Perguntas do paciente (202)

  • Tenho um tio esquizofrenico e eu fui diagnosticada com transtorno afetivo bipolar. Depois, dum stre

    Tenho um tio esquizofrenico e eu fui diagnosticada com transtorno afetivo bipolar.
    Depois, dum stress pos traumatico tive cerca de 9 meses de cama, nao dormia, surgia me ao pensamento constantemmente o sucedido, tinha sentimentos de culpa, delirios de referencia, controlo/influencia. Sera…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Pode não se ter enganado. No entanto precisa de uma consulta de psiquiatria para confirmar esse diagnóstico


  • Minha mãe está em fase terminal de demência só toma medicação no chá ou leite mas está há 2 noites s

    Minha mãe está em fase terminal de demência só toma medicação no chá ou leite mas está há 2 noites sem dormir não sabe o que é engolir, como lhe dou medicação? Algum enfermeiro vem a casa nesta situação? Obrigada.

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Pode tentar dar-lhe água ou pedir ao médico para incluir a medicação dentro de um soro. Boa sorte


  • Tomo sertralina 50mg e trazadona 50mg à noite. Mas sinto que me está a afetar o desempenho sexual.

    Tomo sertralina 50mg e trazadona 50mg à noite. Mas sinto que me está a afetar o desempenho sexual.
    Que deveria fazer?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Consultar de novo o seu médico e referir-lhe esses problemas


  • Boa tarde, desde há 1 semana que ando com um pensamento 24horas, é sobre uma teoria filosófica, a qu

    Boa tarde, desde há 1 semana que ando com um pensamento 24horas, é sobre uma teoria filosófica, a qual defende que não temos como provar a existência do mundo exterior, supostamente, tudo pode ser uma ilusão, um sonho... e isso deixa me bastante incomodado, veem me dúvidas à cabeça do género…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Não me parece, porque você faz uma boa crítica a este assunto. Há mesmo uma teoria filosófica, o solipsismo, que refere explicitamente os seus pensamentos


  • Paciente tomando Quetros, receitado por psiquiatra. Ortopedista receitou Pregabalina para dor. Te

    Paciente tomando Quetros, receitado por psiquiatra.
    Ortopedista receitou Pregabalina para dor.
    Tem problema tomar os dois remédios?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Não vejo problema mas pergunte ao seu psiquiatra


  • Bom dia A minha mãe início o tratamento para esquizofrenia com xepilon Fez a 1 toma injetável 150g

    Bom dia. A minha mãe início o tratamento para esquizofrenia com xepilon. Fez a 1 toma injetável 150g. Passado 8 dias fez o injectável de 100g. Passadas duas semanas da toma começou só a dormir, deixou de comer, só dorme, mal come.A tensão tanto está a 16 como a 14, (a alta)Tem dificuldade em…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Deve consultar um psiquiatra para ajustar a medicação


  • Tenho 40 anos e há já algum tempo vejo pessoas que já faleceram. Normalmente acontece quando estou a

    Tenho 40 anos e há já algum tempo vejo pessoas que já faleceram. Normalmente acontece quando estou a caminhar na rua ou a passar de carro e olho e de repente e vejo a cara de alguém que eu conhecia que entretanto já faleceu. Estas pessoas não tinham nenhuma relação afectiva comigo. Eram apenas…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Olá bom dia. Terá de consultar um psiquiatra


  • Boa noite Diferença entre xanax e xanax XR? Muito Obrigada

    Boa noite

    Diferença entre xanax e xanax XR?
    Muito Obrigada

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    O segundo é de libertação prolongada


  • Boa tarde, Sofro de ansiedade e ataques de pânico, relativamente a 3 anos, com a toma de victan 2

    Boa tarde,

    Sofro de ansiedade e ataques de pânico, relativamente a 3 anos, com a toma de victan 2mg meio de manhã e meio a noite; em outubro de 2019 faleceu a minha mãe e 8 dias antes descobri que estava grávida; foi uma gravidez de risco tomei quetiapina 100mg estava a ser acompanhada…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    É difícil dar explicações por internet e sem ter uma conversa consigo. Deve consultar um médico psiquiatra


  • Boa tarde. Tomo venlafaxina 75mg há uns anos e queria fazer o desmame. Já fiquei um dia sem tomar e

    Boa tarde. Tomo venlafaxina 75mg há uns anos e queria fazer o desmame. Já fiquei um dia sem tomar e fico com tonturas e vertigens. Como começo a fazer o desmame?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    passar gradualmente para 35,5 mg por dia e depois para zero por dia. Sem pressas. O processo pode demorar ao todo uns 15 dias. Pode tomar outro anti depressivo em mundo colateral se for indicado…


  • Boa tarde. Por curiosidade: existe algum medicamento para aumentar/estimular a empatia? Se sim,

    Boa tarde.

    Por curiosidade: existe algum medicamento para aumentar/estimular a empatia?
    Se sim, em que parte do cérebro iria atuar?

    Obrigada.

