Experiência

A neuropsicologia é frequentemente indicada na avaliação de diversos quadros clínicos (neurológicos, psiquiátricos e neuropsiquiátricos) que necessitem de um relatório que reporte as funções mentais superiores alteradas ou que ainda estejam preservadas.
Esta área aborda a relação entre o cérebro e as suas funções nervosas, procurando estabelecer a relação existente entre determinada área do cérebro que apresente lesões ou defeito funcional e o aparecimento de uma alteração patológica especifica do foro cognitivo, emocional e comportamental.
É um tipo de intervenção articulada com a família/prestadores de cuidados, tendo em consideração o seu contexto social e cultural.
Este tipo de intervenção é comparável a um exame complementar, integra-se na avaliação multidisciplinar para diagnóstico e decisão terapêutica.
Normalmente efetuada em casos de:
*Perturbações cognitivas e da consciência
*Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC)
*Traumatismos Crânio-Encefáficos (TCE)
*Doenças desmielinizantes e auto-imunes (esclerose múltipla, lúpus…)
*Epilepsia
*Demências (Alzheimer, Parkinson…)
*Doenças neuromusculares
*Qualquer outra patologia do Sistema Nervoso Central
mais Sobre mim

Serviços e preços

  • Primeira consulta Psicologia


  • Avaliação Psicológica


  • Terapia cognitivo - comportamental


Consultório

Policlínica Do Corgo, Lda

Av. D. dinis, nº39, Vila Real 5000-051

Ampliar o mapa abre num novo separador

Disponibilidade

Este especialista não disponibiliza reservas online nesta morada

2 opiniões

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais. Saber mais sobre pareceres
  • U

    usuário

    O melhor:
    Excelente profissional, muito atenciosa! Ajoudou-me a sair da escuridão em que me encontrava. Recomendo!

     • Policlínica Do Corgo, Lda Depressão  • 

  • U

    usuário

    O melhor:
    Excelente profissional! Recomendo.

     • Policlínica Do Corgo, Lda  • 

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas solucionadas

3 dúvidas de pacientes solucionadas na Doctoralia

Sentir falte de vontade para fazer

Sentir falte de vontade para fazer o que quer que seja pode ser sintoma de depressao?

RESPOSTA DO MÉDICO:

Dra. Ana Almeida

Pode ser sintoma de um estado de humor depressivo. Mas só depois de uma avaliação mais aprofundada do caso se poderá dizer se é ou não. Nestes casos é necessária uma análise aprofundada de vários…


Quais sao os especialistas em

Quais sao os especialistas em demencia?

RESPOSTA DO MÉDICO:

Dra. Ana Almeida

Pode consultar um Neurologista, que provavelmente também o encaminhará para um Neuropsicólogo para auxiliar no diagnóstico ou na manutenção da doença.


Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.