Perguntas do paciente (202)
-
Boa tarde, Em 2008, com 28 anos, e sem nada o prever, tive o primeiro ataque de pânico, ao jantar e
Boa tarde, Em 2008, com 28 anos, e sem nada o prever, tive o primeiro ataque de pânico, ao jantar e em período de férias (quem sabe o facto de ter um trabalho full time junto com um part time durante um ano, tenha despoletado esta situação). Fui diagnosticado com ansiedade, e, a partir daí, passei…
RESPOSTA DO MÉDICO:
Olá, poderá mudar de psiquiatra uma vez que não está a encontrar com esse os resultados pretendidos. Poderá também fazer uma psicoterapia concomitante com alguém indicado por ele.
Poderá…
-
Olá a todos, tenho 44 anos sou natural da Póvoa de Varzim de há uns anos tenho vindo a engordar bast
Olá a todos, tenho 44 anos sou natural da Póvoa de Varzim de há uns anos tenho vindo a engordar bastante, entre a perda do meu pai biológico,a minha mãe, o meu padrasto e agora sinto a perda do meu irmão mais novo que era como um filho que deixou de me falar. Estou a fazer acompanhamento alimentar…
RESPOSTA DO MÉDICO:
Olá, provavelmente deverá mudar de psiquiatra e ter um aconselhamento com um nutricionista esteja sintonizado com as propostas dele.
Muitas vezes a regras alimentares são inadequadas.
-
Olá! A hipnose clínica é útil em casos de ansiedade ligeira? Existem psiquiatras a fazer hipnose clí
Olá! A hipnose clínica é útil em casos de ansiedade ligeira? Existem psiquiatras a fazer hipnose clínica em Portugal, em particular na região de Lisboa?
RESPOSTA DO MÉDICO:
A hipnose não tem vantagens face a outras psicoterapias
-
Boa tarde. Tenho um familiar com sintomas de burnout e ansiedade, principalmente queixas de exaustão
Boa tarde. Tenho um familiar com sintomas de burnout e ansiedade, principalmente queixas de exaustão física e mental e frequência cardíaca acelerada. Já teve uma situação parecida no passado mas com sintomas mais acentuados e fez escitalopram durante 12 meses. Foi indicado em psiquiatria que…
RESPOSTA DO MÉDICO:
Olá, esse seu familiar tem que consultar um psiquiatra. Não consigo perceber como se pode receitar um determinado medicamento com uma previsão de 24 meses
-
Sou estudante, tenho uma quantidade enorme de trabalhos por fazer que vou deixando acumular. Todas a
Sou estudante, tenho uma quantidade enorme de trabalhos por fazer que vou deixando acumular. Todas as horas que tenho livre sento me em frente ao computador mas simplesmente não consigo, como se não tivesse energia para começar as tarefas ou para me manter focado durante o mínimo tempo. Sinto-me…
RESPOSTA DO MÉDICO:
Olá, parece uma uma procrastinação mas por trás dela pode estar alguma depressão aquilo que você chama falta de energia. Acho que deve consultar um psiquiatra na medida em que ele pode fazer medicação…
-
Preciso de um psiquiatra/psicólogo especialista em Transtorno Explosivo Intermitente. Podem recomend
Preciso de um psiquiatra/psicólogo especialista em Transtorno Explosivo Intermitente. Podem recomendar algum especialista nesta área?
RESPOSTA DO MÉDICO:
Esta doença não está caracterizada na classificação Internacional das doenças da organização Mundial de Saúde Cid 10. Em vez disso encontram-se apenas estas perturbações específicas:
-
Comecei a ter dificuldade de mastigar, engoli e falar há 3 meses. Fui diagnósticada com ansiedade. I
Comecei a ter dificuldade de mastigar, engoli e falar há 3 meses. Fui diagnósticada com ansiedade. Isso é sintoma de ansiedade mesmo? Quanto tempo demora pra melhorar? Estou tomando ansitec e escitalopram.
RESPOSTA DO MÉDICO:
Sim, pode ser ansiedade e a medicação parece ser adequada. Espero que comece a melhorar rapidamente mas para um tratamento eficaz deve fazer uma psicoterapia com o médico ou psicólogo habilitados
-
O meu filho teve duas vezes uma situação de, julgamos, ataque de pânico, num treino de natação. Sent
O meu filho teve duas vezes uma situação de, julgamos, ataque de pânico, num treino de natação. Sentia falta de ar e o coração a bater muito... Foi-lhe aconselhado por um psiquiatra tomar dropax. Ele está reticente e diz que não quer tomar, tem receio das consequências...
O que lhe posso…RESPOSTA DO MÉDICO:
Acho que deve procurar convencer a seu filho. O Dropax chama-se Paroxetina, e é um anti depressivo muito usado e com muito poucos efeitos secundários. Parece ser indicado para este caso.
-
comecei a tomar victan hoje, quanto tempo demora até me começar a sentir melhor? dias? semanas?
comecei a tomar victan hoje, quanto tempo demora até me começar a sentir melhor? dias? semanas?
RESPOSTA DO MÉDICO:
Sim, o efeito é imediato. Mas talvez você não esteja a ser bem medicado porque muitas vezes o victan deve ser acompanhado por outros medicamentos
-
Boa tarde, Uma pessoa com transtorno de personalidade borderline com todos os sinais do transtorn
Boa tarde,
Uma pessoa com transtorno de personalidade borderline com todos os sinais do transtorno pode ter estes seguintes sintomas:
1. Falta de empatia, por exemplo: não chorar no funeral do avô;
2. Gostar de se isolar e ficar a jogar o dia inteiro?;
2. Pode…RESPOSTA DO MÉDICO:
Sim. Estes sintomas podem configurar um quando Borderline mas também podem representar uma doença diferente
-
Boa tarde, Pretendo tomar broncho vaxom como fiz nos 2 outono/ inverno passados, mas pela primeira
Boa tarde,
Pretendo tomar broncho vaxom como fiz nos 2 outono/ inverno passados, mas pela primeira vez estou medicada com anti depressivos (sertalina 50mg manhã, trazon AC 150mg e quetamed 50mg ao deitar).
