Boa tarde, Há 5 anos foi-me diagnosticada depressão, mas sempre achei ter mais do que isso. Não an

2 respostas
Boa tarde,
Há 5 anos foi-me diagnosticada depressão, mas sempre achei ter mais do que isso. Não ando propriamente triste, mas tenho algumas oscilações de humor, impulsividade por vezes, e identifico-me com todos os sintomas de bpd. Como na altura mudei imensas vezes de psicólogo, tendo que explicar sempre tudo de novo a todos, deixei passar o tempo e não voltei a procurar ajuda, e a minha vida pessoal e profissional tem sido afetada pelo meu problema. E como estou atualmente desempregada, não tenho possibilidade de despender tamanhas quantias. O que devo fazer?
Olá, deve procurar um psiquiatra, e eles existem no SNS. A perturbação bipolar, ou outra doença semelhante mas mais benigna, a ciclotimia, só se encontram definidas nos manuais de psiquiatria, e nas definições por consenso, como por exemplo a CID 10, Classificação Internacional das Doenças da Organização Mundial de Saúde (10ª revisão).
Boa tarde, oscilações do humor (sobretudo se ocorrerem dentro do mesmo dia) e impulsividade podem, de facto, ser sintomas de BPD. Muitas pessoas com BPD acabam por ter também, em certas alturas da sua vida, episódios depressivos, pelo que pode realmente ter os dois problemas. Se for esse o caso, deve procurar ajuda junto de um psiquiatra e/ou de um psicoterapeuta para avaliar o melhor plano terapêutico para si. Hoje em dia existem várias psicoterapias com eficácia demostrada na BPD. Atentamente,