Olá, a minha esposa tem um problema de (TOC) e eu gostaria de a ajudar convosco, ou até eliminar o p

4 respostas
Olá, a minha esposa tem um problema de (TOC) e eu gostaria de a ajudar convosco, ou até eliminar o problema. Ou seja, a minha esposa necessita de quando passa num interruptor de luz,tocar várias vezes ao dia durante alguns segundos, assim como também se passa o mesmo com torneiras, botões de autoclismo, lavar as mãos com água corrente, lavar loiça á mão,porta do carro, cinto de segurança etc... Mas quando chega a noite antes de deitar,ela faz o mesmo procedimento mas já com alguns minutos em cada interruptor, almofadas etc... Isto tem vindo a piorar bastante e ela fica exausta mesmo eu tentando que ela não o faça, puxando-a etc... Já falei com ela várias vezes para fazermos um tratamento mas ela recusa sempre e foge ao tema da conversa. Gostaria de saber a vossa opinião e ajuda, quais são os passos a dar para que ela tenha uma vida saudável sem este problema.
Boa noite,

Desde já agradeço que nos tenha colocado a questão, lamentando todo o desconforto que a sua esposa e família possam estar a sentir.
Seria muito importante que a esposa fosse consultada pela especialidade, o mais breve possível para que se pudesse fazer uma avaliação.
Se continuar a demonstrar resistência em vir a uma consulta de Psicologia Clínica ou Psiquiatria, sugiro que procure o/a Médico/a de Clínica Geral/Familiar.
Mais informo que nas POC's há maior probabilidade de melhor prognóstico quando o acompanhamento é realizado por psicoterapia e psiquiatria.

Mantenho ao dispor.

Melhores cumprimentos,

Boa tarde. Lamento muito o sofrimento e desconforto causado pela situação que apresenta. É muito importante que a sua esposa faça uma avaliação e que inicie um processo de psicoterapia junto de um Psicólogo. Também, torna-se crucial a procura de um Psiquiatra para um acompanhamento multidisciplinar. Atendendo à resistência que a sua esposa apresenta, seria importante ela conversar com alguém, se possível, da área da saúde. O primeiro passo é sempre difícil, no entanto, poderá sempre experimentar ir para ver como se sente e caso não se sinta confortável, ter essa comunicação aberta com o profissional. Melhores cumprimentos, Vera Faria.
Boa noite,
Lamento pelo sofrimento que têm estado a passar. O primeiro passo já foi dado por si, reconhecer que um ente querido está em sofrimento psíquico é fundamental para que o possa ajudar. Neste caso, o acompanhamento Psicológico semanal é de extrema importância, bem como ser seguida por um Psiquiatra.
Esta resistência por parte da sua esposa, é também um indicativo de que precisa de ajuda de profissionais qualificados. Poderá sugerir primeiro uma on-line consulta com um Psicólogo, para que a mesma se sinta mais confortável, pois não terá o esforço inicial de sair de casa para conversar com um profissional de saúde.

Atenciosamente.

Tatiana Espírito Santo
Bom dia.
Faço-lhe uma vénia pela compreensão e tentativa de ajuda que quer proporcionar à sua esposa, da qual todos beneficiarão.
A TOC tem uma componente ansiógena muito elevada, sendo que é importante investigar a origem desta ansiedade e sua manifestação através dos comportamentos-ritual, a fim de os reduzir bastante ou mesmo eliminar.
Um psicoterapeuta com abordagem EMDR parece-me ser o mais indicado.
Abraço,
Teresa Chuva