Como distinguir somatização ou

9 respostas
Como distinguir somatização ou níveis de cortisol elevados devido a stress crónico (+2 anos) quando se toma medicação mas ocorrem novos sintomas: negras e arranhões difíceis de cicatrizar, imunidade baixa, perda músculo rapidam/, ganho gordura abdomén, irritabilidade, fraqueza, cansaço, rídulas face

Se do ponto de vista médico, já se encontra medicada e monitorizada, aconselho a procura de um/a psicólogo/a para que lhe possa ser realizada uma avaliação psicológica a fim de aferir o stress crónico que refere, e/ou outro (s) quadro (s) psicopatológico (s) concomitantes!
Mantenho-me disponível para a ajudar neste processo.

Obrigada!
O quadro de stress elevado, é, só por si, um quadro ansioso, que pode desencadear somatização e/ou agravar problemas físicos já diagnosticados. Parece-me claro que para além do acompanhamento médico e continuação do estudo/acompanhamento médico da situação, só teria a benificiar com acompanhamento psicoterapêutico, pois mente e corpo estão em interacção contante e influenciam-se mutuamente. Se houver zonas de conflito/tensão interno, a que tem dificuldade em aceder ou resolver, esse mau-estar por vezes pode manifestar-se ao nível físico agravando ou despoletando fragilidades físicas existentes, para que introduza uma pausa e dê atenção ao seu "ser".
Tal como disseram as colega;

Dado o quadro que você descreve e tendo em conta que já se encontra medicada e monitorização; deveria recorrer a um Psicólogo de modo a realizar um avaliação psicológica, e consequentemente, uma analisar devidamente as causas inerentes ao stress crónico.
Tal como referido pelos meus colegas é importante que tenha acompanhamento Psicoterapêutico em paralelo com o acompanhamento médico. Seja qual for a causa desencadeante da sintomatologia, o quadro que descreve de stress crónico passa geralmente por uma reacção extrema a situações que são percebidas pela pessoa como ameaçadoras e conflituosas. Um processo Psicoterapêutico permite Identificar e aprender a lidar com essas situações conflituosas e ameaçadoras e vai com certeza melhorar a sua qualidade de vida e a saúde no geral.
Na dúvida, o melhor é despistar com exame médico ao sangue, urina ou saliva (endocrinologista). Porém, não me parece dever-se excluir a hipótese de que possa haver somatização coincidente com quadro de ansiedade, quadro depressivo ou outro. Concordo em absoluto com as sugestões dos colegas acima: PROCURE AJUDA PSICOTERPÊUTICA :-) . Lembre-se que o nosso organismo/corpo tem sempre uma forma de reagir às emoções sentidas internamente. Boa sorte!
Olá! Como refere, a relação entre o cortisol e o stress é conhecida atualmente, e podemos observá-la, por vezes, nas alterações vasculares e/ou do sistema auto-imune ("negras, cansaço"). Além da observação médica, penso que o apoio psicológico ser-lhe-á útil, a fim de que possa compreender as condições que ativam e mantêm as suas respostas de stress, e para que possa criar outras respostas de gestão que lhe sejam mais adequadas e que diminuam o seu sofrimento.
Qualquer outra dúvida ou questão, estou inteiramente ao dispor.
Sucesso e um abraço!
reitero tudo aquilo que os meus colegas ja afirmaram aqui. Procure uma ajuda a nível psicoterapêutico.
Concordo com os meus colegas
O stress pode contribuir para perturbações, involuntárias, do comportamento e, eventualmente, sinistrose.
Dependendo da intensidade e do colorido emocional envolvido, a sinistrose pode manifestar-se através de pequenos acidentes ou erros a comportamentos com elevada gravidade para o próprio e até para terceiros.
A somatização surge aquando existe falência dos recursos comunicativos, impedimento da expressão emocional e afectiva o que gera níveis elevados de angústia, que pode decorrer desapercebidamente, que se manifestam através de uma linguagem simbólica expressando-se de forma física.
As perturbações psicossomáticas, de diagnóstico difícil pois configuram perturbações e doenças somáticas comuns, raramente são identificadas na anamnese e muito raramente no início do curso da perturbação que evolui para doença crónica num elevado e significativo número de casos.
O tratamento médico é imperativo para as expressões somáticas mas é incontornável a necessidade de trabalhar os elementos psicológicos presentes e que desencadeiam todo o processo.