Perguntas do paciente (202)

  • Boa tarde! Sofro de ansiedade há já alguns anos e tomava medicação entretanto deixei de a tomar porq

    Boa tarde! Sofro de ansiedade há já alguns anos e tomava medicação entretanto deixei de a tomar porque sentia que não estava a fazer nenhuma diferença. Agora só tomo os medicamentos sos que me tinham receitado ( Victan 2mg), não tomo todos os dias mas basicamente dia sim dia não há quase um mês.…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Deve consultar um psiquiatra. Eles têm a capacidade de alterar a medicação


  • Estou neste momento a fazer sertralina teva 50mg (já não tomo à3 dias por desleixo mesmo), 1 comprim

    Estou neste momento a fazer sertralina teva 50mg (já não tomo à3 dias por desleixo mesmo), 1 comprimido todas as manhãs e victan 2mg em sos... quando descobri através da minha médica que estava com depressão e à 3 anos para cá ataques de pânico e ansiadade sendo que foi 1 no primeiro ano, 3 no…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Deve consultar um psiquiatra. Eles têm a capacidade de alterar a medicação


  • Por favor eu tomou Desvenlafaxina aqui em Lisboa não tem eu poço tomar a venlafaxina é a mesma coisa

    Por favor eu tomou Desvenlafaxina aqui em Lisboa não tem eu poço tomar a venlafaxina é a mesma coisa obrigada

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    A devanlafaxina é um metabolito da venlafaxina e portanto muito semelhante. Penso que não se vende em Portugal, onde é substituído pela venlafaxina


  • Bom dia tenho depressão cronica já faz 20anos tom a sertalina 100mg tenho fazes muito más como pensa

    Bom dia tenho depressão cronica já faz 20anos tom a sertalina 100mg tenho fazes muito más como pensamentos suicidas
    por vezes sinto quando acordo um aperto no coração e muita tristeza já não sei o que fazer
    algum conselho?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Olá, deve voltar a consultar o seu psiquiatra. Podem ter havido circunstâncias novas na sua vida


  • Estou tomando Esc 20 mg, Wellbutrin 300 mg, lítio 900 mg e pristiq 200 mg, tenho um quadro de tab ti

    Estou tomando Esc 20 mg, Wellbutrin 300 mg, lítio 900 mg e pristiq 200 mg, tenho um quadro de tab tipo 2 e transtorno de compulsão alimentar, comecei a pouco tempo e não venho sentindo melhora psicológica em nenhum sentido, a medicação está correta?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    tem que perguntar ao seu psiquiatra, ou procurar outro


  • Sou bipolar e tenho me queixado ao medico de muitas dificuldades cognitivas, principalmente a falta

    Sou bipolar e tenho me queixado ao medico de muitas dificuldades cognitivas, principalmente a falta de memoria. Ele diz que quanto a isso nao se pode fazer nada mas eu li que a medicaçao piora esse efeito. Nao poderá haver melhorias se a medicaçao for trocada? Ou todas sao iguais

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Sim, pode haver, mas necessita consultar um psiquiatra para fazer a troca


  • Sofro faz 6 anos com ansiedade, todos me dizem que devo tomar medicação mas tenho muito muito medo d

    Sofro faz 6 anos com ansiedade, todos me dizem que devo tomar medicação mas tenho muito muito medo dos efeitos colaterais. Nunca tentei nenhum antidepressivo...

    Fazer um daqueles testes genéticos (tipo GeneSight) para determinar quais os medicamentos bons ou maus para mim, sei…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Olá. Nenhum destes medicamentos provoca discinésias tardias, nem precisa de nenhum teste genético, que às vezes ainda ilude mais. Fale diretamente com o seu psiquiatra porque é muito fácil escolher…


  • Ola. Estou a amanentar um bebe de 6 meses e queria saber se tomar em sos o victan ou diazepan faz

    Ola.
    Estou a amanentar um bebe de 6 meses e queria saber se tomar em sos o victan ou diazepan faz mal? Tenho crises de ansiedade quando saiu do meu local de conforto.
    Obrigada

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Faz mal, sim. Necessita consultar o pediatra do bébé ou o seu ginecologista ou obstetra


  • Boa noite. Ando a tomar a pilula (minigeste) faz 9 dias, e recentemente foi me receitado alprazola

    Boa noite.
    Ando a tomar a pilula (minigeste) faz 9 dias, e recentemente foi me receitado alprazolam, e esqueci me de me informar se havia algum problema em tomar ambos. Agora estou na duvida de tomar ambos, porque já vi em bastantes sites que diziam que não havia problema, mas também…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Não interfere


  • A minha questao e que a minha esposa e bipolar tem crises de ansiedade e ja tomou o priadel o qual j

    A minha questao e que a minha esposa e bipolar tem crises de ansiedade e ja tomou o priadel o qual ja a bastantes anos so que provocou enfecao no rins pois agora esta com outro medicamento mas a crise de ansiedade nao passa gostaria de saber se tem cura esta doenca e tratamento para ela nao se…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Sim, tem tratamento. Também já tive problemas enquanto psiquiatra ao receita ro Priadel. Consulte o seu psiquiatra


  • Estou grávida tomava floxtina alprazolan e quetiapina. Manteve a quetiapina trocou o alprazolan por

