Estou com problemas com o meu namorado

9 respostas
Estou com problemas com o meu namorado ele não aceita as minhas escolhas do passado e também já lhe menti para tentar remediar, o que posso fazer? Eu gosto dele, ele diz que gosta de mim mas não aceita.
Neste caso poderá ser útil recorrerem a terapia de casal de forma conjunta e individualmente para abordarem o problema exposto, e sobretudo trabalharem a questão da aceitação do seu namorado da pessoa que é atualmente e que foi no passado. Em consequência deste último ponto terão que ser tratadas as vossas discussões para criar bases sólidas para uma relação saudável no futuro. No entanto terão sempre de ser encontrados compromissos já que não que podemos apagar o passado.
Toda a relação saudável tem por base a autenticidade, mas por vezes pode ser difícil para a pessoa assumir-se a si e às suas escolhas, por medo de perder o outro.
Quando isso acontece fica num impasse, numa espécie de valsa lenta que vai minando a relação. Nesses casos a terapia de casal pode constituir um agente facilitador por forma a facilitar a comunicação do casal.

Aceitar não significa concordar, significa que ele consegue estar consigo de forma plena, sabendo e aceitando que o passado foi o que foi. Se você é levada a mentir por falta de aceitação, dificilmente se sentirá bem consigo e à vontade nessa relação. Estes questões e outras que necessáriamente estarão por trás deste vosso modo de se relacionarem são alvo de atenção em terapia de casal que é o que se recomenda.
A história de uma pessoa não determina o seu futuro, o que não significa que não sejamos influenciados pelo passado. O reconhecimento das suas escolhas anteriores é essencial para a resolução do problema. Neste caso a comunicação é essencial para a compreensão e aceitação das suas escolhas passadas. Recomendo terapia individual a ambos.
As dinâmicas afectivas são complexas e, muitas vezes, geram situações de ambivalência. Penso ser o caso que descreve.
Recomendaria que procurasse terapia individual, ou de casal, de forma a poder pensar e transformar a situação actual.
Acima de tudo, não procure remediar, ou seja, alimentar a mentira na relação (mesmo com a melhor das intenções). As dificuldades são para serem superadas, de preferência em prol de um maior bem-estar individual e relacional. Neste momento, o namorado sente-se mal com o seu passado, tendo como consequência a adoção da mentira da sua parte, fazendo com que também se sinta mal. Se ambos gostam um do outro, é um excelente ponto de partida para discutirem os aspetos a refletir e a melhorar da relação. Havendo uma grande dificuldade em resolverem sozinhos, só beneficiarão de um apoio especializado (individual e/ou relacional). É possível aprender muito sobre a construção dos relacionamentos amorosos.
Terapia individual urgente e depois e se ambos concordarem terapia de casal
Na minha opinião poderão beneficiar muito de terapia de casal, onde podem discutir todas estas questões com mediação de uma pessoa neutra. A seu dispor se tiver mais perguntas.
Uma boa relação deve assentar na verdade e na aceitação. Desejo-vos as maiores felicidades.