Bom dia, depois de conversar com uma colega com a qual tenho muitas semelhanças psicológicas sobre o

6 respostas
Bom dia, depois de conversar com uma colega com a qual tenho muitas semelhanças psicológicas sobre os meus problemas ela partilhou comigo que tem défice de atenção. Pesquisei o assunto e tenho sérias suspeitas de que possa ser o meu caso, e até o do meu pai. Tenho receio de não ser levada a sério por não ter sido diagnosticada em criança. A que tipo de profissional se deve recorrer neste caso, a um psicólogo ou a um psiquiatra? Há especialistas a reconhecer estes sintomas no adulto?
Boa noite. O diagnóstico de TDAH pode ser feito retrospectivamente, a partir de relatos fidedignos. O diagnóstico é clínico, isto é, se forem preenchidos os critérios de diagnóstico do DSM para qualquer perturbação, o diagnóstico pode ser efectuado. Esse diagnóstico pode ser efectuado por psicólogos ou psiquiatras. Qualquer outra questão não hesite em contactar. Desejo-lhe as maiores felicidades. Cumprimentos José Armindo
Boa tarde,
Os psicólogos clínicos podem diagnosticar o défice de atenção.
Há que ter cuidado com esse diagnóstico, pois nem sempre a falta de atenção ou dificuldade de concentração (são diferentes, mas podem estar ambas presentes) correspondem a um défice, pois podem ser apenas o outro lado do treino a dar atenção a várias coisas... Ou, pelo contrário o hábito de querer fugir de prestar atenção. É necessário avaliar em que circunstâncias se verifica e não verifica, pois muitas vezes são questões emocionais não (ou mal) resolvidas que causam essas dificuldades.
bom dia o diagnóstico de TDAH pode ser feito por um psiquiatra ou um psicólogo . Muitas vezes são fatores emocionais que podem causar esse défice.
Os meus cumprimentos
Para se chegar a um eventual diagnóstico do quadro clínico que refere é necessário primeiramente realizar uma avaliação psicológica com aplicação de provas psicológicas específicas pelo que deverá primeiro recorrer a um psicólogo de preferência com experiência em avaliação psicológica nesta área. Se o diagnostico de confirmar e os sintomas se repercutirem de modo significativo no seu dia a dia poderá recorrer a Psiquiatria no sentido de fazer uma intervenção psicofarmacológica para estabilização das funções da atenção/concentração . Poderá também fazer uma intervenção em neuropsicologia no sentido de habilitar essas áreas cerebrais através de alguns exercícios feitos em papel e lápis e/ou com o recurso a meios informáticos. Ao dispor
Deve ser feito um diagnóstico clínico objectivo é preciso
Aconselho a que recorra a um psicólogo
Cumprimentos
Primeiro ser feito uma avaliação por psicólogo. A verificar-se a ausência de TDAH, podem ser aplicadas técnicas de meditação e mindfullness para melhorar a concentração e foco e também hipnoterapia para resolver qualquer trauma emocional.
Existem consultas online e presenciais.
Anabela do Rosário Cruz
Psicóloga e Hipnoterapeuta