é possível fazer algum exame

8 respostas
é possível fazer algum exame para se saber se a pessoa esta bem a nível psiquiátrico?
Se se refere a exame do tipo TAC, Raio X, electroencefalograma etc a resposta é não. Esses exames revelam outro tipo de doenças, mas não as psíquicas. No entanto algumas perturbações psíquicas podem ter origem noutras doenças, por exemplo neurológicas que podem ser esclarecidas através de alguns desses exames.
Se se refere à possibilidade de ser feita uma avaliação psicológica, então a resposta é sim. Através de uma boa entrevista clínica e de alguns testes mais específicos é possível fazer um diagnóstico. Mas, nestas coisas do foro psíquico, um critério fundamental é o grau de sofrimento, ou sensação de mal-estar ou inadaptação que o próprio sente e/ou o que percepcionam os que o rodeiam de perto.
Se, não se sente bem, é porque não está bem do ponto de vista psicológico ainda que possa não ter qualquer doença psiquiátrica.
Sim,é possível. Através de uma boa entrevista clínica com testes adaptados que permitem analisar o estado psicológico, emocional e comportamental.
É possível avaliar o estado psicológico através de uma entrevista clínica e de testes psicológicos mais específicos. Desta forma, obtém-se um diagnóstico e a compreensão do estado psíquico de quem procura o/a Psicólogo/a.
É possível fazer-se uma avaliação do estado mental. Numa fase inicial, através de uma adequada história clínica, e posteriormente através de avaliação psicológica.
Claro que sim, atualmente existem vários procedimentos e exames efetuados em contexto de psicologia clínica que procuram perceber o estado emocional e de personalidade dos clientes que procuram este tipo de apoio.É importante consultar um especialista e fazer essa mesma referência para que a consulta possa ser direcionada nesse sentido. No modelo Relacional Dialógico com que trabalho efetuamos sempre essa mesma avaliação para que se perceba o que deve ser trabalhado em cada cliente que nos procura, os resultados da avaliação são sempre expostos aos clientes, além da recolha de informação que é feita na primeira consulta. Com base nos resultados obtidos o cliente é aconselhado e acompanhado segundo as suas mesmas necessidades, seja em consulta de psicoterapia, seja em reabilitação neuropsicológica, em caso de adultos.
Ninguém vai saber isso melhor do que o próprio.
Uma entrevista com um psicoterapêuta poderá ser suficiente para ter acesso ao modo de funcionamento mental e a áreas sensíveis que poderão ser activadas em determinados contextos de vida. Em alguns casos pode ser necessário fazer testes complementares de diagnóstico. Se faz a questão resta perguntar, alguma coisa que o/a inquiete?
Boa Tarde. Pode e deve fazer uma avaliação psicológica.
Aconselho marcação de consulta.
MJCosme- Lisboa