Perguntas do paciente (34)

  • Tenho sofrido de tonturas e penso que seja da cervical. Também tenho alguma rigidez no pescoço. A os

    Tenho sofrido de tonturas e penso que seja da cervical. Também tenho alguma rigidez no pescoço. A osteopatia consegue tratar situações destas?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

     Ricardo Salvador

    Bom dia, as tonturas podem efetivamente ter origem na cervical , mas tambem no ouvido ou outros musculos da face.
    A Osteopatia e a especialização em condições de "Disfunção Temporo Mandibular"…


  • A toma de Lepicortinolo para tratamento das dores e inflamação do sindrome do carpo é aconselhável?

    A toma de Lepicortinolo para tratamento das dores e inflamação do sindrome do carpo é aconselhável? Qual a dosagem ?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

     Ricardo Salvador

    Olá bom dia . A toma de Lepicortinolo é util para uma ajuda de curta duração a aumento de dores relacionadas com doenças reumaticas.
    Não deve ser a primeira intervenção para uma sindrome…


  • Tenho 26 anos e há cerca de 2 anos me foi diagnosticado 'escoliose lombra superior e sinistro-convex

    Tenho 26 anos e há cerca de 2 anos me foi diagnosticado 'escoliose lombra superior e sinistro-convexa de grande raio com marcada rotação dos corpos vertebrais no sentido positivo'.
    Já me desloquei a um osteopata, que me disse que teria de usar uma palmilha de 4 mm. Depois fui…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

     Ricardo Salvador

    Bom dia.
    Qualquer caso de dor deve ser avaliado presencialmente , mas fica aqui a opinião mais generalista sobre casos como o seu.
    Usualmente é dificil "culpar o tamanho da perna"…


  • Boa tarde, à cerca de 1 ano e pouco sofri um acidente de carro, fiquei muito mal com dores no corpo

    Boa tarde, à cerca de 1 ano e pouco sofri um acidente de carro, fiquei muito mal com dores no corpo e principalmente na cabeça, fui ao hospital e disseram que estava tudo bem, mas venho a notar que a minha cabeça na parte superior está com uma amolgadela, parece uma rampa. Não me recordo se já…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

     Ricardo Salvador

    Bom dia.
    Se na altura do acidente foi descartado qualquer fratura do cranio, é provavel que essa ja seja a sua forma do cranio e nesse caso não se deve preocupar.
    Se sentir mais dores…


  • Boa noite, Tenho dores no joelho esquerdo do lado direito por cima da rotula, ao tocar ao de lev

    Boa noite,

    Tenho dores no joelho esquerdo do lado direito por cima da rotula, ao tocar ao de leve, a sentir uma peça de roupa , a agua a tocar também sinto dor. Não sinto dores ao andar, a subir e descer escadas nem a correr.
    Não tenho nenhuma doença e nem tomo medicação.…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

     Ricardo Salvador

    Bom dia, houve algum tipo de contusão? (pancada nessa zona)
    Se sim, não é razão de se preocupar pois seria algo expectável.
    Caso não tenha sido trauma e a dor agrave , inclusive se…


  • A mãe da minha namorada sofreu uma queda, sente dor no peito mas porém consegue mexer os dedos, tant

    A mãe da minha namorada sofreu uma queda, sente dor no peito mas porém consegue mexer os dedos, tanto das mãos, como o dos pés, a dor é intensa. Eu não tenho muita informação porque a minha namorada é que está com ela no momento, mas que procedimento rápido poderia ser feito?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

     Ricardo Salvador

    Bom dia. O caminho adequado a fazer seria uma rapida passagem pelo sistema medico para descartar algo mais grave (através de exames) e a descartar esta hipóstese dirigir-se a algum Osteopata/ Fisioterapeuta…


  • Tenho uma sensação de queimação, ardor ou formigueiro nas mãos. Piora se estiver ao sol e também dá

    Tenho uma sensação de queimação, ardor ou formigueiro nas mãos. Piora se estiver ao sol e também dá alguma comichão . O que pode ser ?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

     Ricardo Salvador

    Bom dia. Apesar de a Osteopatia lidar com algumas causas dos formigueiros nas mãos. A reação ao sol indica que deve ser primeiro avaliado por um Dermatologista.


  • Tenho dor no calcanhar do pe que devo fazer para passar

    Tenho dor no calcanhar do pe que devo fazer para passar

    RESPOSTA DO MÉDICO:

     Ricardo Salvador

    Bom dia. As causas de dor no calcanhar podem ser variadas. Se houve algum traumatismo (algum acidente no local) pode começar por efetuar repouso e gelo. Se a mesma não passar e/ou não depender…


  • Bom dia, tenho uma dúvida que gostaria que fosse esclarecida. Onde se situa a região lombar?

    Bom dia, tenho uma dúvida que gostaria que fosse esclarecida. Onde se situa a região lombar?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

     Ricardo Salvador

    A Zona Lombar é uma parte da coluna. Nomeadamente a zona das costas mais em baixo, perto das suas nadegas.


  • Bom dia meu nome é Ivano, estou com algumas dores no Lombar e na costa, fui ao médico pediram para e

    Bom dia meu nome é Ivano, estou com algumas dores no Lombar e na costa, fui ao médico pediram para eu fazer RX e não resultou em nada. Motivo pelo qual gostaria de fazer um tratamento diferente para saber se tem a ver com dores muscular. Entretanto, importo saber das questão e fazer agendamento…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

     Ricardo Salvador

    Bom dia. O ideial é ser avaliado por algum profissional da area da reabilitação fisica. Um Fisioterapeuta / Osteopata seria o indicado.


