Tenho síndrome do pânico,estou

5 respostas
Tenho síndrome do pânico,estou a tomar fluoxetina e alprazanol é um remédio indicado pra esse tipo de doença???
A sua questão é um pouco vaga, mas a fluoxetina está indicada, entre outras, essencialmente na Perturbação Depressiva e o Alprazolam no tratamento da ansiedade grave e que cause sofrimento excessivo. O que acontece, é que na maioria das vezes, a ansiedade e a sintomatolgia depressiva são concominantes ou seja, podem apresentar-se em simultâneo.
A decisão da toma de fármacos é da competência do médico/psiquiatra. Aconselho-a a consultar o médico que a prescreveu, para melhor esclarecimento. Devo acrescentar que a psicoterapia pode ser um valioso aliado na resolução do problema que refere.
Há semelhança do que a colega anteriormente referiu, se de facto não sente grande evolução era conveniente procurar o seu especialista, neste caso aconselho um/a colega da Psiquiatria no sentido de rever a terapeutica.
Pela minha experiência clínica com as perturbações de pânico, independentemente da toma de fármacos, que de facto aliviam os sintomas é fundamental trabalhar simultaneamente os pensamentos (cognições erróneas) e comportamento (disfuncional).
Sim. A Fluoxetina poderá ser utilizada na Perturbação de Pânico. A necessidade persistente de uso de Alprazolan poderá ser um indício de que o quadro de ansiedade, pânico, não está completamente controlado. O tratamento psicofarmacológico das perturbações ansiosas é, de um modo geral de longa duração (12 a 24 meses). Sendo que a interrupção prematura da medicação acarreta um aumento da probabilidade de recaída. A associação de acompanhamento psicológico específico (psicoterapia ou não) aumenta a probabilidade de sucesso.
A fluoxetina não é o fármaco mais frequentemente indicado, mas pode resultar. Se continuar com os ataques depois desta medicação, deve mudar. Um aspecto importante é a presença de hiperventilação, e o seu controlo. Existem procedimentos psicoterapêuticos curtos que podem ser muito eficazes.
O tratamento mais eficaz para as perturbações de pânico são psicoterapia cognitivo-comportamental e farmacologica combinadas .

Especialistas

Sofia Paulino

Sofia Paulino

Psiquiatra

Lisboa

José Luís Pio Abreu

José Luís Pio Abreu

Psiquiatra

Coimbra

Orlando Tur

Orlando Tur

Psiquiatra

Guia, Albufeira

Cacilda Jethá

Cacilda Jethá

Psiquiatra

Lisboa

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 17 perguntas sobre Transtorno De Pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.