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Existem os antidepressivos, se acompanhados por psicoterapia


  • Eu e a minha prima sofremos de ansiedade o meu médico receitou me diazepam em s.o.s e o dela a ela v

    Eu e a minha prima sofremos de ansiedade o meu médico receitou me diazepam em s.o.s e o dela a ela victan... qual a diferença?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    são ambas benzodiazepinas com efeitos semelhantes e pouco potencial de habituação


  • Boa noite, A minha filha de 22 anos, está a passar um mau bocado devido ao término de um relaciona

    Boa noite,
    A minha filha de 22 anos, está a passar um mau bocado devido ao término de um relacionamento amoroso, e tem história de perturbação de personalidade. Começou por se automutilar a partir dos 14 anos, e depois com as saídas à noite vieram as bebidas alcoólicas, e a cannabis.…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Pode procurar uma urgência que tenha psiquiatria, ou ouvir uma segunda opinião, de outro psiquiatra.


  • Boa tarde, Há 5 anos foi-me diagnosticada depressão, mas sempre achei ter mais do que isso. Não an

    Boa tarde,
    Há 5 anos foi-me diagnosticada depressão, mas sempre achei ter mais do que isso. Não ando propriamente triste, mas tenho algumas oscilações de humor, impulsividade por vezes, e identifico-me com todos os sintomas de bpd. Como na altura mudei imensas vezes de psicólogo, tendo…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Olá, deve procurar um psiquiatra, e eles existem no SNS. A perturbação bipolar, ou outra doença semelhante mas mais benigna, a ciclotimia, só se encontram definidas nos manuais de psiquiatria,…


  • Há cerca de 2 meses o psiquiatra receitou-me sertralina 50mg, logo na primeira consulta. Depois da a

    Há cerca de 2 meses o psiquiatra receitou-me sertralina 50mg, logo na primeira consulta. Depois da avaliação psicológica cujo diagnóstico foi “personalidade no limite” (o que eu interpretei como transtorno borderline, corrijam-me se tiver errada), receitou-me também risperidona 0,5mg. Esta medicação…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Não posso saber. Só repetindo uma consulta consigo. Pode confiar no seu psiquiatra ou ouvir uma 2ª opinião


  • Boa tarde, neste momento estou a fazer a redução de paroxetina que já tomo há cerca de um ano. Devid

    Boa tarde, neste momento estou a fazer a redução de paroxetina que já tomo há cerca de um ano. Devido à pandemia, já não estou a ser devidamente acompanhada por um especialista, por isso gostaria de ter uma pequena orientação se a redução que estou a fazer, está correta ou não. Neste momento,…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Acho que deverá aconselhar-se com um psiquiatra


  • Bom dia, Tenho 53 anos, e tenho vindo a sofrer de disfunção erectil desde há uns 2 anos. Os urolog

    Bom dia,
    Tenho 53 anos, e tenho vindo a sofrer de disfunção erectil desde há uns 2 anos.
    Os urologistas não sabem porquê, uma vez que tenho as análises hormonais todas bem, doppler ok, etc.
    Penso que a medicação que tomo para ansiedade e depressão pode ser uma possível causa.

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Olá, quase todos estes medicamentos podem dar disfunção eréctil, ou isolados ou em conjunção uns com os outros. Além disso existem disfunções eréteis ligas a psicogenia e, portanto, deverá modificar…


  • Comparando-se o clonazepam com o diazepam, qual possui efeito mais ansiolítico e menos sedativo?

    Comparando-se o clonazepam com o diazepam, qual possui efeito mais ansiolítico e menos sedativo?

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    O diazepam é mais seguro porque tem menos capacidade para redução progressiva de efeitos, e de dependência.
    Não defendo benzodiazepinas para adormecer mas sim o Zolpidem, a Melatonina ,…


  • Olá a todos. Sofro de ansiedade generalizada há 30 anos. Já tomei praticamente todos os antidepressi

    Olá a todos. Sofro de ansiedade generalizada há 30 anos. Já tomei praticamente todos os antidepressivos existentes no mercado. Para pior a situação há 10 anos foi me diagnosticada irroneamente Um transtorno bipolar tipo 1
    Então tomei neurolepticos, antipsicoticos, etc. Ganhei uma distonia…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Tem de consultar um psiquiatra, que lhe fará um estudo completo dessas doenças que refere


  • Bom dia Doutor. Estou a fazer tratamento de depressão. Estou a tomar há 4 meses Venlafaxina Generis

    Bom dia Doutor. Estou a fazer tratamento de depressão. Estou a tomar há 4 meses Venlafaxina Generis 75mg 1 cmp. Por dia ao pequeno almoço e também Lorazepam Pharmakern 1 mg ao deitar. Estou bastante melhor com o decorrer do tratamento., mas no último mês principalmente ao fim do dia tenho muita…

    RESPOSTA DO MÉDICO:

    Prof. Domingos Neto

    Tem que voltar a consultar o seu psiquiatra


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.