Tenho um filho com 5 anos que tem

7 respostas
Tenho um filho com 5 anos que tem muitos sintomas de ter hiperatividade não deixa falar ninguem , não lida bem com o não , é mt inteligente mas não consegue realizar tarefas , tenho um filho mais velho com o mesmo problema desde os 6 tem agora 17 será ainda cedo para o
diagnostico ?
É muito importante que consulte um especialista desde ja para que comece a ser trabalho o mais rápido possível. O modelo que utilizo com criancas da idade do seu filho são eficazes, trata se de ludoterapia após avaliação neuropsicológica e emocional. Os aspectos que refere são muito importantes mas são situações clínicas diferentes. Relativamente a hiperatividade tem sim a ver com manifestações de comportamento imparável mas atenção pois se consegue estar por exemplo a jogar ou outra actividade do seu interesse o diagnóstico terá mais a ver com imaturidade cerebral tratável com habilitação.
Bom dia!
Sugiro que a procura de ajuda seja premente para poder intervir o mais precocemente possível!
Hiperactividade e défice de atenção são aspectos clínicos distintos e que convém serem bem diferenciados/avaliados pois podem estar intimamente relacionados com a perturbação em causa, ou com outras situações!
Tenho obtido bons resultados no acompanhamento destas situações.
A Hiperatividade refere-se à atividade motora excessiva (tal como uma criança correr às voltas),quando não é apropriado, ou inquietação, agitação excessivo.A manifestação da perturbação tem de estar presente em mais de um contexto (ex, casa, escola).A intensidade e frequência tem que ser de um grau que interfira significativamente com o funcionamento familiar, escolar e social da criança.Não pode representar apenas intolerância ao adulto com a caracteristica da criança.
No período pré-escolar (que é o caso da criança),é mais dífícil fazer o diagnóstico,dadas as caracterísitcas da atividade motora e da menor capacidade de atenção,próprias das crianças pequenas.
Existem algumas situaçoes ambientais que podem causar ou fazer valorizar sintomas muito similares à Perturbação:*ambientes caóticos/desorganizados*intolerância parental/educadores*privação do sono
*fármacos (antiasmáticos)
Se algumas destas situações estão presentes deverá tentar corrigir-las e só depois pedir uma avaliação.
Bom dia,

Se considera que os seus filhos podem ter hiperatividade, é importante a consulta com um psicólogo para uma melhor compreensão e diagnóstico da situação.
No entanto, há que ter em atenção que refere uma criança de 5 anos e um jovem de 17, portanto idades bastante distantes e com formas de viver as situações bem diferente...Embora ainda sejam menores de idade, é importante que converse com eles para que, caso decidam vir à consulta,venham de livre vontade.
É aconselhável o menino ser visto logo que possível, para avaliar e poder obter um aconselhamento psicoterapêutico. As queixas de que fala poderão perturbar o desempenho escolar, que se aproxima.
Deve procurar um psicólogo para avaliar e estruturar uma intervenção, quando mais cedo for avaliado e sujeito a uma intervenção adequada melhor os resultados para o crescimento e desenvolvimento do mesmo.
Bom dia!
As queixas que apresenta poderão não ser indicativo de hiperatividade. Para melhor ser esclarecida, deverá consultar um psicólogo, que após uma avaliação lhe explicará com clareza o que será necessário fazer para que melhore. As terapias que utilizo como a Terapia Congitivo-Comportamental e o Mindfulness entre outras, têm surtido resultados muito positivos.