O transtorno da personalidade borderline

6 respostas
O transtorno da personalidade borderline acompanha a pessoa por toda a vida ou existe possibilidade de desaparecer totalmente com tratamento e também com a idade?
Na maioria dos casos a evolução acaba por ser favorável e ocorrer uma normalização da vida das pessoas que sofrem desse transtorno. Habitualmente o tratamento passa por apoio psiquiátrico e psicotetapia cognitivo-comportamental.
Apesar de ser uma perturbação mais amplamente estudada em psicologia devido às suas características peculiares é desafiadoras é possivel com acompanhamento terapêutico reduzir ou estabilizar as vulnerabilidades e fragilidades da pessoa, com impacto não só no seu presente como também no futuro. O desenvolvimento de competências de controlo dos impulsos, de tolerância de mal-estar e de consciêncialização.
Tal como muito bem exposto pelos meus colegas, é sim possível controlar a evolução dos sintomas incapacitantes e das vulnerabilidades emocionais relacionadas a este quadro, bem como alcançar a redução destes. A terapia cognitivo-comportamental é a mais indicada, assim como a Terapia dos Esquemas Cognitivos que tem eficácia comprovada nos resultados, pois foi especialmente desenvolvida para o tratamento de perturbações e características marcantes da personalidade.
Pessoas diagnosticas com perturbação de personalidade borderline, necessitam de acompanhamento psicológico e psiquiátrico para que possam canalizar toda aquela impulsividade e situações com as quais por vezes parece ser dificil lidar. No entanto, o fator idade ajuda bastante no prognóstico da perturbação!
A pessoa que tem uma estrutura de personalidade bordeline ou limite caracteriza-se por uma instabilidade do humor, vivenciando por vezes um estado mais depressivo, outras vezes mais narcisico, sendo fragil, no sentido de camuflar o ser verdadeiro eu. Para ajudar a lidar o melhor possível com esta problemática é importante o acompanhamento psicológico, e mediante o caso verificar a necessidade do uso da medicação. Com o decorrer da vida poderá estabilizar o seu modo de ser e de estar, desde que acompanhado pelos respetivos profissionais de saúde mental, embora não se poderá assegurar que desaparecerá totalmente com a idade, até porque faz parte duma das lógicas de funcionamento mental do ser humano.
As estruturas de personalidade borderline, tal como todas as outras perturbações de personalidade são passíveis de verem os seus sintomas amenizados por via da Psicoterapia. Ainda assim, o que mais dificulta o processo terapêutico é a adesão ao tratamento, já que os pacientes com este tipo de psicopatologia tendem a ser bastante resistentes ao acompanhamento psicoterapêutico de longa duração.
Se for possível a utilização de coadjuvantes terapêuticos como a psicofarmacologia ou outro tipo de intervenções terapêuticas alternativas, a probabilidade de sucesso aumenta significativamente já que o paciente deixa de encarar a procura de ajuda como algo efetivamente formal, passando a dar-lhe uma conotação que ele sente que controla.