Bom dia, Tenho uma relação bastante conturbada que já dura quase a 7 anos. Somos os dois com idade

8 respostas
Bom dia,
Tenho uma relação bastante conturbada que já dura quase a 7 anos. Somos os dois com idade superiores aos 30.
A minha relação com a minha namorada, é conflituosa, com vários problemas no meio. Nesta fase, ela já não me deixa exprimir os meus sentimentos, acabando sempre em interromper as minhas palavras e acusar-me de ser assim ou assado, por vezes, tenta me culpar do que eu digo. Absorve as minhas palavras para me atacar.
No inicio como sempre era tudo bom.
Ela teve um relacionamento antes de mim bastante complicado. Eu também já estive nessa situação.
Pensei que, como aconteceu as coisas menos boas nas nossas vidas, este namoro seria muito melhor.
O problema é que dia a dia eu ando a sofrer por amar. E ela demonstra por atitudes que não sente o mesmo, mesmo dizendo que me ama. Estou completamente em baixo. E mesmo estando em baixo, ela tem energias para me deitar mais abaixo.
Já pensei em recorrer a um psicólogo, para mim e para ela, mas tenho medo de estar a perder tempo nesta vida com ela.
Também ela menciona que se nós nos casarmos os problemas resolvem-se. O que eu acho que não. Se eu não consigo ter uma conversa normal sem ela se intrometer, casados será muito mais difícil.
Não sei o que fazer mais. Sei que sou um bom namorado para ela, ela fazendo asneiras graves e eu perdoei-lhe bastante vezes. Nunca lhe traí. Algo que se faz quando se ama. Desculpem o texto. Eu nem sequer iniciei.
Partindo do pressuposto de que ambos têm interesse em salvar a relação, acredito que poderiam se beneficiar de uma terapia de casal.
Por meio da terapia de casal terão a oportunidade de identificar as raízes dos problemas e buscar as soluções mais adequadas.
A terapia de casal também ajuda no aprimoramento da comunicação, para que se torne mais mais clara e assertiva, para que cada um possa compreender melhor as necessidades do outro.
Ao dispor
Parece que tem uma relação tóxica com a sua namorada . Estão dependentes de padrões possivelmente menos correctos.
O procurar uma ajuda de terapia de casal não o leva a manter a relação.
Mas sim a reconhecer o que não funciona e se existe possibilidade de resolução. Mas para isso é preciso ambos quererem.
Procure ajuda terapêutica
Ao seu dispor..
Infelizmente, relações assim, como descreve, são comuns e muito lesivas. Em todos os casos que atendo (terapia individual com Brainspotting) o foco é o empoderamento da vítima, através do reconhecimento da relação abusiva, do enfrentamento da situação e na tomada de decisões. Concordo com a colega Joana Fialho. Cuide e pense em si. Amor não tem que doer e sim facilitar à jornada de crescimento. Um abraço!
Concordo com tudo o que foi dito. Antes de mais, pense em si e em gostar mais de si. A psicoterapia ajudaria nesse caminho e depois eventualmente a terapia de casal.
Maria João Cosme
Lisboa
O que me parece bastante saudável em si, é a sua capacidade de analisar a relação em vive neste momento com a sua namorada. De fato ao longo do nosso desenvolvimento, todos nós vivemos experiências tóxicas ou não, a culpa , a desvalorização e a agressividade, quando intensas, cria em nós um sentimento de impotência e consequentemente um sentimento de desespero e de baixa auto- estima. pensei em três alternativas, uma terapia de casal tal como disse a colega, ajudaria a identificar e ultrapassar problemas, uma terapia individual para a sua namorada, e terceiro se não se sente amado na reciprocidade parta para uma nova aventura no amor, seja feliz.
Bom dia,
Ir a um psicólogo nunca é uma perda de tempo! Podem não salvar a vossa relação, mas pelo menos poderão separar-se de cabeça erguida sabendo que fizeram tudo para a fazer funcionar.
Ao vosso dispor
Penso que como última tentativa para salvar a relação seria marcarem uma terapia de casal , para ver se encontram algum ponto de entendimento
Com os cumprimentos
Olá,
Penso que deveria fazer primeiro lugar uma psicoterapia para trabalhar a autoestima e o amor próprio e só depois, se necessário, pensar em terapia de casal.
Ao seu dispor
Psi Anabela do Rosário Cruz