Bom dia, como devo tratar um problema de ansiedade e poc, devo ir ao psicológico ou psiquiatra?
Bom dia, como devo tratar um problema de ansiedade e poc, devo ir ao psicológico ou psiquiatra?
12 respostas
Boa tarde. A medicação pode ajudar em ambas as situações. Mas os resultados da psicoterapia são mais duradouros porque aprende a controlar a ansiedade e os seus comportamentos. Desejo-lhe as maiores felicidades. Cumprimentos José Armindo
Boa tarde, Se de facto já tem a confirmação desse diagnóstico pela especialidade (Psiquiatra), a combinação de ambas as é fundamental. As boas melhoras. Disponha! Melhores cumprimentos,
Olá, o ideal é que vá aos dois profisisonais, pois a associação entre a psicoterapia e o tratamento medicamentoso costuma proporcionar melhores resultados. Ao dispor
As perturbações de ansiedade incluindo a poc devem ser tratadas com psicoterapia ou eventualmente com uma conjugação de psicoterapia e medicação. Poderá recorrer a qualquer um dos profissionais para uma observação inicial o qual avaliará a situação e lhe indicará certamente se justifica ou não uma abordagem multidisciplinar de ambas as especialidades ou seja psicoterapeutica (com o psicólogo) e psicofarmacológica(com o psiquiatra) Ao dispor
Bom dia, idealmente deverá procurar ajuda de uma equipa multidisciplinar com psiquiatra e psicólogo, uma vez que as duas intervenções são complementares e os resultados terapêuticos são melhores quando conjugados. Votos de felicidades!
O tratamento e/ou moderação sintomática da perturbação deve ser objecto de intervenção psiquiátrica. A compreensão e abordagem para resolver a razão da ansiedade serão de trabalhar com o psicólogo. Sessão WEB
Bom dia . Terá mais resultados se procurar um psiquiatra para reduzir os comportamentos mais rapidamente e a ajuda psicológica paras compreender a causa desse sintoma e puder aprender a controlar a ansiedade e reduzir os mecanismos. Ao seu dispor. Os meus cumprimentos.
Deverá conjugar tratamento psicológico e psiquiátrico em simultâneo. A Psicoterapia é que vai ajudá-lo a evitar recaídas. Ao seu dispor! Consultas online e Presenciais Psi Anabela do Rosário Cruz
Olá, bom dia! Espero que se encontre bem. Depende da gravidade das duas condições que refere. Depende do grau de sofrimento, da gravidade dos sintomas da ansiedade, do tempo que investe em rituais e obsessões… e o quanto estas duas condições prejudicam a seu bem-estar, a sua vida laboral, social e familiar. Nos casos mais graves, normalmente o tratamento mais eficaz passa pelas duas especialidades, uma complementa a outra. Um abraço!
Boa noite. Idealmente deverá ser acompanhado pelos dois. Mas poderá começar pelo psicólogo e ele também o irá ajudar nesta questão. As melhoras!
Boa pergunta. Para a ansiedade e para a perturbação obsessivo-compulsiva (TOC), o profissional indicado é o psicólogo. É a psicoterapia — em particular a terapia cognitivo-comportamental, na modalidade de exposição com prevenção de resposta no caso do TOC — que constitui a abordagem com mais evidência e resultados nestas situações, por trabalhar diretamente na origem do problema e nas ferramentas para lidar com ele no dia a dia. Um bom ponto de partida é, por isso, uma avaliação com um psicólogo: é aí que se percebe o que está por trás da ansiedade e do TOC e se define o acompanhamento adequado. Caso, nessa avaliação, se verifique que faz sentido articular também com a psiquiatria — por exemplo, em quadros mais intensos em que a medicação possa apoiar o processo —, isso é depois ponderado em conjunto. Mas o passo inicial é procurar acompanhamento psicológico. Se quiser, pode agendar uma primeira consulta.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.







