Minha mãe faleceu de paragem cardíaca a partir daí fiquei com ataques de pânico e ansiedade levanto

5 respostas
Minha mãe faleceu de paragem cardíaca a partir daí fiquei com ataques de pânico e ansiedade levanto - me muitas noites com a garganta e a boca seca com dificuldade em respirar não sei que fazer, tomo concord para o coração, por vezes é muito assustador pois penso que vou morrer, com a dificuldade em respirar e o aperto no peito e fico com o corpo todo a tremer..,
O que descreve são ataques de pânico. Para esse tipo de problema o mais indicado , rápido e eficaz é a terapia cognitivo comportamental. Felicidades.
O que está a viver é uma reação natural a uma perda muito marcante. Quando perdemos alguém de forma repentina, como no caso da sua mãe, o nosso corpo e a nossa mente podem entrar num estado de alarme constante. Os sintomas que descreve — ataques de pânico, tremores, aperto no peito, boca seca, sensação de falta de ar e medo de morrer — são sinais de que o seu sistema está em sobrecarga.

Este tipo de resposta emocional e física não é sinal de fraqueza, mas sim de que há algo não resolvido a precisar de atenção e cuidado. Técnicas como EMDR ou TCC, entre outras abordagens, têm mostrado grande eficácia em situações como a sua, ajudando a acalmar o corpo, organizar as emoções e recuperar o equilíbrio.

Neste momento, o mais importante é não adiar. Estes sintomas tendem a agravar-se se forem ignorados. Marcar uma consulta com um psicólogo pode ser o primeiro passo para começar a sentir-se melhor e retomar o controlo da sua vida.
Boa tarde.
Ataques de pânico podem levar a outras perturbações, como perturbações de humor, que irão causar maior desiquilíbrio emocional e condicionar ainda mais o seu dia-a-dia, é importante que procure ajuda de um psicólogo para que a situação não se agrave.
Talvez possa ser pertinente começar por trabalhar o processo de luto, que parece-me não ter sido concluído e ter sido experenciado de uma forma traumática. É possível que estejamos já a falar de um trauma, se assim for, quanto mais tempo passar, a sintomatologia irá piorar. Contudo, salvaguardo que este não é um diagnóstico, já que apenas verifiquei aquilo que relata aqui, é de extrema importância marcar uma consulta para ser avaliada, devidamente diagnosticada e a poderem ajudar de forma mais diretiva e efetiva.
Antes de mais lamento a sua perda.
Queria dizer-lhe que o luto é um processo individual tão intenso que pode causar sensações físicas e psicológicas muito semelhantes a um ataque de pânico. A perda de um ente querido pode levar a um aumento significativo do nível de ansiedade. Há uma sensação difícil de perda de controlo. Neste caso, dado o motivo de falecimento da sua mãe ter sido uma paragem cardíaca, também pode criar em si uma sensação de alerta e busca por sinais semelhantes no seu corpo.

- Experimente identificar as situações ou pensamentos que desencadeiam esses ataques de pânico. - Não fique sozinho/a com a sua dor. Procure grupos de apoio ao luto, converse com amigos/familiares.
- Se e esses sintomas persistirem seria importante explorar essas sensações através da ajuda de um profissional na área da saúde mental, tal como um psicólogo, preferencialmente com formação e experiência específica no domínio do luto.

Abraço
Dra. Rita Lemos
Psicólogo
Miranda Do Corvo
Lamento muito pela sua perda. O que está a descrever é uma reação comum após um luto e esses sintomas podem estar ligados à ansiedade. A psicoterapia pode ajudar a lidar com o pânico e o sofrimento emocional que está a viver. Caso queira, posso orientar sobre os primeiros passos.

Especialistas

Pedro Fontes de Oliveira

Pedro Fontes de Oliveira

Psiquiatra

Lourosa

Eva Francisco Pinheiro

Eva Francisco Pinheiro

Psicólogo

Porto

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Adriano S Vaz Serra

Adriano S Vaz Serra

Psiquiatra

Coimbra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 167 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.