Bom Dia O meu filho sempre teve dificuldades em se concentrar e manter o foco. O pediatra na altura

Bom Dia O meu filho sempre teve dificuldades em se concentrar e manter o foco. O pediatra na altura traçou um possível diagnóstico de hiperatividade e défice de atenção, mas nunca chegou a fazer um estudo completo. Como era bom aluno foi deixando passar e nós também. Quando foi para o secundário as coisas mudaram de rumo, não tinha notas más mas baixaram e assim seguiu. No 11.º ano e com o covid começou a ter dificuldades em manter os amigos e vida social. Entrou na faculdade, conseguiu fazer amigos e gosta do curso, no entanto não está a consegue ter resultados. Segundo ele estuda, inclusive com os colegas e depois não consegue fazer as disciplinas. Diz que estuda e não consegue. Fica perturbado quando falamos sobre o assunto. Preciso de um conselho. O meu filho tem 19 anos qual o especialista indicado para o conseguir ajudar.

1 resposta


É necessário fazer uma avaliação clínica completa da situação em entrevista /consulta com o adolescente e com a família .Se for necessário podem ser feitos exames(avaliação psicológica ou neuropsicológica ou outros)para esclarecer o diagnóstico. Só depois pode ser feito o diagnóstico e estabelecer a terapêutica que pode abranger diversas vertentes - psicoterapia e psicofarmacologia. Pode ser feito por Pedopsiquiatra ou Psiquiatra .

MC

Dra. Maria De Lurdes Candeias

Psiquiatra da Infância e da Adolescência

Lisboa

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.