Boa tarde. Foi-me prescrita Desvenlafaxina na dose mais baixa. 1. Qual a diferença entre Desvenlafax

1 respostas
Boa tarde. Foi-me prescrita Desvenlafaxina na dose mais baixa. 1. Qual a diferença entre Desvenlafaxina e Venlafaxina? 2. Por que razão só foi comercializado agora em Portugal? 3. Como é que atua na dose mínima? 4. E quais são os efeitos secundários ? 5. É adequado para quem NÃO tem depressão major mas está a atravessar um período de ansiedade somatizada?
Bom dia.

As questões que nos coloca devem ser esclarecidas junto do médico prescritor antes de iniciar o tratamento.
De qualquer forma transmitirei alguma informação que solicita.

1. A desvenlafaxina é o princípio ativo da venlafaxina. Quer isto dizer que a ação da venlafaxina depende da conversão metabólica na desvenlafaxina.

2. A primeira vantagem: a venlafaxina é mais eficaz porque os níveis séricos da venlafaxina são mais imprevisíveis do que os da desvenlafaxina. Se o utente estiver a tomar outra medicação que seja igualmente metabolizada pela mesma enzima que converte a venlafaxina na desvenlafaxina os níveis séricos da molécula ativa são mais baixos. Outra vantagem relacionada com a metabolizaçào é que a desvenlafaxina interfere menos com outros medicamentos que o utente faça.

3. Ambas moléculas aumentam a serotonina e a noradrenalina mas a desvenlafaxina aumenta mais a noradrenalina que é mais ativadora, tem mais efeitos nas alterações vasomotoras e insónia da menopausa e talvez na dor.
As depressões com sintomas somáticos ou os sintomas somáticos sem depressão manifesta, habitual nos transtornos somatoformes, onde o fundo depressivo é larvar (escondido), respondem melhor à noradrenalina do que à serotonina.

4. Pelas razões atrás referidas as doses de desvenlafaxina eficazes são bem menores do que as da venlafaxina (50 mg ou no máximo 100). Por questões de adaptação à molécula há quem inicie o tratamento com 25 e suba ulteriormente para 50. Faz-se o mesmo na redução.

5. Efeitos colaterais similares à venlafaxina: náuseas, aumento da tensão arterial, tremor, obstipação ou dificuldade em iniciar a micção. Pode aumentar o tempo de hemorragia se estiver a fazer medicação com este efeito (aspirina). Não se deve administrar no glaucoma de ângulo fechado.

Consulte a bula se tiver efeito colateral (não antes) e consulte o médico que prescreveu.
As melhoras!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!