Eu sofro de síndrome de despersonalização e parece que maior parte dos médicos não entende ou estudou esta doença por isso é bastante difícil encontrar em Lisboa/Almada um psiquiatra que tenha conhecimento sobre o mesmo ja sofro a cerca de 5 anos, onde devo acudir?
Olá,
lamento responder tardiamente mas só agora vi a sua questão. De facto o quadro de despersonalização isolado é bastante raro. Frequente é a sintomatologia de despersonalização/desrealização ocorrer no contexto da perturbação de pânico (com ou sem agorafobia).
Deverá que ser cuidadosamente avaliada.

Atenciosamente

Dra. Mª Joana Cordeiro Dias
Dra. Mª Joana Cordeiro Dias
Psicólogo
Leça Do Balio

Aconselho a procura de um/a Psicólogo/a afim de realizar uma avaliação psicológica e psicoterapia.

A vertente cognitivo-comportamental é uma boa opção!

Mantenho-me disponível!

Boa sorte!

Prof. Domingos Neto
Prof. Domingos Neto
Psiquiatra
Lisboa
Acho que deve procurar um psiquiatra que tenha também uma formação em psicoterapia e que portanto saiba ouvi-lo numa consulta com uma hora de duração. Se esse psiquiatra ao fim de uma hora de consulta não souber, pelo menos em linhas gerais, o que se passa, então mal andam as coisas.
O mérito do psiquiatra com a formação em psicoterapia é que domina ambos estes campos de conhecimento

Dr. Gonçalo Neves
Dr. Gonçalo Neves
Psicólogo
Lisboa
Os sintomas que descreve sai muito difíceis de conviver, pelo que facilmente se entende a frustração de saber o que se passa consigo e não lhe "darem ouvidos". Procure fazer uma Psicoterapia, é o mais indicado para a ajudar a entender as razões para o seu mal-estar.

O síndrome de despersonalização é, de facto, muitas vezes sentido como algo de elevada estranheza para a pessoa. Esse facto é ainda mais acentuado pela dificuldade que o vazio emocional traz para a relação com os outros que o rodeiam.
A relação psicoterapêutico que este síndrome exige é, ele próprio, o principal entrave ao sucesso da intervenção.
Por esse motivo, qualquer psicoterapeuta que controle bem a relação de transferência e contra-transferência poderá ajudá-la bastante nas suas queixas e, eventualmente, poderá também encaminhá-la para uma consulta de articulação em Psiquiatria.

 Mentanalysis Psicologia e Saúde Mental
Mentanalysis Psicologia e Saúde Mental
Psicólogo, Psiquiatra, Psiquiatra da infância e da adolescência
Lisboa
Conseguimos imaginar o Seu sofrimento.
A despersonalizarão pode ser compreendida à luz duma abordagem psicoterapêutica psicodinâmica e, em consequência, haver uma diminuição e até um desaparecimento dos seus sintomas.
Porque não procurar um psicoterapeuta credenciado que o avaliará e poderá vir a acompanhar, em tratamento e, se necessário for, o encaminhará para u psiquiatra?
As Suas melhoras!

Prof. Manuel Domingos
Prof. Manuel Domingos
Psicólogo
Lisboa
Boa tarde. Partilho da opinião de todos os especialistas que se pronunciaram sobre este quadro complexo. Mas, ao contrário do que o que foi dito por alguns ilustres Psiquiatras, na sua proverbial tentativa para secundarisar o papel da Psicoterapia feita por Psicólogos (Especialístas!!), estou crente de que todos os que estamos habituados a lidar com casos delicados como este, seremos capazes de ajudar. Digo, baseado em estudos levados a cabo por Psiquiatras e Neurocientístas, que apesar de se ter identificada. em muitos casos, uma anomalia neuroquímica ( possível envolvimento, disfuncional, das vias serotoninérgicas, opióides endógenas e N-metil D-Aspartato glutaminérgicas) não têm registado resultados significativos com a administração de Psicofármacos. Mas, em abono da verdade, também não há uma Psicoterapia absolutamente eficaz para garantir a erradicação da situação, Mas, como eu defendo, ficar parado é que não é resposta, nem solução. Por isso, acho que deve procurar alguém competente, na sua área de residência, que "agarre" o caso e se dedique a ele, através do recurso aos meios que se revelarem mais adequados após uma análise clínica exaustiva. Psicólogo ou Psiquiatra? De preferência os dois, numa interligação constante. Só beneficiará com isso. Entretanto, espero que vá melhorando. Sempre ao seu dispor.

Manuel Domingos (Neuropsicologia e Psicologia Clínica e da Saúde).

Especialistas em Avaliação neuropsicológica

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Adriano S Vaz Serra

Adriano S Vaz Serra

Psiquiatra

Coimbra

Agnelo Marques Silva

Agnelo Marques Silva

Psiquiatra

Águeda

Alberto C F Gomes Santos

Alberto C F Gomes Santos

Psiquiatra

Porto

Related questions

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 2 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.