Olá. Tenho TOC desde os 11 anos, recentemente (após uma espécie de surto que tive) fiz 2 meses de te
2
respostas
Olá. Tenho TOC desde os 11 anos, recentemente (após uma espécie de surto que tive) fiz 2 meses de terapia, o que me ajudou a lidar melhor com isso. Mas ainda restou um problema: meu TOC de contaminação, especialmente focado em DSTs e meu medo de agulhas, que se "juntaram". Quando estou em locais muito cheios (metrô, shoppings) começo a sentir dores na pele como se fossem agulhas mesmo, é muito real e obviamente o meu TOC de contaminação ataca e eu fico pensando se alguém não me furou para tentar me contaminar. Apesar de saber que esse medo é irreal (houve um tempo em que eu não sabia diferenciar o que era ou não real, mas agora sei na maior parte das vezes), não tenho controle sobre isso, porque essas dores na pele acontecem do nada e parecem MUITO reais. Daí eu caio num looping de não querer verificar a pele (compulsão) e ao mesmo tempo penso "e se?" e tenho medo de acabar sendo negligente com minha saúde física (pois apesar de casos assim serem incomuns, podem acontecer). Essa sensação de constante impasse e ansiedade está acabando com a minha vida. Gostaria de saber se algum psicólogo/psiquiatra viu algum caso assim e saberia me ajudar????
Olá. Pelo que descreve, sugiro mesmo que consulte um profissional. Como psicóloga, acompanho vários casos de POC e terei todo o gosto em ajudar. Técnicas como o Brainspotting e o EMDR podem ser uma mais valia. Bem haja.
Sugiro que marque uma consulta com um/uma psicanalista para avaliar da sua indicação para realizar tratamento psicanalítico. O Instituto de Psicanálise em Lisboa tem consultas a preços controlados e tem bons profissionais.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Boa noite! Sou estudante da Universidade e sofro de TOC desde criança. Tenho um cheque psicólogo e gostava de procurar ajuda mais especializada neste distúrbio. Seria possível me indicar profissionais de saúde com essa especialização e que aceitem o cheque? De preferência no distrito de Leiria ou Castelo…
- Boa noite! Penso que sofro de TOC desde miúda. Começou aos 14 anos com uma excessiva preocupação com contaminação. Lavava a mãos em demasia e desinfectava com álcool. Muito mais tarde já com cerca de 27 anos comecei a sentir de novo fobia de contaminação mas desta vez especificamente ligada a doenças…
- Olá, a minha esposa tem um problema de (TOC) e eu gostaria de a ajudar convosco, ou até eliminar o problema. Ou seja, a minha esposa necessita de quando passa num interruptor de luz,tocar várias vezes ao dia durante alguns segundos, assim como também se passa o mesmo com torneiras, botões de autoclismo,…
- Tenho sintomas de transtorno obsessivo compulsivo desde por volta dos 5 ou 6 anos, que foram variando com o meu crescimento. Tenho obsessões e compulsões, atualmente uma delas é verificar se o fogão está realmente desligado, por receio de haver uma vazamento de gás, mas é algo fora do normal, repetidas…
- Bom dia o meu filho tem problemas em se relacionar com pessoas que não conhece, então desde que ficou em casa está ainda pior.. Tem 18 anos e acho que tem alguns sintomas de TOC, pois verifica várias vezes as coisas antes de sair de casa e prefere sempre não conviver com pessoas para alem de um grupo…
- boa tarde, aos 12 anos existem já evidências da doença? Obrigada
- De forma a confirmar a existência de um Transtorno obsessivo-compulsivo, a que especialidade se deverá recorrer em primeiro lugar, psicologia ou psiquiatria? Obrigado.
- Bom dia, como devo tratar um problema de ansiedade e poc, devo ir ao psicológico ou psiquiatra?
- Tenho pensamento obsessivo e muitas vezes paranóico.. Sempre tive... 2 anos em psicoterapia em diferentes psicologos e isto não muda... Ja virei a minha infância ao contrario, não posso meditar pois aumenta a minha sensação de despersonalização, não tenho traumas nem fobias... não ha nada a fazer a teraia…
- É possível ter TOC, mas não apresentar comportamentos ritualísticos?
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 27 perguntas sobre Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.