Gostaria de saber como é o tratamento

6 respostas
Gostaria de saber como é o tratamento do TOC, num estado já avançado? Foi-me diagnosticado
O tratamento para a perturbação obsessivo-compulsiva, com historial prolongado, deverá incluir terapia cognitivo-comportamental adjuvante ao tratamento psiquiátrico (psicofarmacológico)
A perturbação obsessivo-compulsiva tende a se manifestar de maneira muito particularizada, de acordo com o perfil psicológico de cada pessoa, sendo difícil padronizá-la eficazmente. O tratamento deve ser, por isto, desenhado seguindo especificamente as necessidades e dificuldades de cada indivíduo, tendo em consideração os tipos de obsessões (pensamentos) e compulsões (comportamentos), a história clínica, etc., de forma a proporcionar um espaço psicoterapêutico mais interventivo. O tratamento psicofarmacológico deve ser realizado juntamente com a terapia cognitivo-comportamental, a mais indicada para esta perturbação.
A perturbação OC em estado prolongado deve ter um tratamento combinado de Psicoterapia (cognitivo-comportamental) e Psicoterapia.
O tratamento das POC, sobretudo com grande severidade de sintomas, deverá passar pelo tratamento farmacológico (preferencialmente acompanhado pelo psiquiatra) e pela psicoterapia, preferencialmente numa abordagem cognitivo-comportamental, de modo a trabalhar tanto os pensamentos (cognição) como as compulsões ou rituais (comportamentos). Poderá ter que passar também por um processo de exposição às situações temidas de forma a comprovar que os medos não se concretizam, sendo esta uma fase mais avançada do tratamento.
Independentemente de já estar num estado avançado, para o tratamento da TOC, é importante que complemente o tratamento psicofarmacológico com acompanhamento psicológico através da terapia cognitivo-comportamental. O importante é prosseguir :) o estado não interessa, porque os estados são passageiros, não condições.
Os melhores resultados são obtidos a partir da associação entre a psicoterapia de abordagem cognitivo-comportamental e o tratamento medicamentoso (psiquiátrico).

Especialistas

Daniel Accoto Martins

Daniel Accoto Martins

Psicólogo

Fátima

Alexandre Almeida

Alexandre Almeida

Psicólogo

Ermesinde

Lara Almeida

Lara Almeida

Psicólogo

Setúbal

Ana Mafalda Almeida Bruno

Ana Mafalda Almeida Bruno

Psicólogo

Lisboa

José Manuel Oliveira

José Manuel Oliveira

Psicólogo

Matosinhos

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 24 perguntas sobre Transtorno Obsessivo-Compulsivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.