Tenho um namorado com TOC, diagnosticado

6 respostas
Tenho um namorado com TOC, diagnosticado e com tratamento durante 3 anos. Deixou a medicação e o acompanhamento e n quer voltar a fazê lo. Todas as compulsões voltaram e tem constantemente pânico de prejudicar os outros e a ele. Está a ser prejudicial para a nossa relação.O que posso fazer p ajudar?
A única forma de o poder ajudar será de fazer tudo que esteja ao seu alcance para convencê lo a voltar ao acompanhamento médico e psicológico. Só dessa forma voltará a ter melhorias. O Toc sendo uma psicopatologia terá sempre algumas sequelas ao nível comportamental. No entanto é fundamental que esses comportamentos e estados emocionais se compatibilizem com a sua vida pessoal e profissional. Um dos receios comuns dos pacientes que abandonam tratamentos a meio é a vergonha em voltar a consultar os mesmo profissionais de saúde pelo medo de ser julgado por isso. Pode usar como estrategia propor lhe outros profissionais de saúde diferentes do que o estavam a seguir anteriormente para quebrar esse eventual receio. Pode também numa primeira fase começar por um acompanhamentos psicológico de preferência com uma orientação cognitivo comportamental onde são obtidos bons resultados para esta psicopatologia. Posteriormente será mais fácil convencê lo a ter acompanhamento médico.
A melhor forma de o apoiar é convencê-lo a voltar a consultar um profissional. A Terapia Cognitiva-comportamental tem resultados muito positivos no tratamento destas sintomatologias. Tente convencê-lo sem pressões e com muita calma de modo que ele perceba que a sua vida está a ser afetada e que precisa de ajuda. O seu namorado tem de perceber que todos estes factores condicionam a sua vida e que nunca é tarde para voltar a tentar.

Uma sugestão que deixo é que apenas questione o seu namorado sobre o que ele pensa acerca da qualidade de vida que está a ter neste preciso momento?! E o que ele quer e pode fazer para reverter essa situação?!
O caminho existe a direção é uma escolha!
Encontro-me disponível para o ou vos ajudar!
Boa Sorte!
Procure aconselhá-lo a voltar aos tratamentos. Se estiver descontente com os profissionais anteriores poderá mudar de médico ou de psicólogo. Dada a gravidade dos sintomas parece-me que uma medicação psiquiátrica é indispensável
É imprescindível que ele retome os tratamentos, pois o TOC é um quadro crônico.
A melhor maneira de o ajudar é convencê-lo a retomar o acompanhamento. Mas, se sentir insatisfeito com o terapeuta poderá mudar de terapeuta.