, tranquilidade, privacidade e conforto.
Utilizo uma abordagem terapêutica Cognitivo-Comportamental que, por ser objectiva e mensurável, é consensualmente a mais estudada e validada forma de psicoterapia. A esta abordagem adicionei (em 2013, após formação na Sociedade Portuguesa de Hipnose e Motivação) técnicas de Hipnose no tratamento das Perturbações de Ansiedade, Depressão, Pânico, extinção de comportamentos e no controlo da dor.
A ideia do nome Dias Úteis surgiu-me a ouvir a música do Sérgio Godinho com o mesmo nome. Pareceu-me muito adequada ao trabalho do psicoterapeuta e aos problemas que nos chegam à consulta. A procura da felicidade, da alegria e das pequenas coisas que nos fazem sentir bem, que fazem com que os dias sejam bons, leves e felizes.
No fundo é o que faço, ajudar as pessoas a voltarem a sentir alegria, prazer, paz e tranquilidade, esperança no futuro, confiança nelas próprias. Ultrapassarem os seus problemas e limitações, deixar para trás o medo, as inseguranças, a dor e a angústia. E com isso tornar melhores os dias dessas pessoas, fazer com que possam ser dias bons, dias leves, com significado, com valor, enfim, dias úteis.
Durante as consultas procuro perceber os problemas das pessoas que chegam à consulta desde o seu ponto de vista, sem qualquer tipo de julgamentos. A partir dessa compreensão e aceitação, as pessoas podem falar do que as preocupam, dos seus medos, das suas circunstâncias, da sua história, dos seus objectivos e dificuldades. Podem começar a compreender e encontrar as causas e soluções para os seus problemas recorrentes.
Durante o processo terapêutico as pessoas aprendem a conhecer-se. Aprendem a ultrapassar os seus problemas e limitações, a deixar para trás os medos e as inseguranças. Aprendem a lidar com as dificuldades e começam a atingir os seus próprios objectivos.
Outras Formações
Logopedia - Dificuldades de aquisição da linguagem falada e escrita (2004);
Prevenção Primária das Toxicodependências (2005);
Intervenções breves no consumo de álcool (2006);
Qualidade na intervenção social (2006);
Indisciplina e problemas de comportamento em contexto escolar (2008);
In Between – Sensory Labyrinth Teather - Técnicas de teatro (2008) - Hungria;
Métodos de trabalho criativo com jovens em risco (2009);
Mediação na formação de adultos (2010);