Tenho ansiedade , fico com falta de ar e fadiga. Agora com esse negócio de corona virus estou muito

9 respostas
Tenho ansiedade , fico com falta de ar e fadiga. Agora com esse negócio de corona virus estou muito ansiosa e com medo , pq nao sei se minha falta de ar é só por conta da ansiedade. Eu estou de quarentena, não saiu pra nada , lavo bem as mãos, sou neurótica. Basta alguém chegar perto de mim ja me passo álcool. A falta de ar pode ser por conta da ansiedade?
Boa tarde. Deverá procurar apoio psicológico com a máxima brevidade. Para o efeito aconselho-a a fazer uma marcação de por video-consulta. Do que necessitar disponha.
Convidamo-lo para uma consulta: Consulta online de psicologia - 50 €
Pode agendar uma visita através do site Doctoralia, clicando no botão "Marcar uma visita".
Olá. Pelo seu relato parece-me que não apresenta outros sintomas relacionados ao Covid-19. por outro lado, diz que já sofria, antes da pandemia, de ansiedade caracterizada por falta de ar e fadiga. Sendo assim, é bastante provável que a sua ansiedade tenha sido agravada pelo estresse decorrente ao vírus. Estou à disposição caso deseja marcar uma video-consulta. Cumprimentos
A falta de ar e/ou o "peso" na zona do peito são sintomas recorrentes associados a estados de ansiedade generalizada, bem como os pensamentos recorrentes associados a uma preocupação que poder ser ou não, neste caso, excessiva, sendo de difícil controle. A fadiga fácil também é outro sintoma comummente presente nos casos de ansiedade generalizada. Em caso de suspeita real que possa estar contaminada (se tiver tosse, febre, ou falta de ar) a DGS preconiza que se ligue para o SNS24.
A psicoterapia tem demonstrado ganhos nesse tipo de sintomas, quando associados à ansiedade, que podem ser muito incapacitantes e debilitantes, com o uso de diferentes estratégias combinadas.
Bom dia deve procurar apoio psicológico com brevidade. Está a ter grandes picos de ansiedade e entra em pânico
Poderá fazer consultas online
Ao seu dispor
Bom dia
Espero que, tirando as queixas que apresenta, se encontre de boa saúde.
Para começar, quero dizer-lhe que não tem quaisquer sinais ou sintomas da COVID-19. As suas queixas são, claramente, de tipo ansioso. De facto, a ansiedade torna-se mais aflitiva devido a múltiplos sinais orgânicos que lhe estão associados, nomeadamente a falta de ar e a fadiga. Nestas situações recomenda-se uma Psicoterapia de execução rápida e muito incisiva, afim de a libertar desse desconforto ou ensinar a forma de lidar com ele. Não será difícil. Claro que, nesta fase só poderá ser por teleconsulta. Entretanto e apenas por precaução, continue em casa a não ser que tenha trabalho obrigatório fora dela. Neste caso, não esqueça as luvas e a máscara. Tudo de bom. Abraço.
Sim, a falta de ar pode ser da ansiedade. A ansiedade generalizada e o ataque de pânico podem causar dores no peito e dificuldade de respiração, bem como pensamentos intrusivos e automáticos, dando a impressão de que não tem controle sobre seus pensamentos. A linha SNS 24 conta com apoio psicológico emergencial, da qual faço parte. (opção 4). É importante também que procure, assim que possível, um psicólogo para fazer aconselhamento psicológico ou psicoterapia por video-chamadas e tratar da ansiedade para evitar a ter novas crises no futuro. Também estou disponível para consultas por vídeo chamada. Tente respirar, focar na sua respiração e procurar pensamentos que lhe acalmem nos momentos mais críticos da ansiedade. Que tudo fique bem e as melhoras!
Bom dia,

É muito provável que a falta de ar que sente seja a componente fisiológica da ansiedade exacerbada pela situação de pandemia (certas pessoas tem mais pré-disposição para a ansiedade e situações como estas precipitam a ansiedade; a falta de ar é a forma com a sua ansiedade se expressa no corpo). Pelo seu relato é notória uma preocupação com a dúvida se a falta de ar é causada pelo virus ou por mais alguma coisa. Este tipo de preocupação é muito comum nos doentes com pânico (que se preocupam com os próprios sintomas do pânico). Aconselho-a a ter consultas psicológicas por videochamada, por forma a tornar mais realista a componente cognitiva (pensamentos) que tem, e que deverão estar a perpetuar a ansiedade a um nível aparentemente disfuncional, que lhe gera desconforto/sofrimento. Para mais esclarecimentos estou disponível através da página de facebook Consultório de Psicologia Tânia Reis. As melhoras.
Olá. Perante o cenário de pandemia COVID-19 que vivemos, é expectável que nos sintamos ansiosos, com medo, preocupados, tensos e por vezes sem controlo na situação. Se tem um quadro ansioso, a ansiedade pode nos tornar mais nervosos, irritáveis, incapazes de relaxar e de nos concentrarmos. Os pensamentos são repetitivos e negativos o batimento cardíaco aumenta e acelera a nossa respiração contribuindo para a sensação de falta de ar. Sofremos por antecipação, o medo instala-se e leva a ter comportamentos obsessivos e compulsivos conforme a/o--descreve.
Aconselho a enfrentar a sua ansiedade. Concentre-se no aqui e agora, faça atividades que gosta. Concentre-se em cenários alternativos e tente adotar pensamentos realistas e uma atitude positiva. Crie um espaço e um momento diário de relaxamento. Escolha um local da sua casa que lhe transmita tranquilidade e onde se sinta confortável. Uma vez por dia (ou sempre que precisar) use esse espaço para relaxar – ouça música de olhos fechados, faça um desenho ou pinte mandalas, utilize técnicas de relaxamento.
Mantenha-se informado e atualizado, mas use apenas fontes oficiais de informação, como a DGS, a OMS. Fale com amigos e familiares. Partilhe com alguém o que está a sentir e como está a experienciar esta situação.
Se os seus sentimentos de inquietação forem excessivos e persistentes, se se sentir completamente sobrecarregado e desgastado pelos sentimentos de ansiedade, se se sentir ansioso/a durante longos períodos de tempo, se a ansiedade o estiver a impedir de funcionar e fazer a sua rotina diária, se sentir que está a ficar sem controlo PEÇA AJUDA. Contacte-nos e fale com um Psicólogo.
Em primeiro lugar não desespere! Nesta fase de adaptação forçada que todos temos que aceitar é normativo que sinta níveis de ansiedade mais elevados e maior variação no estado emocional.
Se tem historial de ansiedade também pode haver um reativar de sintomas, no entanto, não quer dizer que permaneçam em níveis tão desconfortáveis.
A sensação de falta de ar (que na realidade é o inverso -a entrada excessiva de ar) pode ser da ansiedade sim. Quando essa sensação ocorrer deverá fazer respiração abdominal ( inspirando e expirando profunda e suavemente e certificando-se que é o abdómen que mexe e não o tórax.
Tente limitar o contacto com as noticias e fazê-lo só através de fontes fidedignas.
Não se isole por completo socialize e expresse o que sente dentro do possível.
Uma boa higiene do sono, rotinas diárias definidas, alimentação adequada e exercício físico e técnicas de relaxamento poderão ajudar.
Se vir que está a ser muito difícil para si aceitar, processar e gerir as emoções difíceis que sente e controlar os picos de ansiedade e sintomatologia física associada que refere ( provavelmente hiperventilação com a tal sensação de falta de ar ) deverá recorrer a ajuda dum Especialista na área de Psicologia Clínica/Psicoterapia