Perturbações do comportamento

10 respostas
Boa tarde,
Tenho uma filha com quase 21 anos mas muito imatura. Não tem objetivos de vida, ou melhor, os que tem são sonhos. Não se empenha em nada, esquece de fazer tudo, começa mas não termina nada. Por outro lado é uma menina muito simpática, sempre de sorriso nos lábios e que sabe levar toda a gente. Até ao dia. Descobri, em choque, que tinha traído o namorado com um indivíduo de 30 anos, com uma filha e má fama. Ficámos incrédulos. Foi o próprio namorado (ex ,claro) que veio ter comigo e me contou tudo porque estava preocupado com ela, com os comportamentos lascivos, a ânsia de agradar e com a necessidade de ter ajuda profissional. Aqui reside a minha questão : Psicólogo? Psicoterapeuta? EMDR? Psicoterapia regressiva? Hipnose clínica? Não sei qual o mais adequado, nem tão pouco sei como ajudar pois sempre que tento falar com ela qualquer assunto que não lhe agrade, fica reativa... Obrigado
Olá!
Percebo a sua preocupação e reconheço a sua angustia em querer ajudar. Na minha opinião, a avaliação por um psicólogo, parece-me importante nesta fase. Após essa avaliação, opta-se por uma intervenção ajustada e adequada à sua filha.
Ao dispor.

Bom dia. O primeiro gesto é este, o de querer que a filha seja ajudada. Que a filha também queira ser ajudada.
Um psicólogo poderá fazer a psicoterapia. É importante que a Sua filha, que já tem 21 anos, escolha. Fale com ela, (eventualmente juntas) avaliem várias possibilidades de psicólogos/as, e depois ela própria deverá escolher a qual prsicólogo/a gostaria de recorrer. A primeira consulta serve sempre o propósito de contextualizar e definir o caminho a seguir. Aí poderão também decidir (com base na forma como a filha se sentiu neste primeiro contacto).
Bem haja,
M/ cumprimentos.
Olá! Acredito que uma psicoterapia poderia trazer grandes benefícios para a sua filha. Entretanto, concordo com as colegas, é fundamental, antes de tudo, que ela também sinta esta demanda.
Sugiro que exponha as suas preocupações de maneira franca e direta, mas também acolhedora e empática. Que exponha a possibilidade de um apoio psicológica com calma e naturalidade, buscando perceber como a sua filha reage à sugestão. Não é incomum as pessoas resistirem em um primeiro momento, mas essa abordagem sempre pode render frutos futuros, na medida em que abre as portas para o diálogo, deixando-a mais à vontade para pedir ajuda caso venha a sentir necessidade em algum momento.
Meu gabinete de psicologia fica em Braga e também ofereço a opção do acompanhamento psicoterapêutico online, via Skype para pessoas que não vivem na região de Braga. Caso deseje, estou à disposição.
Cumprimentos
Olá,
Posso entender a preocupação que sente pela sua filha neste momento e a necessidade de procurar ajuda para ela, no entanto, como já foi dito, é fundamental que exista nela a motivação para se ajudar.
Aqui o papel da mãe passará por criar pontes de diálogo, de contacto com a sua filha, sem pressão e mostrando-se disponível para ela, quando ela se sentir preparada para tal. Entendo que por vezes isto não seja fácil, mas é um passo fundamental.
Quanto à abordagem terapêutica, existem várias com diferentes vantagens, mas o primeiro passo será sempre uma avaliação cuidada da situação, por um psicólogo ou psicoterapêuta, para que se possa delinear o tratamento mais adequado.
Estou ao seu dispor para qualquer outra questão.
Os melhores cumprimentos
Paula Águas
O mais importantes é sempre validar as actuais preocupações da sua filha, pois decorrerão duma hiper-exigência consigo própria. Logo é natural que fique reactiva quando lhe dão soluções se ela já tentou tantas vezes sem sucesso...
É com amor que se preocupa, e isso é bom. Entretanto, tente perceber junto dela se estaria interessada em estar com uma pessoa neutra que não julga.
Uma Psicoterapia de média/longa duração é o mais indicado para que adquira uma melhor imagem de si mesma.
Cumprimentos.
Boa noite,

Uma avaliação feita por um psicólogo será a melhor forma de delinear uma estratégia. Pelo que descreve, parece-me que o mais indicado será uma psicoterapia.
Nesta fase, aconselho a falar com a sua filha para chegar a ela da melhor forma, construtiva e motivante para ir a um psicólogo.

Ao dispor,
Jorge Fonte
Bom dia.
Pela descrição, o ideal seria uma avaliação inicial para depois se deliniar qual a melhor terapia a seguir. Importa apenas referir que tem de existir vontade por parte da própria em explorar estas problemáticas.
Boa tarde.
É com dificuldade, pela descrição, que consigo perceber algum problema passível de acompanhamento psicológico. Existem pessoas têm dificuldades em estabelecer objectivos de vida, que têm dificuldades em se empenhar em alguma tarefa, com algum tipo de esquecimento e que foram infiéis e isso não ser sinónimo de ter algum problema psicológico. Aqui o mais importante é comunicar a sua filha que está preocupada com os comportamentos dela. Criar um canal de comunicação empático através do qual a sua filha poderá evidenciar a necessidade de ajuda. Caso assim se verifique poderá então sugerir um avaliação com um psicólogo. EMDR é uma técnica, hipnose clínica é uma técnica, psicoterapia regressiva não sei muito bem o que isso poderá ser. Quem terá que saber o que poderá ser mais adequado quanto a que técnicas a utilizar, caso aplicável, é o psicólogo/psicoterapeuta depois de proceder a uma avaliação, definir diagnóstico e desenhar intervenção. Portanto se a sua filha manifestar vontade de procurar a avaliação de um psicólogo tente procurar juntamente com ela um psicólogo bem recomendado.
Cps
Bom dia. Antes de mais, deverá falar com a sua filha. Terá de ser ela a querer procurar apoio e nesse caso um psicoterapia poderá avaliar que tipo de terapia e intervenção será a mais adequada. Revele a sua preocupação de forma sincera e não invasiva ou autoritária. Obrigada. Ao dispor
Olá, boa tarde!
Espero que esteja bem.
Compreendo a sua preocupação com os comportamentos da sua filha, já adulta.
Infelizmente o apoio psicológico só funcionará se a sua filha estiver disposta a isso e se ela de facto quiser ser ajudada.
Se tudo o que mencionou acima não for um problema para ela, ela sente-se bem assim, o mais provável é não ter vontade de mudar.
Entretanto, se ela tem vontade de alterar a situação atual, poderá procurar um psicólogo ou um psicoterapeuta que trabalhem com questões comportamentais.
Se necessitar de ajuda, para lidar melhor com a sua filha, estarei por aqui.
Espero ter ajudado.
Um abraço!