a hipnose pode ajudar a tratar

7 respostas
a hipnose pode ajudar a tratar disturbios de sono, assim como ansiedade, medo e depressao?
Pode-se, através da hipnose avaliar se um individuo sofre de doença bipolar?
Em todas as perturbações apresentadas aconselho uma avaliação psicológica e psiquiátrica.
Devemos ter em atenção que o paciente poderá ter de ser medicado e tal não deve ser negligenciado, pois para uma boa adesão à psicoterapia o paciente precisa de estar estabilizado.
Em todos os casos a psicoeducação do paciente e da família torna-se necessário e a hipnoterapia adequada a cada caso é um grande contributo para a melhoria do estado de saúde mental. Aconselho vivamente!
Relativamente às questões que coloca aconselho vivamente a procura de um/a técnico/a em Saúde Mental para que possa ser feita uma avaliação psicológica e/ou psiquiátrica rigorosa.
Desconheço a eficácia da técnica que refere, pois não é a que utilizo.
A minha experiência clínica no acompanhamento de todas as perturbações que menciona, remete-me para o uso da Psicoterapia do tipo Cognitivo-Comportamental, no qual tenho tido bons resultados.

A Hipnose Clínica é uma técnica de intervenção que permite encontrar solução para diversos diagnósticos, nomeadamente obesidade, sono, ansiedade, depressão, tabagismo, fobias, entre muitas outras patologias e/ou distúrbios.
Contudo, para que haja uma intervenção adequada há que diagnosticar, o que exige uma avaliação psicológica prévia.
A hipnose funciona, portanto, como técnica de intervenção e não como forma de avaliação.
Convém salientar que a hipnose deve ser aplicada por técnicos devidamente qualificados, nomeadamente psicólogos clínicos ou profissionais da área da saúde.
Em termos de resultados, o número de sessões com recurso a hipnose clínica é habitualmente bastante inferior relativamente a outras abordagens.
Saudações,
Hipnose será uma das técnicas utilizadas em perturbações de ansiedade, fobias, depressão e distúrbios de sono com bastante eficácia
No entanto, penso que per se, não será o método mais indicado para diagnosticar quadros clínicos mais severos.
A hipnose é apenas uma técnica. Deve ser utilizada no quadro de uma intervenção terapêutica realizada por um profissional, psicólogo ou psiquiatra. O diagnóstico é efectuado a partir dos sintomas, da sua história e intensidade. Deve procurar alguém com formação e que lhe inspire confiança. Felicidades!
A minha experiência clínica no acompanhamento de todas as perturbações que menciona, remete-me para a conjugação da Psicoterapia do tipo Cognitivo-Comportamental com algumas sessões de Hipnoterapia. Este complemento de terapia tem óptimos resultados.
A Hipnose é uma das técnicas utilizadas em perturbações de ansiedade, fobias, depressão , ideação suicida e distúrbios de sono , com resultados bastante eficazes . Mas deverá procurar ajuda com um psicólogo com formação nessa area de forma a avaliar se essa sera a melhor opção.

Especialistas

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Adrián Gramary Cancelas

Adrián Gramary Cancelas

Psiquiatra

Fânzeres

Adriana M Horta

Adriana M Horta

Psiquiatra

Vila Nova de Gaia

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 10 perguntas sobre Hipnose clínica
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.