os antidepressivos podem ajudar
7
respostas
os antidepressivos podem ajudar a reduzir a ansiedade a longo prazo? mesmo quando deixar de tomar? estou a fazer psicoterapia a um ano e meio sem resultados por isso estou a pensar em medicação mas não quero ficar "agarrado" não sei o que fazer pois não tenho ataques mas sim sintomas constantes. obg
Os anti-depressivos podem ajudar, no entanto é importante perceber que a medicação só deve ser utilizada por um determinado tempo, a psicoterapia é que é importante de ser feita pois vai-lhe permitir um auto-conhecimento e saber a causa e a origem que mentalmente não se encontra bem e levam ao sintoma fisico.
Os antidepressivos não “agarram”. Usam-se em pequenas doses para resolver problemas da ansiedade, e não são usados por toda a vida. Aliás, a medicação depende do diagnóstico clínico. Existem várias psicoterapias. Fármacos e psicoterapia são sempre mais eficazes a curto e longo prazo do que apenas um destes procedimentos.
O sintoma de ansiedade, como qualquer sintoma, requer a compreensão aprofundada da sua causa, e consequente intervenção psicoterapêutica, para que possa ser modificado.
A medicação pode ser útil em casos agudos, mas não dispensa a psicoterapia.
A medicação pode ser útil em casos agudos, mas não dispensa a psicoterapia.
Os antidepressivos, ansiolíticos ou qualquer outro psicotrópico podem ser úteis e em alguns casos são mesmo necessários, e não viciam se forem adequadamente ministrados após um diagnóstico cuidadoso. Entretanto, os melhores resultados são obtidos com a associação entre tratamento medicamentoso e a psicoterapia. Isso porque o medicamento atua no sintoma, ao passo que a psicoterapia atua na causa do problema.
Os anti- depressivos têm uma indicação muito precisa e não são para tomar durante toda a vida Até porque como qualquer medicação tem contra indicações E terá de fazer o “ desmame” A Psicoterapia é uma arma mais potente , pois vai ao fundo da questão , percebendo o porquê dessas crises de ansiedade .
Os quadros ansiosos muitas vezes são complexos e difíceis de "desmontar". Por vezes a ansiedade não desaparece de um momento para o outro com a psicoterapia, é necessário que se disponibilize para a vulnerabilidade quando está em terapia e que esteja disposto/a a mergulhar dentro de si para perceber o que está a originar a dificuldade. Já falou sobre isso com o seu psicoterapeuta? Pode ser necessário mudar a abordagem que têm utilizado ou procurar um psicoterapeuta mais adequado às suas características pessoais. Um processo psicoterapêutico é um trabalho feito em equipa, onde o psicoterapeuta tem as técnicas mas o paciente também terá de se disponibilizar para olhar para partes suas que não são tão "bonitas" ou "agradáveis". Fazer psicoterapia não é um processo fácil e envolve muitas vezes desconforto, mas será esse contacto com o desconforto e a dor emocional que lhe irá permitir a transformação e ultrapassagem dos sintomas. Espero ter ajudado! Abraço.
É a ansiedade que leva à depressão e não o contrario! Os nossos pacientes começam por apresentar queixas de tipo ansioso e, mais tarde, com o agravamento da sintomatologia, surgem as queixas depressivas. O restabelecimento de um "funcionamento normal" ocorre por via da restauração de si e da confiança em si. Este é o caminho que a psicoterapia deverá fazer
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Bom dia Dr. Pedro, Tenho hiperatividade desde que nasci, apesar de no início não sabiam diagnosticar, atualmente tenho 42 anos e não mudou muito. Já fiz vários tratamentos e não tive resultados. Já me trataram com antidepressivos, ansiolíticos, remédios para dormir, e recentemente com meus pedidos…
- O meu neto de 11 anos tem 10% DE AUTISMO, QUANDO COMEÇA OS TESTES FICA MUITO NERVOSO E RECEITARAM LHE VICTAN 2 mmg, está correta a decisão medica ? Obrigado
- Boa tarde, Há muito anos que sofro de ansiedade, umas vezes mais pontual, outras vezes mais continuada. Sempre tive ajuda terapêutica para lidar com esse assunto e outros, comecei com psicanálise e depois passei para cognitiva-comportamental (que ainda hoje faço). Às vezes, a ansiedade tem um impacto…
- Qual o efeito do Victan tomado à noite? Ou deve ser tomado pela manhã?
- É normal que exista uma sensação de formigamento na zona externa da coxa nos primeiros agachamentos que depois acabam por desaparecer?
- Tenho muito medo de andar de avião. Os meus batimentos ficam fortes o tempo todo, e fico com falta de ar. Foi me indicado Victan. Será que ele realmente irá me ajudar a controlar a ansiedade na próxima viagem?
- Sofro com ansiedade e pensamentos em loop sempre sobre o mesmo tema. Iniciei ha 1 mes e meio 1 xanax xr de manhã e 1 cipralex 10mg mas não noto melhorias na frequencia destes pensamentos. A medicação ja deveria ter feito algum efeito ou ainda é cedo? Tambem sou acompanhada por um psicólogo. Obrigada.
- Boa tarde tnha noites que nao dormia há noite ía para o meu pc depois pelas 24h apagava luzes para dormir e nao conseguia dormir pensei fazer umas caminhadas á noite depois do jantar caminhadas de uma hora quando vou para me deitar adormeci do cansaço valeu a pena tenho 72 anos
- Olá! A hipnose clínica é útil em casos de ansiedade ligeira? Existem psiquiatras a fazer hipnose clínica em Portugal, em particular na região de Lisboa?
- Minha mãe faleceu de paragem cardíaca a partir daí fiquei com ataques de pânico e ansiedade levanto - me muitas noites com a garganta e a boca seca com dificuldade em respirar não sei que fazer, tomo concord para o coração, por vezes é muito assustador pois penso que vou morrer, com a dificuldade em…
Tem perguntas?
Os nossos peritos responderam a 172 perguntas sobre Transtornos Da Ansiedade
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.