Quando criança sofri um acidente

4 respostas
Quando criança sofri um acidente de viação em que perdi o meu pai. Agora acontece que há uns 8 meses sofri um outro acidente e desde então tenho tido dificuldades para dormir, pesadelos com os 2 acidente, medo de conduzir e acho que um ataque de pânico tb. Qual é o melhor tratamento ? Isto é trauma?
Sim. Possivelmente poderá ter desenvolvido uma Perturbação de Stress Pós-traumático, mas é necessário a realização de uma avaliação psicológica para melhor compreensão do problema e da sua história clínica para confirmação deste diagnóstico. Os ataques de pânico podem ser secundários ao seu quadro clínico, pois são bastante comuns nestes casos. Os tratamentos mais indicados e com eficácia comprovada são aqueles que se fundamentam na psicoterapia cognitivo comportamental e ainda na terapia EMDR.
Tal como a colega referiu terá de ser submetido a uma avaliação psicológica rigorosa e assim proceder-se a um despiste das causas e fatores que levaram aos sintomas descritos. Desta forma poderá-se estabelecer um plano de tratamos baseado na alteração de comportamentos, aprendizagem de técnicas para lidar com episódios de stresse e por em práticas sessões de EMDR por forma a estimula lo ao nível cerebral para uma diminuição efetiva dos sintomas descritos a longo prazo.
Pelo que descreve, o que sente pode associar-se ao stress pós-traumático. No entanto, é sempre necessária uma compreensão mais abrangente daquilo que o(a) tem incomodado para que se defina um plano terapêutico adequado. Aquilo que viveu foi muito violento e esse medo e sentimento de impotência podem ter sido despertados por experiências recentes.
Sim, há uma boa possibilidade de ser trauma e o melhor tratamento é Psicoterapia.