Tenho 24 anos e desde os 17 tenho
4 respostas
Tenho 24 anos e desde os 17 tenho problemas compulsivos. Foi seguido por psiquiatra e psicólogo e melhorei muito no ultimo ano. Tomei quantidades reduzidas de diplexil e cipralex . No ultimo mês tenho sentido insatisfação pela cidade onde moro e medo de enlouquecer. Qual a vossa opinião ?
A sua pergunta denota dificuldades em diversas matérias mas não se compreende bem exactamente o que pretende esclarecer. Se tem problemas de compulsividade, certamente que poderá melhorar com um tratamento adequado. O medo de enlouquecer poderá ter uma raiz ansiosa, mas a sua abordagem requer mais informação. A insatisfação pela cidade onde mora...pode estar relacionada com uma perturbação sua ou daqueles que a rodeiam....em determinadas circunstancias ...até pode ser um sentimento muito saudável...;-)

Pela sua descrição obteve ganhos terapêuticos com o tratamento psiquiátrico e psicológico que realizou até aqui, portanto me parece que o ideal seria retomar o seu processo psicoterapêutico, mas com alguns ajustes às suas necessidades e dificuldades atuais. Este ajustamento no tratamento poderia ser realizado através de uma avaliação psicológica mais exaustiva que revelassem a possível causa do problema, bem como os mecanismos de manutenção dos sintomas residuais.

Digamos que o receio de enlouquecer no mundo em que vivemos não é assim tão patológico. Se for uma sensação paroxística de se sentir a enlouquecer, pode configurar, junto com outros sintomas, um ataque de pânico. Às vezes é o corpo a pedir alguma coisa (neste caso, talvez a mudança de terra), como se fosse um travão automático. Acho que não era má ideia fazer psicoterapia.

Tem de ser avaliado por um psiquiatra com a maxima urgência para programar o seu tratamento farmacológico e psicoterapeutico.
Até breve

Especialistas

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Adriano S Vaz Serra

Adriano S Vaz Serra

Psiquiatra

Coimbra

Agnelo Marques Silva

Agnelo Marques Silva

Psiquiatra

Águeda

Alberto C F Gomes Santos

Alberto C F Gomes Santos

Psiquiatra

Porto

content.questions.show.related_questions

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 17 perguntas sobre Transtorno De Pânico

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade médica dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.