    Convidamo-lo para uma consulta

    Primeira consulta Osteopatia

  • Bom dia, tenho muitas dores nas costas derivado á escoliose, muitas vezes nem consigo andar (fazer a

    Bom dia, tenho muitas dores nas costas derivado á escoliose, muitas vezes nem consigo andar (fazer a minha vida normal).
    Como poderei avançar? Aconselham me algum fisioterapeuta? Ou a fazer alguma coisa?
    Aguardo resposta,
    Obrigada.
    Cristiana Esteves

    RESPOSTA DO MÉDICO:

     Ricardo Salvador

    Bom dia.
    Neste tipo de casa aconselha-se um bom acompanhamento por um profissional de referência. É essencial perceber que dores a acompanham e resolver as mesmas primeiro. Quanto à escoliose…


  • A 2 anos tive uma paragem cardio respiratória. Padeço de miocardiopatia hipertrofica. Colocaram CDI e

    A 2 anos tive uma paragem cardio respiratória. Padeço de miocardiopatia hipertrofica. Colocaram CDI e sou vigiada no Santa Marta. Tenho 59 anos, 1,55m altura e 65 Kgs. Gostaria de fazer acupunctura para reduzir peso e depois manter. Pensei fazer algumas sessões, com esse objetivo. Aconselham-me…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

     Ricardo Salvador

    Boa tarde Sandra. A acunpuntura não é contraindicada no seu caso e padece apenas de uma boa avaliação do profissional que a acompanhar. Ressalvo apenas que a perda de peso é um processo mais complexo…


  • bom dia sinto formigueiro nos pés e pernas e falta de força na perna esquerda e uma dor moderada nas

    bom dia sinto formigueiro nos pés e pernas e falta de força na perna esquerda e uma dor moderada nas costas lombar e cervical o que devo fazer ?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

     Ricardo Salvador

    Bom dia. Estes sintomas coincidem com algum tipo de lombociatalgia. É algo a ser avaliado e tratado por algum Fisioterapeuta / Osteopata de confiança.
    Se tiver de aguardar esse tipo de avaliação…


  • O que é bom para eu recuperar rápido de uma canelite? sou atleta

    O que é bom para eu recuperar rápido de uma canelite? sou atleta

    RESPOSTA DO MÉDICO:

     Ricardo Salvador

    Bom dia. O diagnostico de Canelites deve ser feito por um profissional da area (Fisioterapeuta sobretudo) uma vez que existem várias causas subjacentes à mesma.
    De forma generalista o repouso…


  • O que eu posso fazer para ficar com a coluna reta sem ter que usar uma faixa para auto ajuda?

    O que eu posso fazer para ficar com a coluna reta sem ter que usar uma faixa para auto ajuda?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

     Ricardo Salvador

    Bom dia. Ter uma coluna "reta" ou "direita" não deve ser algo que o incomode. Existem curvaturas da coluna que são fisiologicas e necessárias ao seu funcionamento. No entanto…


  • Boa tarde. Tenho um bebé que faz 1 ano este mês. Desde que nasceu que o olho direito está sempre a

    Boa tarde. Tenho um bebé que faz 1 ano este mês.
    Desde que nasceu que o olho direito está sempre a lacrimejar. A pediatra encaminhou-o para um oftalmologista, mas eu gostava de saber se seria possivel tratar com a osteopatia?
    Aguardo resposta.
    Obrigada

    RESPOSTA DO MÉDICO:

     Ricardo Salvador

    Bom dia. Reforço o que foi dito pelos colegas.
    Deverá sem duvida consulta um osteopata com formação em Osteopatia Pediatrica.


  • Dor nas costas

    Olá
    Tenho dor nas costas pois tenho tipo escoliose e por conta disso recentemente eu comecei a usar uma faixa modeladora para a coluna por conta própria tem algum problema eu continuar usando? O que eu posso fazer para passar essa dor sem precisar ir no médico,tomar remédio ou injeção?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

     Ricardo Salvador

    Idealmente só deve usar a cinta em situações agudas da dor.
    A melhora a medio prazo deve ser sobretudo atraves de exercicio clinico.
    Procure um fisioterapeuta que a possa acompanhar.


  • Cervicalgia

    Olá Dr. Quando o tempo muda doi-me das omoplatas ao cabelo!! Os tendões no pescoço nem posso tocar...os olhos..a testa..o cranio..enfim tudo! Será que poderei ter mais qualidade de vida? Obrigado

    RESPOSTA DO MÉDICO:

     Ricardo Salvador

    Bom dia.
    Sem duvida que é possivel melhorar nestes casos.
    Uma avaliação cuidada é essencial . Procure um Osteopata / Fisioterapeuta / Acunpuntor que a possa acompanhar.


  • A doença tem como causa perdas

    A doença tem como causa perdas de sangue?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

     Ricardo Salvador

    Não, deve procurar ser vista no hospital nesse caso.


  • Expressão escoliotica sineconvexa

    Expressão escoliotica sineconvexa de raio de grande curvatura é grave ?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

     Ricardo Salvador

    Antes de mais não se assute pelo termo. "sinistroconvexa" apenas diz respeito à direção da curvatura , nesse caso para o lado esquerdo. Quanto a associar sintomas ao diagnostico de escoliose,…


Autor

Osteopata, Fisioterapeuta

Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.