Ola, eu e a minha mulher andamos demasiado tristes com os nossos empregos e acho que a nossa relação

9 respostas
Ola, eu e a minha mulher andamos demasiado tristes com os nossos empregos e acho que a nossa relação afetiva tem vindo a diminuir pode me dar conselhos? Obrigada
Nesses momentos é muito importante que um possa servir de apoio para o outro. Também é importante que ambos se esforcem para não permitir que a insatisfação nos respectivos trabalhos contamine os momentos íntimos e a cumplicidade. Talvez possam combinar de não falarem sobre o trabalho em determinados horários, de forma a redescobrir o prazer de apreciarem a companhia um do outro, não permitindo que as insatisfações profissionais se tornem o único assunto ou o mais predominante. Caso nada disso resulte, podem considerar a possibilidade de uma terapia de casal, visando aprimorar a comunicação e melhorar a convivência conjugal.
Olá, o senhor coloca duas questões de forma articuladas entre si: relacionamento profissional e relacionamento conjugal. Ambos estão demasiados tristes com o emprego e a relação afetiva está a diminuir. Quando a tristeza está em demasia é preciso prestar atenção ao alerta que ela nos traz..qualquer coisa não vem funcionando. É preciso compreender a natureza dessa tristeza, e de que forma tudo isso se articula e enfraquece a relação afetiva e vice-versa. Talvez o momento não seja de conselhos do que fazer, mas de um acompanhamento profissional para ajudá-lo a encontrar as ferramentas em si e nas vossas relações (com o trabalho, com o cônjuge) para uma transformação mais efetiva.
Boa Noite, Se ambos estão descontentes com os empregos, isso pode ser algo que vos une. Muitas vezes o outro pode ser uma ajuda para os nossos problemas no emprego, precisamente porque está de fora. Partilhem os vossos receios e frustrações. Aproveitem para conversar sobre o que cada um de vós pode fazer em relação ao trabalho, mas não deixem que esse seja o único assunto de conversa, nem que vos envenene a vida. Combinem tempos para esquecer isso e fazerem coisas que ambos gostem, algumas até que já não fazem há algum tempo. Se estão com dificuldade em reatar os vossos laços afetivos e se sentem cada vez mais distantes, recorram à terapia de casal para não deixar arrastar o afastamento por demasiado tempo. Quanto mais cedo procurarem ajuda para o casal, ou mesmo individual, mais fácil e rápida será a recuperação.
Na Talktherapy asumimos que a tristeza/depressao é um fenomeno natural que resulta de algum desencanto com o modo como vivemos a nossa vida. A forma como a encaramos reflete o nosso "modus operandi". É natural que nos entristeçamos e, é tammbém, natural que nessas alturas, procuremos juntos dos nossos pares/amigos o suporte que "já nao há" na relação romantica. O apoio psicoterapeutico é, nesse cenario, o que pode ser o elemento de mudança/transformação. Não é muito importante se a terapia tem formato individual ou de casal, o que importa é que a terapia seja um elemento de assupção de si memso(s) e que sirva de retoma de si mesmo(s). Procurem um terpeuta que previligie uma visaõ relacional
Bom dia!

A entrada num processo de terapia de casal poderá beneficiar a vossa relação, de modo a encontrarem o melhor caminho para a mesma perante as adversidades do quotidiano. A verdade é que devem procurar alimentar bem a vossa relação porque uma relação satisfatório ajuda bastante a superar tudo o resto. Daí que considero prioritário o vosso investimento na terapia de casal. Depois, perante a avaliação do psicólogo/terapeuta, poderá haver a necessidade de algum acompanhamento individual.

Ao dispor.

Com os melhores cumprimentos.
Tiago Sá Balão
Olá,
Os problemas que afetam cada um dos elementos do casal, naturalmente que se repercutem na relação, podendo conduzir a um progressivo desgaste que em muitos casos é difícil ser minimizado ou evitado. No entanto é sempre possível, mas caso de momento se encontrem impotentes para lidar com essa situação, o mais recomendável é que procurem ajuda profissional, pois será importante que esta seja obtida antes que o problema escale para níveis de disfuncionamento cada vez mais significativos.
Olá. Em primeiro lugar, sugeria que tentassem perceber os motivos da insatisfação profissional e reflectissem em alternativas viáveis para uma maior realização a esse nível,
No que respeita à relação, seria importante aumentarem a quantidade e a qualidade de tempos a dois em atividades que apreciem e combinarem não falarem das questões laborais nesse período de tempo.
Se fizer sentido, a prática de meditação e /ou Yoga , psicoterapia de casal poderão ser alternativas para lidarem melhor com a problemática que apresentam.
Olá. A situação em que se encontra é muito frequente. Que sirva de algum consolo o facto de não ser o único! E para além de ser frequente, também tem solução. Imagino que cheguem a casa dos vossos trabalhos exaustos e irritadiços, verdade? Se procurar um emprego mais satisfatório não é possível, o meu conselho seria tentarem não levar o trabalho para casa (desligar telemóveis, não ver o e-mail do trabalho, etc) e tentarem fazer atividades a dois que vos possam distrair. Que tal uma caminhada antes do jantar? Ou irem os dois exercitar no ginásio?
Bom dia! Não há muito a acrescentar. Está tudo dito pelos meus colegas. De qualquer forma reforço que a psicoterapia individual ou de casal seria benéfica. E que é natural que a vida profissional e relacional se toquem e se equilibrem ou se desajustem. Encontrar ou reencontrar o equilíbrio é o que se pretende...primeiro o pessoal e depois o de casal e perceber onde se encontra o ponto de estabilidade e felicidade entre si. As respostas chegarão a seu tempo...