boa tarde, tenho um menino que

9 respostas
boa tarde,
tenho um menino que fez agora cinco anos, que o seu comportamento é muito estranho está sempre a repetir a mesma coisa imensas vezes ninguém cá em casa tem ordem de falar só ele fala e o seu comportamento é incontrolável está bem e de um momento para outro tem necessidade de fazer mal,
Boa tarde,

É difícil fazer qualquer tipo de diagnóstico imediato. Para ajudar na compreensão do problema, deve ter-se em conta como estes comportamentos apareceram, como e quando surgiram e como têm evoluído. Contudo são referidos um conjunto de sinais e sintomas em que se verificam dimensões comportamentais associadas a excesso de atividade motora e impulsividade e dificuldade de concentração. Só através de uma avaliação pormenorizada destes sintomas é que é possível fazer um diagnóstico esclarecedor, pelo que aconselho recorra a ajuda de um profissional, pois o diagnóstico precoce é essencial.
Boa Tarde,

Apenas com o que descreve, não é possível saber o que se passa, pois pode ser algo emocional que aconteceu mais ou menos recentemente e que o aflige, não sabendo ele como lidar com o que sente (que pode nem ser muito consciente) ou algo do foro do desenvolvimento. Não só é necessário fazer uma avaliação psicológica que esclareça, como é fundamental que, o que quer que seja tenha a devida atenção e intervenção o mais cedo possível.


É preciso considerar o contexto familiar (por exemplo, a presença ou ausência do pai, a relação com pares), a presença de outros sintomas, a capacidade de aprendizagem e o desenvolvimento. De qualquer modo, o que refere é razão suficiente para procurar a ajuda de um especialista (psicólogo ou pedo-psiquiatra)

A sua descrição dá conta de importantes sinais de alerta, sem que, obviamente, seja possível fazer um diagnóstico.
Aos cinco anos as alterações de comportamento, as típicas birras, podem ser indicativo da necessidade de uma avaliação/intervenção. Não sabendo ao certo ao que se refere com o estar "sempre a repetir a mesma coisa", não deixa de me chamar a atenção.
Aconselho uma avaliação psicológica da criança, bem como a necessidade de uma entrevista cuidada com a família.
Parece-me muito importante contextualizar o que refere, considerando os aspetos relacionados com a criança e com os contextos em que se insere. Só com uma avaliação inicial será possível orientá-la e compreender melhor as suas questões e solicitações, perspetivando-se as mudanças desejadas. Um psicólogo poderá ajudá-la.
Avaliar para diagnosticar o porquê de esses comportamentos aparecerem é muito importante. Ainda mais porque se aproxima um período de desenvolvimento muito importante para o seu filho que é a entrada na escola.
Procure a ajuda de uma psicóloga em quem confie e ela poderá ajudá-la.
Só com uma avaliação a vários níveis nomeadamente cognitivo,emocional e comportamental será possível realizar um diagnóstico válido.Pelo que descreve parece-me importante que recorra a um profissional de psicologia no sentido de realizar uma avaliação psicológica que implicará entrevista com os pais e com a criança bem como a aplicação de provas psicológicas específicas e que permitirá delinear as melhores estratégias a implementar quer nível escolar quer a familiar
Deve procurar um profissional de psicologia com experiencia na intervenção em crianças, para avaliar a situação e poder delinear estratégias que ajudem o menor e a família.
Como tem sido referido o que vai referindo não é suficiente para poder ajudá-la pelo que recomendo que procure um psicólogo, junto do qual refira o que tem estado a acontecer este irá também encaminhar a consulta no sentido de perceber alguma informação que está em falta e que é muito importante. Gostaria de perceber melhor o que refere quando diz que em casa só o menino tem direito a falar, com cinco anos? Gostava mesmo de perceber melhor o que quer dizer com esta afirmação.

Especialistas

Daniel Accoto Martins

Daniel Accoto Martins

Psicólogo

Fátima

Alexandre Almeida

Alexandre Almeida

Psicólogo

Ermesinde

Fernandes Guita

Fernandes Guita

Psicólogo

Albufeira

Márcia Heitor Gouveia

Márcia Heitor Gouveia

Psicólogo

Évora

Jamille Lourenço de Oliveira Jamille

Jamille Lourenço de Oliveira Jamille

Psicólogo

Aguada de Baixo

Adoindo Pimentel

Adoindo Pimentel

Psiquiatra

Perguntas relacionadas

Tem perguntas?

Os nossos peritos responderam a 7 perguntas sobre Transtorno Da Falta De Atenção Com Hiperatividade
  • A sua pergunta será publicada de forma anónima.
  • Faça uma pergunta médica clara e seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um médico específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico ou serviço de urgências.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito reduzido. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos médicos a quem quer fazer perguntas
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no Doctoralia.com.pt, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.