Posso tomar broncho vaxom sem problemas?
RESPOSTA DO MÉDICO:
Pode sim porque o bronco vaxom é um lisado de bactérias que defendem o sistema imunológico e não interfere com os outros medicamentos
-
Olá, doutores. Minha pergunta é para casos de Ansiedade Generalizada e Pânico. Se antipsicóticos BL
Olá, doutores. Minha pergunta é para casos de Ansiedade Generalizada e Pânico.
Se antipsicóticos BLOQUEIAM a dopamina/serotonina, por que alguns médicos os receitam juntamente com antidepressivos (que POTENCIALIZAM a serotonina)? Não fica "elas por elas"?RESPOSTA DO MÉDICO:
Olá. Não ficam ela por ela. Os antipsicóticos não bloqueiam a serotonina mas agem através da dopamina
-
Sofro de ansiedade , com ataques de pânico , levanto me de manhã com o corpo a tremer parece k fico
Sofro de ansiedade , com ataques de pânico , levanto me de manhã com o corpo a tremer parece k fico bloqueada nem consegui ir trabalhar , tomo Sertralina 50mg , agora a médica dobrou a dose para 100mg e fazia victan em sos, e a médica substitui por sedoxil , será que vou melhorar?? Obrigada
RESPOSTA DO MÉDICO:
Certamente vai melhorar mas o sedoxil, se for tomado pelo menos 1 vez por dia, também pode fazer habituação.
Eu ainda prefiro o victan em SOS
-
Bom dia, Sou um indivíduo muitíssimo ansioso e em casos mais extremos resulta em ataques de pânico
Bom dia,
Sou um indivíduo muitíssimo ansioso e em casos mais extremos resulta em ataques de pânico que me deixam completamente inapto. Isso significava uma vida absolutamente limitada devido ao medo dos ditos ataques (AP). No ano de 2015, depois de concluir que já não conseguia entrar…RESPOSTA DO MÉDICO:
Acho que a sua doença tem tratamento mas deve consultar um psiquiatra
-
Boa noite, fui diagnosticada como sendo bipolar qual o melhor estabilizador de humor já tomei lítio
Boa noite, fui diagnosticada como sendo bipolar qual o melhor estabilizador de humor já tomei lítio mas não gostei tive muito sintomas adversos ( sou bipolar tipo ll ) neste momento estou a tomar lyrica como estabilizador será que é suficiente? Estou na fase de depressao já estive pior estou…
RESPOSTA DO MÉDICO:
Pode utilizar outros medicamentos mas não deve parar o que está a tomar sem consultar um psiquiatra
-
Boa tarde, estou a amamentar exclusivamente, minha bebe tem quase 2 meses, gostaria de saber de poss
Boa tarde, estou a amamentar exclusivamente, minha bebe tem quase 2 meses, gostaria de saber de posso comer salmão cru... por conta do mercúrio que ele contém por estar associado a possíveis problemas neurológicos..
ObrigadaRESPOSTA DO MÉDICO:
O salmão poderá eventualmente ter algum mercúrio mas sempre abaixo das doses limites. De outro modo não estaria no mercado. Não se deve exagerar na sua toma
-
Boa tarde estou a tomar aripiprazol, alprazolam e risperidona tem algum problema eu beber 2 ou 3 lat
Boa tarde estou a tomar aripiprazol, alprazolam e risperidona tem algum problema eu beber 2 ou 3 latas de redbull por dia?
RESPOSTA DO MÉDICO:
Eu, no seu lugar contentava-me com uma, no máximo duas, e só em certos dias
-
Estou tomando amitriptilina para as enxaquecas, também tomo brupopioma e vortioxetina para depressão
Estou tomando amitriptilina para as enxaquecas, também tomo brupopioma e vortioxetina para depressão. Mas estou a engordar. Foi-me receitado o topiramato mas dizem que torna o cérebro lento e confuso. Será que com o topiramato juntamente com o brupopioma não reverte o efeito do cérebro lento?…
RESPOSTA DO MÉDICO:
Possivelmente está a tomar antidepressivos a mais. Consulte um psiquiatra
-
Boa tarde comecei a tomar Escitalopram 10 mg durante 4 dias meio agora à 7 dias comecei a tomar um d
Boa tarde comecei a tomar Escitalopram 10 mg durante 4 dias meio agora à 7 dias comecei a tomar um de vez enquanto sinto-me sem forças será do comprimido.
RESPOSTA DO MÉDICO:
Não me parece. Consulte o seu médico
-
Se alguém com bipolaridade estiver num estado hipomaníaco/maníaco, isso vê-se nas análises ao lítio,
Se alguém com bipolaridade estiver num estado hipomaníaco/maníaco, isso vê-se nas análises ao lítio, por exemplo? Ou as mesmas podem aparentar estar tudo bem?
A pessoa em questão tem bipolaridade e toma priadel apenas há cerca de 6/7 anosRESPOSTA DO MÉDICO:
As análises ao lítio ajudam a ver, porque devem estar dentro da janela terapêutica
Perguntas frequentes
-
Ola boa tarde.. tirei o aparelho no braço dia 15 de abril e até hoje já tem 1 mês e tal que a menstr
Poderá acontecer existir um atraso na vinda da menstruação , já está a tomar…