Olá boa tarde a uns anos tive um acidente de carro e uma relação um pouco tóxica, eu não tenho carta
Olá boa tarde a uns anos tive um acidente de carro e uma relação um pouco tóxica, eu não tenho carta e não conduzo mas desde então tenho muito medo de andar de carro e a anciadade vem sempre que penso que tenho de viajar para algum lado de carro. Já andei na psicóloga mas pouco ajudou.
6 respostas
Boa tarde, Seria muito importante ser novamente avaliada, pois pode ser necessário combinar a psicoterapia com um tratamento farmacológico. Tenha esperança e não desista! Ao dispor! Melhores cumprimentos,
Boa tarde. Seria importante ter outra avaliação. A terapia mais indicada para o seu problema é a terapia cognitiva ou comportamental. Estou disponível online. Cumprimentos, Anabela do Rosário Cruz Psicóloga
Seria bom considerar confiar novamente num psicólogo. Por vezes não funciona com um profissional, mas pode funcionar com outro! A frequência com que tem as consultas e o tempo que permanece em terapia, juntamente com a sua motivação e vontade de mudar, podem ser decisivas. Confie no processo terapêutico para recuperar a confiança necessária para se sentir mais segura ao conduzir novamente.
Bom dia. Este é um tema que pode ser abordado e explorado em consulta de psicologia, através da terapia cognitivo comportamental. Procure novamente outro psicólogo, com quem se identifique e consiga construir uma boa relação terapêutica.
Olá, recomendo uma nova avaliação da sua situação, para que seja traçado um plano de tratamento mais adequado e eficaz e que possa encontrar estratégias para que se sinta melhor no seu dia a dia. Grata!
Boa tarde! Aquilo que descreve (o medo intenso de andar de carro depois de um acidente e de um relacionamento difícil) é uma resposta comum do nosso sistema de alarme. A ansiedade está a tentar protegê-lo/a, mas aprende a disparar mesmo quando não há perigo real. Compreendo também que já procurou ajuda psicológica e sentiu pouco efeito, e percebo que isso seja frustrante. Dentro da psicologia clínica, há vários tipos de abordagens (como a TCC - Terapia Cognitivo-comportamental, a minha abordagem; a EMDR, entre outras) que costumam ajudar quando o medo fica ligado a situações específicas como viajar de carro. Em consulta posso trabalhar consigo para o/a ajudar a: • perceber como o seu corpo/mente reagem (pensamentos, sensações, imagens do acidente), • criar um plano gradual para retomar as viagens de carro com técnicas específicas para gerir a ansiedade, • distinguir lembranças do passado vs. o que está a acontecer agora, para que o carro volte a ser um meio seguro. Se fizer sentido para si, podemos combinamos uma sessão e definimos este plano em conjunto. Qualquer dúvida que tenha, estou ao dispor. Obrigada!
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.


