É comum uma pessoa raciocinar de uma forma e agir totalmente diferente?. Tenho tido dificuldade em d

6 respostas
É comum uma pessoa raciocinar de uma forma e agir totalmente diferente?. Tenho tido dificuldade em diversas áreas da minha vida durante anos por conta disso, é como se meu corpo não correspondesse as atitudes que penso em tomar ou eu quero dizer uma coisa mas sempre falo outra, como se eu fosse uma personagem me limitando a nao sair do meu papel, sinto como se fosse mentalmente uma pessoa e agisse como outra e isso me frustra completamente. Isso é normal ou tenho algum espécie de transtorno?
Olá! Em vossa mensagem não menciona se as atitudes que toma trazem prejuízos para a vossa vida. Entretanto, muitas vezes questões emocionais fazem com que tenhamos comportamentos de autossabotagem. Outra reflexão que pode ser feita é se pensa de determinada maneira porque é o que esperam de si, mas no fundo não são as atitudes que de fato gostaria de tomar.
Em qualquer hipótese, penso que poderia se beneficiar de um processo de psicoterapia, para que a partir do autoconhecimento consiga compreender as razões desse conflito entre pensamentos e comportamentos.
Estou ao dispor em meu consultório em Braga ou para um atendimento online (via Skype).
Cumprimentos
Boa tarde!
O funcionamento mental processa-se entre o raciocínio lógico e as emoções. Há pessoas em que é predominante o raciocínio lógico e noutras é predominante a parte emocional. Isto pode explicar o caso que apresenta e a sua dificuldade em fazer o que são as suas escolhas. Sempre que as emoções comprometem o raciocínio lógico e trazem conflito ou sofrimento a psicologia clínica pode representar uma excelente solução.
Diversos fatores podem estar na base da relação entre o pensamento, a emoção e o comportamento por vezes não estarem em equilíbrio. A terapia cognitivo comportamental é uma opção que a ajudará a interpretar, avaliar e responder de forma adaptativa ao conflito que refere entre o seu pensamento e o comportamento.
Olá,
Muitas vezes a parte racional do ser humano não evolui no mesmo sentido que a parte emocional, podendo trazer algumas dificuldades na tomada de decisão. Seria muito benéfico o acompanhamento psicoterapêutico, no sentido de se compreender melhor e aprender a gerir estas situações. Estou disponível em Lisboa e Torres Vedras.
Cumprimentos
Com a informação que faculta muitas hipóteses podem ser levantadas mas só pode perceber o que se passa depois de um processo de avaliação. O que não deixa dúvidas é que o que está a acontecer pode ser trabalhado de forma a promover um maior alinhamento entre o que pensa e o que sente, entre como quer agir e como vai agir na realidade, de forma a aumentar o seu bem estar, a qualidade de vida e no relacionamento com os outros, satisfação com os resultados que obtém e com as metas que pretende alcançar. Estou à sua disposição presencialmente em Lisboa ou por Skype/zoom. Melhores cumprimentos e um bom resto de dia.
Boa tarde, pelo que descreve reage de forma diferente do que pensa, pode estar em instabilidade emocional. As emoções, mesmo as desagradáveis, o importante não é anulá-las mas, poder regula-las, de forma a sermos nós a controla-las e não elas a nós. Se não conseguir sozinha estar nesse estado de equilíbrio deverá procurar acompanhamento psicológico.
Ao seu dispor

Especialistas

Alexandre Almeida

Alexandre Almeida

Psicólogo

Ermesinde

Filipa Nogueira

Filipa Nogueira

Psicólogo

Lisboa

Ana Paulico

Ana Paulico

Psicólogo

Lisboa

José Paulino

José Paulino

Psicólogo

Faro

Catarina I Bernardes Fonseca

Catarina I Bernardes Fonseca

Psicólogo

Santarém

Rita Maria Leitão Cunha Fernandes Vilar

Rita Maria Leitão Cunha Fernandes Vilar

Dentista, Psicólogo

Guarda

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 15 perguntas sobre Perturbações do comportamento
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.