    Estou grávida tomava floxtina alprazolan e quetiapina. Manteve a quetiapina trocou o alprazolan por dialsepan e retirou a floxtina, mas eu tenho notado em mim que não ando nada bem, mudo de homor constante, choro muito, assim do nada mudo completamente e fico desgostosa da vida.... Eu penso que…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Olá, deve conferir estas receitas com a sua obstetra


  • Bom dia, tenho uma situação complicada em casa queria saber de um psiquiatra como vou tratar um jove

    Bom dia, tenho uma situação complicada em casa queria saber de um psiquiatra como vou tratar um jovem em profunda depressao que só se desloca para ir ao dentista está fechado há 2 anos em casa, come dorme e internet parte coisas e virou agressivo comigo, há possibilidade de assistência ao domicílio…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Olá. Deve seguir as orientações da Delegada de Saúde. Neste caso a polícia não tem que opinar. Só deve acompanhar


  • A depressão e a ansiedade conseguem ser totalmente curadas através de tratamento com antidepressivos

    A depressão e a ansiedade conseguem ser totalmente curadas através de tratamento com antidepressivos ou para haver a remissão total da sintomatologia depressiva e ansiosa é sempre necessário tratamento psicoterapêutico?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Às vezes são necessários ansiolíticos e antidepressivos. Outras vezes basta a psicoterapia.
    Além disso podem tornar-se crónicos, necessitando sempre, neste caso, de tratamentos farmacológicos.


  • Fiz uma TAC e deu alargamento dos sulcos dos lobos frontais, com redução do volume encefálico. Tenho

    Fiz uma TAC e deu alargamento dos sulcos dos lobos frontais, com redução do volume encefálico. Tenho 48 anos. Há muitos anos que tenho problemas de depressão e borderline. É normal ter redução do volume encefálico aos 48 anos? Há algo que se possa fazer para melhorar?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Consulte um neurologista ou um psiquiatra


  • Boa tarde. Sofro de ansiedade. Fico com muita falta de ar e tremores mas o que mais me incomoda é qu

    Boa tarde. Sofro de ansiedade. Fico com muita falta de ar e tremores mas o que mais me incomoda é quando estou a trabalhar ou até mesmo fora do trabalho começa a dar-me grandes dores de barriga que me custa muito a controlar e nem sempre consigo é isso causa-me transtorno principalmente no trabalho…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Esta situação deve ser vista como um todo. Parece-me bem uma consulta ao médico de família e ao psiquiatra


  • Zolpidem (Stilnox CR) Gostaria de perguntar, se o fármaco acima mencionado, de facto causa depend

    Zolpidem (Stilnox CR)

    Gostaria de perguntar, se o fármaco acima mencionado, de facto causa dependência, apos as 4 semanas de toma. Faço tal pergunta, pois neste mesmo fórum, as doutas respostas, são dispares, já li que sim, mas também que não.

    Muito grato.

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Se tomar 1 ou 1,5 ao deitar não causa dependência. Se tomar mais pode causar


  • Olá. N me sinto nada normal, tenho cada vez mais acessos de raiva , tem a ver com ciumes/vinganças,

    Olá. N me sinto nada normal, tenho cada vez mais acessos de raiva , tem a ver com ciumes/vinganças, coisas q me magoaram no passado, e eu sei que tenho razão... É claro q tb n devia gritar e ter surtos e ser como sou, mas n sei o q fazer, já fui a psiquiatria, tou a tomar topiramato... E outro…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Não se esqueça que uma relação envolve também os sentimentos da outra pessoa e não apenas os seus. Acho que está a sofrer muito e aconselho uma consulta de psiquiatria


  • Bom dia, a minha filha de 20 anos precisa acompanhamento regular (psicoterapia) que a ajude a lidar

    Bom dia, a minha filha de 20 anos precisa acompanhamento regular (psicoterapia) que a ajude a lidar com os seus problemas. Desde os 16 anos que toma medicação e é acompanhada por psiquiatras ( já mudou algumas vezes de psiquiatra). Desta vez vai à mesma há quatro meses ( 1 consulta por mês) e…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Faz-se em qualquer hospital psiquiátrico da rede pública, embor possa haver algumas exceções


  • Tive um stress pos traumatico e fiquei 9 meses de cama com sentimentos de culpa, sempre a reviver o

    Tive um stress pos traumatico e fiquei 9 meses de cama com sentimentos de culpa, sempre a reviver o momento e a acordar com pesadelos sobre o acontecimento, quase nao dormia. Cheguei a ter pela primeira vez delirios de influencia e controlo durante esses 9 meses.
    Esse tipo de delirios…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Acho a palavra delírios exagerada, a não ser que tenha outra doença para além do stress pós traumático


  • Tenho um tio esquizofrênico e fui diagnosticada com TAB. Depois dum stress pós traumático tive 9 me

    Tenho um tio esquizofrênico e fui diagnosticada com TAB.
    Depois dum stress pós traumático tive 9 meses de cama com sentimos de culpa, insónias, pensamentos recorrentes do sucedido, sonhos sobre o sucedido, delírios de referência, controlo e influência.
    Será que se enganaram no diagnóstico…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    O diagnóstico pode estar correto mas tenho que confirmar isso tudo com um médico psiquiatra


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.