Boa tarde. Eu e meu marido estamos a atravessar uma fase difícil, com uma infedilidade pelo meio e m

8 respostas
Boa tarde. Eu e meu marido estamos a atravessar uma fase difícil, com uma infedilidade pelo meio e muita distância, uma vez que ele está a trabalhar fora. Estou magoada e perdoei o sucedido, mas ele está determinado em se divorciar de mim.
Não pretendo ceder sem que façamos terapia juntos. O que posso fazer?
A terapia de casal é uma excelente opção, entretanto, para que seja viável é fundamental que o seu marido também esteja disposto a fazer este investimento na relação. Por outro lado, caso não consiga convencê-lo, um processo individual poderá ajudar-te a desenvolver recursos emocionais para lidar com a situação de maneira menos sofrida e mais consciente.
Ao dispor.
Sem dúvida que a terapia de casal é bastante benéfica no entanto só faz sentido havendo acordo e compromisso por parte de todos os intervenientes. Concordo com a colega, possivelmente beneficiará de acompanhamento individual de forma a fazer o eventual luto desta perda caso a solução passe realmente pelo término da relação. Não se sinta sozinha e não deverá tomar decisões no desespero. Procure apoio psicológico para ser capaz de ultrapassar esta fase com menos sofrimento.
Deverá convencê- li a fazer terapia de casal , para que esclareçam cada uno seu ponto de vista
Ao vosso dispor
Bom dia!

Idealmente, ambos devem querer avançar para a terapia de casal. Porém, acontece várias vezes nas minhas consultas de terapia de casal um elemento puxar o outro para a mesma na primeira consulta. Posso dizer-lhe que nunca tive uma experiência em que quando isso acontece há abandono do processo, ou seja, mesmo que um dos elementos seja puxado para a terapia, pela minha experiência, acaba por aderir à mesma, encontrando mais-valias nesse processo. No entanto, acontece também iniciar casos de acompanhamento individual em que a pretensão era terapia de casal. Efetivamente, se um dos elementos se recusa a avançar para terapia de casal, o processo individual pode ser a solução possível e com claros benefícios. Portanto, tente convencê-lo, quanto mais não seja ao estilo «vais à primeira e depois decidimos a continuidade no processo», e avancem o quanto antes. Se não for bem sucedida, avance para terapia individual.

Ao dispor.
A aceitação de ambos os elementos do casal é uma condição básica para a realização de terapia de casal. O seu marido pode aceitar ir a uma primeira consulta, aí decidiram se pretendem de facto avançar ou não para a terapia. Em caso afirmativo, serão analisados os pontos fortes e frágeis do casal e desenvolvidas várias estratégias para melhorar a relação. Em caso negativo, poderá ponderar a realização de terapia individual, no sentido de promover recursos internos para a ajudarem a lidar com esta vivência difícil. Disponha.
Fique bem
A mudança só acontece quando estamos preparados para mudar! Só com a vontade dele é que a terapia conjugal é profícua! Equacione terapia individual... Já se perguntou para que é que usa a palavra "ceder"? Ao invés de caçar borboletas... Seja um lindo jardim ;) Coragem
A Terapia de Casal poderá ser uma boa alternativa no sentido de maximizar a comunicação entre si e o seu marido e minimizar as diferenças sentidas no casal, neste momento!
No caso do seu marido não aceder favoravelmente a essa intervenção, poderá procurar apoio individual a fim de minimizar as alterações emocionais e efectivas que uma eventual separação poderá ter na sua vida!
A terapia de casal é muito útil em situações como a que descreve. Como em qualquer terapia, implica que aqueles que dela participam o façam voluntariamente e tenham objetivos e motivação para a mesma.
Da minha experiência, existem momento de vida para tentar manter a situação anterior e existem outros momentos da vida para aceitarmos a necessidade de transformação das relações e de nós mesmos. Pode estar num destes momentos e nesse caso uma terapia individual pode ajudar nesse processo de mudança e transformação para um estado de maior bem-estar.