Fui diagnosticada com hiperatividade em crianca. Julgava que n se refletisse na vida adulta. Ha poss

5 respostas
Fui diagnosticada com hiperatividade em crianca. Julgava que n se refletisse na vida adulta. Ha possibilidade de tratamento ou quais as precauções?!
Boa tarde, a hiperactividade infantil está frequentemente ligada questões de ansiedade e/ou a falta de limites ou de atenção. Não há respostas rápidas para questões complexas, mas sim, há muito que pode fazer enquanto adulta. No entanto, é necessário perceber-se primeiro a origem da hiperactividade.
Bom dia, antes de mais espero que se encontre bem!
A hiperatividade é uma perturbação neurocomportamental que engloba três sintomas principais, a desatenção, a dificuldade em manter o corpo parado e a impulsividade. Ao contrário do que algumas pessoas falam, esta perturbação não passa com a idade. O que acontece muitas das vezes é que as suas manifestações modificam-se ao longo da vida, devido ao desenvolvimento normal do ser humano, às exigências da vida e do contexto em que estão inseridos.
Existe sim um tratamento, contundo cada caso é um caso, e por isso é sempre muito importante saber qual é a origem e quais são as manifestações do corpo, para que seja possível delinear de forma correta o melhor método de forma a ajudar. Aconselho a procurar um profissional especializado na área.
A hiperatividade pode estar associada a ansiedade, mas também, apesar de raramente referido, à depressão. Devido à complexidade deste diagnóstico, é necessário uma avaliação rigorosa com um psicólogo. Para o seu tratamento é indicada a psicoterapia.
Boa tarde,
De facto os comportamentos/sintomas citados poderão ser controlados ou ultrapassados com um conjunto de estratégias com base na abordaagem cognitiva comportamental. Sempre ao dispor! Cumprimentos Daniel Mira
Boa tarde!! Apesar de ser uma perturbação de neurodesenvolvimento, diagnosticada sobretudo na infância, os sintomas da PHDA poderão refletir em comportamentos, padrões e mecanismos de resposta do sujeito ao mundo e à realidade. Podendo ter reflexões no seu dia-a-dia. Estes sintomas podem variar segundo o subtipo (bem como o seu impacto), mas também podem variar com as ferramentas que o individuo foi aprendendo durante a vida para ajudar a gerir a sintomatologia ao longo do desenvolvimento. Contudo, a Terapia Cognitivo-Comportamental apresenta boa eficácia na gestão e tratamento de sintomas de PHDA, quer na infância e adolescência, quer na idade adulta. Espero que tenha ajudado! Estarei sempre ao dispor através dos meus contactos para responder a mais questões sobre o tema.
Espero que tenha um dia feliz!