Boa noite. O diagnostico de défice de atenção pode ser feito por um psicólogo ou tem de ser por um p

6 respostas
Boa noite. O diagnostico de défice de atenção pode ser feito por um psicólogo ou tem de ser por um psiquiatra? A minha medica de família solicitou uma consulta de especialidade para um psiquiatra, mas devido à longa espera na psiquiatria do SNS, marcaram antes uma consulta de psicologia. Devo ir a esta consulta ou procurar um psiquiatra privado? Obrigada.
O psicólogo pode realizar diagnósticos de transtornos mentais, no entanto, é preciso que o profissional avalie o paciente em consultas periódicas. Apenas uma consulta não é suficiente para efetuar um diagnóstico e relatório clínico fidedigno. O paciente pode ser acompanhado pelo Psiquiatra e pelo Psicólogo, em simultâneo.
O psicólogo é um profissional apto a realizar diagnóstico, mas não prescreve medicação. Se já tem as duas consultas agendadas pode ir às duas, uma não invalida a outra. No entanto, se tiver urgência, poderá procurar um privado.
Bom dia! A avaliação psicológica pode sempre ser realizada por Psicólogos detenham a especialidade "Clínica/Saúde". Mas, mediante o reencaminhamento realizado pelo Centro de Saúde ou Hospital, aconselhamos um aumento da confiança neste sistema, o SNS, colocando aí, todas as duvidas que possam surgir.

Boa tarde.
Para a avaliação do PHDA (Perturbação de Hiperatividade/impulsividade e Défice de atenção) é necessária uma avaliação neuropsicológica, ou seja um psicólogo que tenha especialidade em neuropsicologia. Por norma os psiquiatras pedem essa avaliação, ou o paciente vai primeiro ao psicólogo, são duas áreas que devem trabalhar em equipa muitas vezes. A avaliação neuropsicológica permite entender se existem dificuldades devido a perturbações neurológicas, doenças mentais, ou factores que estejam a perturbar o bom funcionamento da pessoa. (ansiedade, luto, ....etc), sendo o PHDA uma perturbação de neurodesenvolvimento. A avaliação neuropsicológica avalia funções cognitivas superiores e comportamentais mais complexas, como atenção, memória, funções executivas, linguagem, pensamento crítico, planeamento e resolução de problemas entre outras.
Se tem a consulta de psicologia no hospital de certo que o vão avaliar e encaminhar da melhor forma.
Espero ter ajudado.
Diana Silva
Boa tarde. O psicólogo pode efectuar o diagnóstico. A verificar-se o diagnóstico de TDAH, para além da psicoterapia, poderá ser essencial a medicação. Essa medicação deverá ser prescrita e supervisionada por um psiquiatra. Se puderem ser atendidos em tempo útil pelo SNS reduzem os custos do tratamento. Infelizmente o SNS tem pouca capacidade de resposta aos problemas de saúde mental. O meu conselho seria dar início ao processo de atendimento no SNS e, entretanto e se possível, marcar consulta num psiquiatra privado. Ele/a poderá efectuar o diagnóstico, medicar e fornecer todas as indicações necessárias relativas ao tratamento, até obter as respostas de que necessitam no SNS. Espero que tudo corra pelo melhor. Cumprimentos José Armindo
A psicologia e psiquiatria são duas áreas que devem tarabalhar em conjunto, especialmente quando se fala de perturbações do neurodesenvolvimento.
O psicólogo é o único capaz de efetuar a avaliação psicológica completa, o diagnóstico formal é realizado pelo psiquiatra (área da medicina) assim como a prescrição da medicação necessária.
A psicologia terá também um papel fundamental na intervenção ao nível emocional e comportamental: gestão e controlo das emoções, criação de rotinas, competências de organização... etc.
Bom dia! Um@ psicólog@ pode também fazer a avaliação e diagnóstico. Contudo, a medicação é a intervenção de primeira linha na phda, pelo que o acompanhamento médico deverá funcionar em simultâneo com o acompanhamento psicológico. Espero ter ajudado! Encontro-me ao dispor para qualquer questão! Espero que tenha um dia feliz,
Mariana Nunes